Processo nº 2788-11.00/13-9
Parecer nº 371/13 CEC/RS
O projeto “Exposição A aparência dos metais na arte” é aprovado.
1 - A proposta é realizar uma exposição de grande envergadura cujo tema seja o “metal” na obra de arte, com obras do acervo do MARGS, empréstimo de coleções privadas e obras de atelier de artistas. A exposição deverá coincidir com o arco histórico do acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, compreendido entre meados do século 19 e a contemporaneidade. A mostra virá acompanhada de um catálogo detalhado com textos críticos sobre as obras, museografia e fotografias da exposição montada, assim como diversos outros elementos pertinentes ao projeto curatorial. Devido ao grande interesse da arte brasileira no exterior, publicações como esta contribuem significativamente para o esclarecimento de tradições artísticas diversas, demonstrando a variedade de modelos de exposições produzidas no país. Sendo assim, o MARGS estará contribuindo expressivamente no desenvolvimento cultural do Estado do Rio Grande do Sul e do país. Estas exposições oferecem uma fonte para a produção de conhecimento sobre as obras de arte e buscam colaborar para o preenchimento de uma lacuna fundamental na área de teoria crítica de exposições e oferecer subsídios para sua reflexão.
O projeto visa a contribuir para a qualificação profissional do meio local, nacional e internacional, sobre a produção artística brasileira, e disponibilizar uma publicação especializada sobre a história crítica de exposições e curadoria, importante fonte de pesquisa e estudo.
A exposição conta com divulgação através da assessoria de imprensa do MARGS para veículos de todo o Brasil. O catálogo será desenhado e produzido pela equipe de design do MARGS, dentro das dependências do museu.
A exposição terá cerca de 150 obras de arte, e o catálogo terá 2000 exemplares, serão distribuídos da seguinte forma:
Divulgação/Imprensa 100
AAMARGS 200
SEDAC 200
MARGS 1500
Os 1500 catálogos pertencentes à cota do MARGS serão distribuídos ao patrocinador, aos artistas da mostra, às bibliotecas e instituições, aos professores que visitarão a exposição com seus respectivos alunos e a visitantes.
É o relatório.
2 – A proposta está bem elaborada e instruída com documentação completa para sua análise, possui orçamentos dentro dos preços praticados no mercado, além de o Museu ter assumido inúmeras funções, reduzindo significativamente os custos do projeto, tais como: curadoria, design gráfico, contador, produção executiva, coordenação geral, e outros custos de produção cultural. Na exposição e no catálogo serão mostradas obras de grandes artistas como: Xico Stockinger, Vasco Prado, Fernando Corona, Iole de Freitas e Saint Clair Cemin, proporcionando ao público apreciar obras de arte tanto de cunho histórico e conhecidas como outras inéditas, possibilitando a fruição e reflexão.
Seu mérito está também na contribuição para qualificação profissional, no momento em que disponibiliza uma publicação especializada sobre a história crítica de exposições e especificidades da curadoria, assuntos atuais, mas ainda muito incipientes dentro da área artística. O projeto tem como produtor cultural a Associação dos Amigos do MARGS e na equipe principal os Srs.(as) Ana Zavadil, Beatriz Fleck e Gaudêncio Fidelis. A Sra. Ana Méri Zavadil Machado foi conselheira titular do CEC-RS, licenciou-se em 12 de junho de 2013, solicitando exoneração de seu mandato no dia 4 de novembro de 2013, conforme documentos comprobatórios: Solicitação encaminhada ao Presidente do Conselho de Cultura RS, Sr. Neidmar Roger Charão Alves, datada de 04/11/2013; Ofício nº 146/2013 CEC-RS e Memo nº 018/2013 CEC/RS. Estando assim apta à apresentação de projetos ao Sistema Pró-Cultura-RS.
3. Em conclusão, o projeto “EXPOSIÇÃO A APARÊNCIA DOS METAIS NA ARTE” é aprovado em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo vir a receber incentivos no valor de até R$ 173.595,70 (cento e setenta e três mil quinhentos e noventa e cinco reais e setenta centavos) do Sistema Estadual de Financiamento e Incentivos às Atividades Culturais. No entanto, condicionamos a liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas legais de prevenção a incêndios e de acessibilidade nos locais do evento.
Porto Alegre, 14 de novembro de 2013.
Maria Eunice Azambuja de Araújo
Conselheira Relatora