O projeto “Istos.com.br” é aprovado.
1 – Devidamente habilitado pela Diretoria de Economia da Cultura da SEDAC, o projeto “Istos.com.br” foi encaminhado a este Conselho nos termos da legislação em vigor. Trata-se de projeto sem data fixa de realização. O Produtor Cultural é a empresa Humanitas Arte e Cultura Ltda (CEPC: 4646), cujo responsável legal é Marise Gomes Siqueira.
“O ISTOS.COM.BR, em termos gerais, é uma plataforma de software desenvolvida para integrar a logística de produção, possibilitando a circulação, a divulgação e o cruzamento de informações, barateando custos e auxiliando na negociação entre todos os elos da cadeia de produção de espetáculos”. O principal objetivo do projeto é o de: “promover as artes cênicas através de alternativas de circulação, logística, capacitação e registro de memória e acervo através de plataforma online e do banco de dados interativo”. Seus objetivos específicos são: “Promover a circulação de espetáculos de artes cênicas; Capacitar empreendedores culturais para a elaboração de projetos; Proporcionar alternativas de logística objetivando o barateamento de circulação; Incitar o interesse na memória do espetáculo do RS através de depoimentos, entrevistas e publicação de acervos”. Os responsáveis pelo projeto consideram que sua “principal contribuição ao desenvolvimento cultural do estado está na atualização dos custos da produção, agora monitorados em tempo real, e na diminuição do retrabalho”. Algo que é conseguido com o auxílio e o comprometimento da equipe do Istos.com, responsável por fazer a atualização sistemática dos dados que alimentam toda a cadeia de logística do espetáculo e que, em última instância, faz com que o produtor possa interagir direto com prestadores de serviço e empresários. Assim, as informações trafegam pelos módulos em tempo real, ou seja, uma apresentação em determinada região do país dispara o levantamento de todas as possibilidades de outras vendas do mesmo espetáculo com o envio da informação dos custos para múltiplos teatros públicos e privados, com informações de toda logística do espetáculo. Tudo realizado com dados orgânicos, integrados e não redundantes. Para entender melhor como funciona, o ISTOS.com.br pode ser visto como um grande banco de dados com informações que interagem e se realimentam. Assim, o dado inicial sofre uma mutação de acordo com seu status, como a divulgação de um espetáculo que se transforma no produto contratado por um teatro, e no deslocamento poderá desmembrar a viagem em várias outras apresentações, barateando o deslocamento inicial e propiciando maior rendimento financeiro para a companhia. Ao desfazer a complexidade de todo o processo de produção, venda e logística, as companhias e grupos tem mais subsídios para se planejar, diminuir gastos e repensar a cadeia de produção. Um bom exemplo de como o ISTOS revolucionará uma companhia é o fato de que ele levará ao alcance do empreendedor cultural o melhor da tecnologia e conceitos de administração da produção uma ferramenta, uma nova infra-estrutura de logística. Neste caso, ao acessar melhor e mais rápido todos os custos e as etapas que levam a uma boa circulação do produto artístico, a companhia pode chegar ao ponto de produzir de forma mais inteligente, rápida e melhor, o que, em outras palavras, reduz o tempo que o produto fica parado sem ser apresentado ao público. A tomada de decisões também ganha outra dinâmica. Imagine-se uma companhia de teatro que por alguma razão, talvez por algum prêmio ou boa crítica recebida precise modificar aspectos da circulação de um de seus espetáculos. Com o ISTOS, todas as áreas produtoras e teatros no roteiro são informados e se preparam de forma integrada para receber a obra em sua cidade, da produção local, passando pelo transporte de carga, hospedagem, alimentação e chegando até mesmo à área de marketing, que pode assim ter informações para qualificar a divulgação de seu espetáculo. Tudo realizado em muito menos tempo do que seria possível sem a presença do sistema. Entre os avanços palpáveis, podemos citar o caso que auxiliamos de forma experimental, de uma companhia de teatro situada em Porto Alegre, que conseguiu ampliar o numero de apresentações de sua gira e reduzir o tempo entre a proposta e o contrato para duas semanas, aumentando a eficiência na elaboração de orçamento final para envio ao empresário de 60% para 95%, e reduzindo os riscos de não fechar o negócio em 60%. Outra diferença notável: a troca de documentos e de informações entre a companhia e os espaços pretendidos para apresentação a fim de adaptar e elaborar novo plano de luz que demorava horas ou mesmo dias, caiu para minutos e até segundos. Esse é apenas um exemplo. Porém, de acordo com a companhia, é possível direcionar ou adaptar o ISTOS para outros objetivos, estabelecendo prioridades que podem tanto estar na cadeia de produção quanto capacitação, informação, entre outras. Com a capacidade de integração dos módulos é possível diagnosticar as regiões mais e menos beneficiadas, e focar em processos que possam ter o desempenho melhorado com a ajuda de ações relacionadas.
A equipe principal é integrada por (1) Alexandre Magalhães e Silva, que como coordenador do projeto, desenvolverá a função de gerenciamento da equipe e assumirá a responsabilidade pelo funcionamento do sistema; (2) José Miguel Ramos Sisto Junior, que será o produtor executivo; (3) empresas Pátio Vazio, WebCool e Câmera Clara que respondem pela parte técnica. O custo total do projeto, solicitado ao Sistema Pró-Cultura/RS é de R$ 206.263,91.
2 – O projeto está adequadamente formatado, contendo as informações necessárias à sua avaliação, incluindo contratos, orçamentos, cartas de anuência, certidões etc. O orçamento tem a seguinte distribuição: produção/execução 78,5%; divulgação 3,4%; administração (inclusive impostos, taxas e seguros) 18,1%. A metodologia contém detalhada descrição de como será realizado o trabalho, incluí mapeamento de aproximadamente vinte mil espaços culturais – no Brasil inteiro – possíveis para acolher apresentações de espetáculos de teatro e música. Esse mapeamento contempla toda descrição possível desses espaços: prédio, palco, plateia, condições técnicas, propriedade, localização urbana, com o intuito de facilitar ao máximo o trabalho dos produtores cênicos, incentivando-os, inclusive, a promover a itinerância de suas produções. Esse mapeamento pretende atingir a maioria dos países latino-americanos que fazem fronteira com o Brasil.
O Istos pretende, além disso, fornecer subsídios para elaboração de projetos (com treinamento específico através de videoaulas), inscrição em editais de todos os níveis e participação em festivais nacionais e regionais.
Outra ação meritória do projeto é a de promover o resgate “da memória e criar um acervo do espetáculo” no Rio Grande do Sul, com registro digital de depoimentos e dos documentos pesquisados.
O grande trunfo do projeto – que pretende ser autossustentável a partir do primeiro ano de funcionamento incentivado – é a experiência da equipe principal. Alexandre Magalhães e Silva, além de ter atuado como ator e figurinista, é profissional com vasta experiência em produção cultural e gestão de projetos artísticos, tendo exercido a função de diretor do Centro Cenotécnico do Estado no período de 1999 a 2005. Foi coordenador da área de cenotécnica e Coordenador Adjunto do Festival Porto Alegre em Cena por oito anos, tendo exercido a função de gerente do FUMPROARTE da Prefeitura e Porto Alegre no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2012. Foi membro do Núcleo dos Festivais Internacionais do Brasil representando o Porto Alegre em Cena no período de 2005 a 2010 e possui amplo transito entre os diretores e curadores desses festivais. Miguel Sisto Junior tem vasta atuação na área artística, tendo realizado eventos de grande porte como A “Dança Fora de Si”, contemplada com o apoio do Fundo de Apoio Ibero-americano para as Artes Cênicas, 2012. Integra a equipe principal do Porto Alegre em Cena nos últimos cinco anos e atualmente desenvolve projeto contemplado com o prêmio máximo do edital Klauss Vianna de Dança, da Funarte. A “Pátio Vazio” é empresa especializada em produções cinematográficas com ênfase no teor artístico e cultural. Com mais de dez anos de experiência, a WebCool é agência digital especializada em serviços que geram sistemas personalizados de website. Atua desenvolvendo otimização de sites de buscas como o Google, Yahoo, Bing e no gerenciamento de campanhas de links patrocinados no Google AdWords e nas redes sociais. Por último, a Câmara Clara é produtora de audiovisual que conta com profissionais altamente capacitados no quesito “produção cinematográfica”.
A produtora do projeto justifica a participação (com parte das despesas incluídas na planilha de custos) em festivais como estratégia fundamental para a divulgação do trabalho, considerando que eles concentram parte significativa do público alvo do projeto: produtores e artistas que serão os colaboradores naturais para a construção da rede, além do fato de que os diretores dos festivais serão usuários do sistema operacional de logística, etapa importante para quantificar custos gerais da produção e curadoria dos eventos abarcados pelo Istos. O ISTOS, além de divulgar os serviços oferecidos pela plataforma, será uma janela da produção gaúcha para todos os curadores de festivais do país e dos países que fazem fronteira como Brasil.
Em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre foi realizada uma experiência piloto com resultado considerado satisfatório.
Considerando o caráter altamente inovador e criativo e as vantagens advindas de sua implantação para a produção cênica gaúcha, julgamos o projeto possuidor de mérito cultural, relevância e oportunidade.
Tendo em vista que o primeiro ano do projeto será financiado por recursos públicos, sugere-se que os dados coletados nesse período sejam compartilhados com o Sistema Pró-cultura/RS.
3 – Em conclusão, o projeto “Istos.com.br” é aprovado para receber incentivos até o valor de R$ 206.263,91 (duzentos e seis mil, duzentos e sessenta e três reais e noventa e um centavos) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura/RS.
Porto Alegre, 10 de setembro de 2014.
Hamilton Dias Braga
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
Em razão do Of. N° 06/14 da SEDAC, os projetos aprovados por este Conselho são considerados prioritários, sendo, portanto, dispensados da Avaliação Coletiva.
Sessão das 10 horas do dia 10 de setembro de 2014.
Presentes: 21 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: André Kryszczun, Aldo Gonçalves Cardoso Júnior, Adriana Donato dos Reis, Demétrio de Freitas Xavier, Leoveral Golzer Soares, Lisete Bertotto Corrêa, Rafael Pavan dos Passos, Susana Fröhlich, Walter Galvani da Silveira (09)
Não acompanharam o Relator: Fabrício de Albuquerque Sortica, Daniela Carvalhal Israel (02)
Abstenções: Loma Berenice Gomes Pereira, Luiz Carlos Sadowski da Silva (02)
Ausentes no momento da votação: Maria Eunice Azambuja de Araújo, Leandro Artur Anton, Élvio Pereira Vargas, Franklin Cunha, Vinicius Vieira, Jacqueline Custódio (06)
Neidmar Roger Charao Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
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