O projeto “Encenação da Paixão de Cristo de Bento Gonçalves” é aprovado.
1 - O projeto “Encenação da Paixão de Cristo de Bento Gonçalves”, habilitado pela Secretaria de Estado da Cultura, nos termos da legislação em vigor, e encaminhado ao CEC/RS, trata de realizar a produção e a apresentação do espetáculo da 16ª Edição da encenação da “Paixão de Cristo” no dia 18 de abril de 2014. Os personagens são interpretados pelos moradores da localidade de Ceara da Graciema no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves.
O proponente é DWR Som e Luz Produções Culturais Ltda. ME- CEPC 4958, o responsável legal é RICARDO PICCOLI CARVALHO. O projeto está inscrito no segmento de Artes Cênicas e solicita R$ 299.295,00, ou seja, 100%, ao Pró-Cultura. O projeto deu entrada no Sistema em 22-11-2013; em 16-12-2013 recebeu diligência do SAT – Setor de Análise Técnica, respondida em tempo hábil, no dia 08-01. O projeto foi habilitado e encaminhado ao CEC em 13-01-2014 e distribuído ao relator em 14-01-2014.
É o relatório.
2 - O projeto encontra-se bem instruído e contém as informações necessárias para sua análise. As edições anteriores foram realizadas sem recursos, e, nesta edição, pretendem melhorar a “Encenação” realizada pelo grupo de teatro amador da comunidade onde ocorre a Paixão de Cristo e, através do incentivo, confeccionar novos figurinos, melhorar as estruturas oferecidas ao público que assiste ao espetáculo e providenciar para os atores amadores melhores condições para as performances. As atividades descritas no cronograma serão desenvolvidas junto à equipe coordenadora do grupo de teatro amador da localidade de Linha Ceara da Graciema, a qual também é responsável pela confecção de roupas para os atores, figurinos, adereços e montagem de roteiro da Encenação. Nesta edição prevê atuar em 02 palcos e 04 estações, todas realizadas em local aberto. A estimativa é um público de 7000 pessoas, reunidas na comunidade de Ceara em Bento Gonçalves.
Os custos básicos do projeto estão na infraestrutura e na administração do evento, tendo em vista que os artistas são todos amadores e não constam na planilha de custos.
Estão previstas locações de palcos, som e luz, as tendas que serão utilizadas para a cobertura dos palcos onde ocorrerá a passagem de cada estação da encenação, e a cenografia.
O projeto tem mérito quando propõe, através do incentivo público, qualificar uma ação cultural demandada pela própria comunidade, em que ela é a protagonista e usuária deste benefício. O fato de a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves não contribuir financeiramente com o projeto é lamentável, pois esta iniciativa merece reconhecimento e recursos do município para sua realização.
O mérito cultural do projeto é reconhecido pelo Conselho Estadual de Cultura, assim como sua relevância para o estado do Rio Grande do Sul. No entanto, para se tornar também oportuno o produtor cultural deverá adequar as rubricas do projeto à redução de 40% do total dos valores solicitados, apresentando uma nova planilha de custos observando os percentuais legais.
3. Em conclusão, o projeto “Encenação da Paixão de Cristo de Bento Gonçalves” é aprovado, podendo vir a receber incentivos do Sistema Estadual – Pró-Cultura no valor de até R$ 119.718,00 (cento e dezenove mil setecentos e dezoito reais).
Porto Alegre, 27 de janeiro de 2013.
Graziela Saraiva
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, optou por: votar ( ), não votar (X) ou desempatar ( ).
Sessão das 14 horas do dia 27 de janeiro de 2014.
Presentes: 18 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Maria Eunice Azambuja de Araújo, Alcy Cheuiche, Adriana Donato dos Reis, Adriano José Eli, Franklin Cunha, Gilberto Herschdorfer, Leoveral Golzer Soares, Daniela Carvalhal Israel, Milton Flores da Cunha Mattos, Loma Berenice Gomes Pereira, José Mariano Bersch, Manoelito Carlos Savaris, Vinicius Vieira de Souza, Susana Fröhlich (14)
Não acompanharam o Relator: Antônio Carlos Côrtes, Paula Simon Ribeiro (02)
Neidmar Roger Charão Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS