Foram 2.217 projetos inscritos nos nove editais da Lei Paulo Gustavo (LPG) e que a partir de hoje (1º) serão avaliados por Comissões de Seleção, formadas por profissionais escolhidos por meio do Banco de Avaliadores. O prazo previsto para a análise das propostas é de 25 dias e o resultado final do processo será divulgado após essa fase.
A avaliação dos projetos é feita por profissionais de todo o Brasil, que compõem as nove Comissões de Seleção - uma para cada edital. Em setembro, a Sedac abriu uma chamada pública para compor o Banco de Avaliadores, recebendo 680 inscritos. Os candidatos precisaram comprovar experiências curriculares e profissionais para a prestação de serviço técnico especializado, considerando as áreas, linguagens e diretrizes dos editais.
Além da qualificação técnica e profissional, a escolha dos avaliadores também foi pautada pela busca da diversidade - gênero, idade, orientação sexual, raça, cor e etnia. A partir da definição dos 123 avaliadores foi realizada uma reunião para orientações gerais e, posteriormente, as reuniões de cada uma das nove Comissões para iniciar a fase de seleção.
Os editais da LPG foram lançados em agosto pela Secretaria da Cultura. Por meio deles haverá o repasse de R$91,5 milhões ao setor cultural gaúcho, através da seleção de até 420 projetos. Quatro editais são direcionados a áreas relacionadas ao audiovisual - produções audiovisuais; salas de cinema e cinema itinerante; festivais, mostras e capacitação; e ecossistemas regionais de audiovisual - e cinco a outros setores - pesquisa, registro e memória; cultura e educação; criação artística; festivais, mostras e circulação; arranjos colaborativos e criações funcionais.
Fonte: matéria ascom sedac
mais notícias
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul
Departamento de Fomento
Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS