O projeto “Turnê da Peça Deu a Louca nas Rainhas” é aprovado.
1 - O projeto “Turnê da Peça Deu a Louca nas Rainhas” trata de realizar 8 apresentações teatrais do espetáculo “Deu a Louca nas Rainhas” nos municípios de Porto Alegre, Carazinho, Ijuí, Lajeado, Panambi, Tapejara, Santa Cruz do Sul e Santa Maria.
As 7 oficinas são de Teatro e Improvisação artística, ministradas por Maria da Graça Maciel Fernandes, terão 3 horas de duração e acontecerão nos municípios da região centro do estado, a saber Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Silveira Martins, São João da Polêsine, Nova Palma e Restinga Seca. Estes municípios indicados, segundo o proponente, apresentam elevado índice de evasão e repetência escolar na rede pública de ensino, por isso o publico alvo são os professores, com o propósito de serem multiplicadores do conhecimento junto aos alunos nas escolas.
O proponente é a Fundação Angelo Bozzeto – CEPC Nº 3740, entidade privada sem fins lucrativos com finalidade cultural e educacional. No projeto desempenha também a supervisão geral, responsável por sua realização administrativamente.
Na equipe principal consta ainda André Cunha de Farias, que é o ator e o responsável pela direção geral; Patrícia Gerusa Tavares na coordenação; Maria da Graça Maciel Fernandes como diretora das oficinas de teatro.
O projeto está inscrito na área de artes cênicas. É um evento não vinculado a data fixa, e propõe sua execução no período de cinco meses.
As apresentações estão orçadas com cachê para locação de espaço, equipe técnica, maquiador, cabeleireiro, cachê do ator, direito autoral, transporte, acrescidos das funções administrativas acima citadas.
No site oficial da Fundação Angelo Bozzetto, é possível encontrar notícias sobre o espetáculo “Deu a Louca nas Rainhas”, ocorrido em 17/07/2012 em Faxinal de Soturno, em que a presidente da entidade declara seu propósito de enviar o projeto para o sistema Pró-Cultura e realizar uma turnê com o espetáculo na Quarta Colônia em função do êxito de publico. Esta entidade possui projetos em execução contemplados pelo FAC, como “Qual é a cor da África 1ª edição” e “Musicando na Quarta Colônia 1ª edição”, voltados para o público infantil em situação de vulnerabilidade social na cidade de Restinga Seca e na localidade de São Miguel, interior onde se encontra uma comunidade quilombola. Foram realizados de abril a novembro de 2012. Em 2011 o Projeto Natal Iluminado na Quarta Colônia teve o financiamento da LIC-RS.
Não haverá cobrança de ingressos para os espetáculos. Solicita integralmente ao sistema Pró-Cultura o valor de R$ 131.712,88.
É o relatório.
2 - O projeto apresenta-se bem instruído e contém as informações necessárias para sua análise.
Prevê a realização de oito espetáculos da remontagem da comédia teatral “Deu a Louca nas Rainhas”, envolvendo oito municípios do interior do RS. O projeto pretende incluir um novo público às artes cênicas, possibilitando a democratização da cultura, através de um apanhado da história da formação política dos principais países do mundo, incentivando em jovens e adultos o interesse pela leitura e pelas artes.
Através da representação de hábitos e costumes a serem observados e referenciados de uma época, fazem com que o espectador faça um paradigma da sociedade atual, servindo como ponto de referência para melhorar nossa sociedade.
A comédia apresenta ao público uma obra de grande riqueza cultural e histórica, propondo uma reflexão sobre a formação política dos principais países do mundo.
Com relação às oficinas propostas, sugerimos a alteração do nome para workshop, pois o período de duração de 3 horas permite somente uma vivência e sensibilização.
3. Em conclusão, o projeto “Deu a louca nas Rainhas” é aprovado, podendo vir a receber incentivos de até R$ 131.712,88 (cento e trinta e um mil setecentos e doze reais e oitenta e oito centavos) do sistema Pró-Cultura.
No entanto, condicionamos a liberação dos recursos em incentivos fiscais à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas legais de prevenção a incêndio nos locais do evento.
Porto Alegre, 24 de outubro de 2013.
Graziela de Castro Saraiva
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, optou por: votar ( ), não votar (X) ou desempatar ( ).
Sessão das 10 horas do dia 24 de outubro de 2013.
Presentes: 22 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Maria Eunice Azambuja de Araújo, Leandro Artur Anton, Adriana Donato dos Reis, Paula Simon Ribeiro, Adriano José Eli, Franklin Cunha, Gilberto Herschdorfer, Hamilton Dias Braga, Leoveral Golzer Soares, Daniela Carvalhal Israel, Milton Flores da Cunha Mattos, Antônio Carlos Côrtes, José Mariano Bersch, Nilza Cristina Taborda de Jesus Colombo, Manoelito Carlos Savaris, Maturino Salvador Santos da Luz, Vinicius Vieira de Souza, Gilson Petrillo Nunes, Susana Fröhlich, Gisele Pereira Meyer (20)
Neidmar Roger Charão Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS