O projeto “Espetáculo Natalino Caminhos da Paz” é aprovado.
1 - Apresentado por Steffen Projetos e Eventos Ltda. – ME, (CNPJ-12.670.979/0001-94), CEPC-4789, representada por Daniela Steffen (CPF-627.856.720/20), o projeto tem por objetivo a realização de um espetáculo natalino, no Município de Nova Bassano/RS, no período de 15 a 25 de dezembro próximo. Compõem a equipe principal: Cristiane Tomazoni (CPF-000.329.610/57), coordenadora cultural do projeto, e Léo Francisco da Luz (CPF-300.924.000/78), CRC/RS-44990, contador. Participa ainda a Prefeitura Municipal de Nova Bassano (CNPJ-87.502.894/0001-04), representada pelo Prefeito Municipal Darcilio Luiz Pauletto (CPF-158.312.050/53), com apoio logístico e infraestrutura, e também no financiamento do Projeto. O município de Nova Bassano, desmembrado do município de Nova Prata, tem sua história construída por imigrantes italianos provenientes da cidade de Bassano Del Grappa, província de Vincenza. O evento “Espetáculo Natalino Caminhos da Paz” consiste em uma encenação natalina tendo como tema a tradicional história do nascimento do Menino Jesus, a ter lugar no largo da Igreja Matriz da cidade. O autor e diretor geral da peça é Marcelo Brentano. O elenco é formado por um grupo de 40 pessoas, participando também 12 grupos culturais da comunidade e outras pessoas envolvidas na preparação do evento, envolvendo um total de aproximadamente 1.600 pessoas. O espetáculo tem duração de 75 minutos e aborda cenas de passagens bíblicas narradas por uma senhora idosa aos seus netos, sentada em uma cadeira de balanço. A narrativa tem representação cênica e musical executada pelos grupos artísticos de teatro e por cantores e coros. Serão realizadas 5 oficinas com o diretor artístico Júlio Ricardo Porn, 5 oficinas com a coreógrafa Suelen Hauschild e 5 oficinas com a cantora Alissa Bracht. Estão também programados 20 encontros com o diretor geral Marcelo Brentano, para a preparação do espetáculo. O local da encenação é o largo da Igreja Matriz, com campanário de 30 m de altura contendo três sinos de 3.500 kg, onde foi rezada a primeira missa no dia de Natal, em 1895. O proponente refere como objetivos específicos do Projeto, entre outros: estimular a produção artística cultural da Região; oferecer treinamento profissional a atores e cantores locais através de encontros/oficinas; democratizar o acesso à cultura com ações e utilização do próprio patrimônio público arquitetônico, valorizando traços histórico-culturais locais; estimular grupos locais na qualificação artística e cultural. Os custos envolvidos somam o total de R$ 130.000,00, a serem supridos com financiamento do Pró-Cultura em R$ 117.000,00 e R$ 13.000,00 provenientes da Prefeitura Municipal. Despesas com infraestrutura (gerador, serviço de iluminação e sonorização, palco modular) totalizam aproximadamente R$ 30.000,00; despesas de divulgação, compreendendo impressos, jornal e rádio – R$ 15.900,00; despesas com cenários e cachês de grupos artísticos e ministrantes de oficinas somam aproximadamente R$ 40.000,00; Consta também despesa referente à criação do texto do espetáculo e sua direção geral, no valor de R$ 12.250,00; despesa ref. captação de recursos de R$ 8.000,00. Diligenciado pelo Setor de Análise técnica da SEDAC, o processo foi encaminhado devidamente habilitado a este Conselho para análise do mérito.
É o Relatório.
2 - O processo se encontra instruído com informações claras e suficientes para análise do seu mérito. O evento é focado inteiramente na temática abordada e a construção do projeto segue princípios que dão sustentação ao conteúdo cultural e artístico, à relevância da ação proposta e também ao seu formato financeiro. Ao contrário de eventos que, por vezes, utilizam temáticas similares para ancorar promoções com forte viés comercial ou turístico, entende este relator que se trata de uma ação cultural singela, por sua simplicidade e pelo envolvimento de um grande número de pessoas da comunidade integradas em sua execução. Contribui ainda para uma avaliação positiva a participação da Prefeitura Municipal no financiamento do projeto e que, como participante, assume diversos serviços na execução do projeto que, frequentemente, são remunerados e exercidos por integrantes da equipe principal do projeto. Marcelo Brentano, autor e diretor do espetáculo, é ator e professor de teatro, tendo já executado espetáculos com a mesma temática e semelhantes em outros municípios da Região, como Teutônia, Imigrantes, Fazenda Vila Nova e Westfália. A coreógrafa Suelen Hauschild apresenta em seu currículo atividades diversas no teatro como atriz, assistente de direção, participação de oficinas de teatro e dança, e diversas atuações em espetáculos infantis e infanto-juvenis. A cantora Alissa Bracht, bacharelanda em música, integra, como vocalista, a Orquestra de Teutônia. Júlio Ricardo Porn, diretor artístico, é também ator e instrutor de teatro em grupos na Região. Como se pode notar, a equipe artística é composta por profissionais que atuam na Região do Alto Taquari, todos jovens, construindo e consolidando sua trajetória na arte, como mostram os currículos. São estes alguns aspectos que merecem destaque no Projeto e que, entre outros igualmente meritórios, proporcionam ao presente projeto as condições necessárias para usufruir dos benefícios do Pró-Cultura.
3. Em conclusão, o projeto “Espetáculo Natalino Caminhos da Paz” é aprovado em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo receber incentivos no valor de até R$ 117.000,00 (cento e dezessete mil reais) do Sistema Unificado e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura. No entanto, no que couber, a liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais estará condicionada à comprovação, junto ao gestor do sistema, do rígido cumprimento das normas legais de prevenção de incêndios no local do evento.
Porto Alegre, 19 de setembro de 2013.
José Mariano Bersch
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, optou por: votar ( ), não votar (X) ou desempatar ( ).
Sessão das 10 horas do dia 19 de setembro de 2013.
Presentes: 20 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Graziela de Castro Saraiva, Alcy Cheuiche, Adriana Donato dos Reis, Paula Simon Ribeiro, Franklin Cunha, Leoveral Golzer Soares, Daniela Carvalhal Israel, Antônio Carlos Côrtes, Vinicius Vieira de Souza, Gilson Petrillo Nunes, Susana Fröhlich, Gisele Pereira Meyer (12)
Ausentes no momento da votação: Nilza Cristina Taborda de Jesus Colombo, Adriano José Eli, Hamilton Dias Braga, Maria Eunice Azambuja de Araújo, Gilberto Herschdorfer, Milton Flores da Cunha Mattos (06)
Neidmar Roger Charão Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS