O projeto “9ª Edição da Paixão de Cristo” é recomendado para Avaliação Coletiva.
1 - O projeto 9ª Edição da Paixão de Cristo da cidade de Imigrante será realizado nos dias 11 e 12 de abril de 2014, defronte ao Convento São Boaventura, em Daltro Filho. Entre os objetivos do projeto, destaca-se:
- Valorizar a manifestação cultural do teatro;
- Envolver a comunidade na realização do evento;
- Inserir jovens, crianças e adultos na participação da apresentação;
- Valorizar artistas e talentos locais;
A estimativa de publico é de 20.000 pessoas. São realizadas duas apresentações da peça teatral e haverá também o show de Délcio Tavares. Na segunda noite do evento, será realizado um show de fogos. A entrada é gratuita.
O proponente do projeto é a Associação Cultural de Imigrante, CEPC 4974, cujo responsável legal é Tatiana Solange Gartner. O captador de recursos é Tailor Batista Trojan, e como outros participantes consta a Prefeitura Municipal de Imigrante, no nome do atual prefeito Celso Kaplan.
Os valores solicitados ao Sistema Pró-Cultura são:
Produção/Execução: R$ 139.238,45 (72,28%)
Divulgação: R$ 31.502,30 (16,35%)
Adminstração: R$ 17.000,00 (8,82%)
Imp./Taxas/Seguros: R$ 4.900,00 (2,54%)
Total: R$ 192.640,75
Do valor total do projeto, R$ 19.703,45 (10,23%) são receitas originárias da prefeitura e R$ 172.937,30 (89,77%) estão sendo solicitados ao Sistema Pró-Cultura.
É o relatório.
2 - O projeto encontra-se levemente confuso, mas contém toda a documentação para a sua análise de mérito, sendo possível analisar a dinâmica da produção do evento e suas potencialidades, através dos orçamentos, currículos e cartas de anuências apresentados. Entre os anexos, chama a atenção a presença da justificativa de gastos com divulgação e a justificativa e distribuição das diárias de hospedagem.
A documentação apresentada referente às edições anteriores, incluindo a planilha de orçamento, mostra a importância do evento para o município e região. O evento já é reconhecido como um dos melhores do Estado, pela confecção dos cenários e qualidade da apresentação.
Para o ano de 2014 o projeto prevê um aumento de público de 100%, a contratação de novos fornecedores, maior investimento em infraestrutura, a contratação do show de Délcio Tavares e a realização de uma grande queima de fogos. Todas essas melhorias resultam também em um aumento total do projeto, que saltou de R$ 52.500,00 na edição de 2013 para R$ 192.640,75 solicitados ao Sistema Pró-Cultura em 2014.
O projeto conta com a participação de atores locais, inclusive jovens e crianças que se empenham em praticar a arte teatral em prol do espetáculo. Em 2013, a apresentação deve participação de 70 atores locais.
A encenação da “Paixão de Cristo” refere-se à passagem bíblica que retrata as estações enfrentadas por Jesus Cristo antes de ser crucificado pelo exército romano. Em uma primeira análise, o projeto apresenta um teor extremamente religioso, mas ao analisarmos o projeto e sua relação com o local no qual é apresentado percebemos claramente que a encenação da Paixão de Cristo já está enraizada culturalmente na cidade e que retratar essa história através do teatro traz aos cidadãos de Imigrante uma oportunidade de apreciar uma grande apresentação artística e cultural.
3. Em conclusão, o projeto “Paixão de Cristo” é recomendado para Avaliação Coletiva para captar recursos no valor de até R$ 172.937,30 (cento e setenta e dois mil novecentos e trinta e sete reais e trinta centavos) em incentivos fiscais.
Em razão da autorização da SEDAC, expedida pelo Of. Nº 06/14, o projeto é considerado prioritário, sendo dispensado de ser submetido à Avaliação Coletiva.
Porto Alegre, 10 de março de 2014.
Daniela Carvalhal Israel
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, optou por: votar ( ), não votar (X) ou desempatar ( ).
Sessão das 14 horas do dia 10 de março de 2014.
Presentes: 20 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Graziela de Castro Saraiva, Maria Eunice Azambuja de Araújo, Alcy Cheuiche, Adriana Donato dos Reis, Paula Simon Ribeiro, Adriano José Eli, Franklin Cunha, Hamilton Dias Braga, Leoveral Golzer Soares, Milton Flores da Cunha Mattos, Loma Berenice Gomes Pereira, José Mariano Bersch, Manoelito Carlos Savaris, Gilson Petrillo Nunes, Susana Fröhlich (15)
Não acompanharam o Relator: Antônio Carlos Côrtes, Maturino Salvador Santos da Luz (02)
Abstenções: Vinicius Vieira de Souza (01)
Neidmar Roger Charão Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS