O projeto “EXPOSIÇÃO QUEERMUSEU” é aprovado.
1 – O Projeto pretende realizar uma exposição com uma abordagem conceitual que assinale diferentes formas pelas quais aquilo que se manifesta como arte e cultura queer aparecem na produção artística. A mostra será constituída de obras de arte, documentos e objetos de diversas procedências. O objetivo último da exposição é desafiar o caráter patriarcal e heteronormativo no museu através do próprio processo de constituição da mostra. Ao adotar uma estratégia curatorial com vistas a promover uma intervenção política, a exposição tem ainda o objetivo de torná-la, pelo menos temporariamente, através da disposição diagramática de obras, uma instituição queer. A exposição pretende também investigar em que momento estas obras com tal inclinação põem em cheque as prerrogativas do cânone, assim como possibilita questionar os parâmetros restritivos do aparato museológico e sua função em assegurar a normatividade, a noção de genialidade artística e excelência estética como manifestação de distinção específica das prerrogativas canônicas. Nesta exposição tanto o modelo curatorial como a articulação entre obras, ou obras específicas, irão invocar o assunto. Ou seja, no que se refere às obras, estas possibilitarão em maior ou menor grau clarificar o que apresenta uma orientação queer e seu significado para a cultura contemporânea, assim como o método curatorial buscará adotar essa mesma sensibilidade. A exposição virá acompanhada de um catálogo detalhado com textos críticos sobre as obras, museografia e fotografias da exposição montada, assim como diversos outros elementos pertinentes ao projeto curatorial. A mostra terá promoção e realização conjunta entre o MARGS e o Memorial do Rio Grande do Sul e ocupará os dois prédios.
Em um contexto de emergência das lutas pelos direitos humanos no Brasil e no mundo e das lutas pelo reconhecimento das diferenças e da diversidade, para uma exposição como esta, com seu caráter inclusivo, se mostra fundamental que seja realizada por um museu como o MARGS. Enquanto em outros países estas questões já foram tratadas por exposições museológicas, no Brasil, nenhuma instituição ainda abordou o assunto através de uma mostra. Assim o MARGS se colocará em uma posição de ponta ao realizar tal evento, propiciando a seus diversos públicos uma oportunidade única de conviver diretamente com esta produção através de um projeto de exposição qualificado. A profissionalização do meio artístico e a necessidade crescente de consolidação de uma tradição artística têm exigido um aprofundamento maior sobre história e crítica de exposições. Apesar do progressivo aumento de exposições e projetos curatoriais de relevância, um projeto como este se justifica não só pela sua importância histórica, ao investigar a introdução de determinado material na produção artística, mas também pela possibilidade de exibir o acervo do MARGS em condições de diálogo qualificado com outras obras, através de uma variedade de proposições temáticas, conforme o museu vem realizando desde janeiro de 2011 com seu novo programa de exposições de acervo. A exposição será constituída de obras de arte, objetos e documentos provenientes de diversos acervos particulares e públicos, com especial concentração de obras do acervo do MARGS.
A inclusão de uma publicação de fôlego sobre a exposição justifica-se pelo extraordinário avanço do mercado de publicações de arte no Brasil, mas publicações relacionadas especificamente ao impacto e à produção de conhecimento gerado por exposições ainda se encontram sem um aporte teórico e crítico capaz de propiciar esclarecimento de seus pressupostos conceituais, ideológicos e políticos para um público mais amplo. Sendo assim, o MARGS, instituição de excelência nesta área, estará contribuindo expressivamente no desenvolvimento cultural do Estado do Rio Grande do Sul e do país. As exposições do museu, realizadas em razão da política da gestão atual em torno do próprio acervo da instituição, por si só propiciam uma qualificada visibilidade à produção artística do estado.
Essas exposições oferecem uma fonte primária para a produção de conhecimento sobre as obras de arte e buscam colaborar para o preenchimento de uma lacuna fundamental na área de teoria crítica de exposições e oferecer subsídios para sua reflexão.
O produtor cultural é a Associação dos Amigos do Museu de Arte do RS, cuja representante legal é Beatriz Kessler Fleck. A equipe principal é constituída de Beatriz Fleck-Presidente da AAMARGS – a qual fará o gerenciamento do projeto –, Gaudêncio Fidelis-Diretor, do MARGS, e Ana Zavadil – Curadora-Chefe do MARGS.
A exposição conta com divulgação através da assessoria de imprensa do MARGS e Memorial do Rio Grande do Sul para veículos de todo o Brasil.
O catálogo será desenhado e produzido pela equipe de design do MARGS, dentro das dependências do museu. Para pesquisas diversas referentes à exposição, o curador contará com o auxílio de um profissional.
Os catálogos produzidos não serão comercializados, mas distribuídos da seguinte forma:
Divulgação/Imprensa 100
Os 1500 catálogos pertencentes à cota do MARGS serão distribuídos ao patrocinador, aos artistas da mostra, às bibliotecas e instituições, aos professores que visitarão a exposição com seus respectivos alunos e a visitantes.
É o relatório.
2 – O projeto está corretamente formatado, contendo documentação completa para sua análise, além de possuir orçamentos dentro dos preços praticados no mercado. Tanto o produtor como os demais profissionais envolvidos no projeto possuem qualificação para a realização do empreendimento.
O projeto objetiva promover o conhecimento sobre as obras de arte do acervo do MARGS, bem como introduz no Brasil a reflexão sobre um tema ainda complexo e novo dentro do universo acadêmico e museológico, que são as questões relativas à produção de sensibilidade queer. O termo queer entende-se por uma prática de vida que se coloca contra as normas socialmente aceitas. Essa palavra tem sido adotada pela comunidade LGBT no intuito de ser ressignificada. De um termo pejorativo, que colocava constantemente à margem os apontados por ela, a palavra queer passou a denominar um grupo de pessoas dispostas a romper com a ordem heterossexual compulsória estabelecida na sociedade contemporânea, e mesmo com a ordem homossexual padronizante, que exclui as formas mais populares, caricativas e até artísticas de condutas sexuais.
A disponibilização de uma publicação de arte – livro/catálogo (2000 exemplares) – sobre a exposição em questão, sob o método de PRODUÇÃO EDITORIAL, é muito importante neste momento em que somos ainda carentes de publicações especializadas em história crítica de exposições e curadoria, no Rio Grande do Sul e no Brasil.
3. Em conclusão, o projeto “EXPOSIÇÃO QUEERMUSEU” é aprovado em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo vir a receber incentivos no valor de até R$ 271.709,30 (duzentos e setenta e um mil setecentos e nove reais e trinta centavos) do Sistema Estadual de Financiamento e Incentivos às Atividades Culturais. No entanto, condicionamos a liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas legais de prevenção a incêndios nos locais dos eventos.
Porto Alegre, 29 de outubro de 2013.
Maria Eunice Azambuja de Araújo
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, optou por: votar ( ), não votar (X) ou desempatar ( ).
Sessão das 14 horas do dia 29 de outubro de 2013.
Presentes: 23 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Graziela de Castro Saraiva, Alcy Cheuiche, Adriana Donato dos Reis, Paula Simon Ribeiro, Adriano José Eli, Franklin Cunha, Gilberto Herschdorfer, Hamilton Dias Braga, Leoveral Golzer Soares, Daniela Carvalhal Israel, Milton Flores da Cunha Mattos, Antônio Carlos Côrtes, Loma Berenice Gomes Pereira, José Mariano Bersch, Nilza Cristina Taborda de Jesus Colombo, Manoelito Carlos Savaris, Maturino Salvador Santos da Luz, Vinicius Vieira de Souza, Gilson Petrillo Nunes, Susana Fröhlich, Gisele Pereira Meyer (21)
Neidmar Roger Charão Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
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