O projeto “Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre 6ª edição-2014” é aprovado.
1 - O projeto “Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre – 6ª edição – 2014”, habilitado pela Secretaria de Estado da Cultura e encaminhado a este Conselho, nos termos da legislação em vigor, trata da 6ª Edição deste festival, que acontece de 6 a 16 de abril de 2014. O Festival oferece ao público a maior diversidade possível de linguagens teatrais de rua. Produzir reflexão, desafiar posturas e posicionamentos estabelecidos, abrindo espaço para diálogos francos sobre a produção teatral contemporânea e sua relação com o espaço público é o foco do Festival. Possui quatro eixos estruturais: I) Apresentações: (inclusive descentralizadas), com grupos locais, de outros estados e países. II) Formação: com workshops e oficinas. III) Reflexão: seminários, palestras, lançamento de livros e geração de conteúdo. IV) Ações Especiais: homenagens e rodada de negócios. O resultado pretendido é atingir um público entre 90.000 a 100.000 pessoas. São 20 Grupos de Teatro de Rua executando 60 apresentações em parques, bairros, praças e ruas do Centro de Porto Alegre, 1 seminário de teatro de rua e 01 workshop. A produção executiva do projeto está a cargo da Explosão Cultural Escritório de Criação Cultural e da Cuco Produções, a assessoria de imprensa de BD Divulgação, o proponente é a Associação Rede de Circo – CEPC 4501, Alexandre José Vargas da Silva como Coordenador Geral e Artístico, co-produtor, responsável por conceituar o festival e gerenciar as equipes de trabalho nas mais diversas funções. Na equipe principal está também a Secretária Municipal de Cultura de Porto Alegre, através da Coordenação de Artes Cênicas – Apoiadora do Festival. O projeto deu entrada no sistema em 27/09/2013. Em análise do SAT, teve diligência, a qual foi respondida em tempo hábil. Após analisado o projeto foi encaminhado para o CEC-RS. O projeto é todo gratuito, não há cobrança de ingressos. As receitas previstas de patrocínios ou doações, sem incentivo fiscal, são de R$ 24.170,00. As receitas originárias da Prefeitura são de R$ 117.000,00. Solicita o financiamento do Sistema Pró-Cultura de RS 409.545,79. O valor total do projeto é de R$ 550.715,79. Para descentralizar o 6° Festival Internacional De Teatro De Rua de Porto Alegre, serão realizadas apresentações nos bairros: Bairro Lomba do Pinheiro, Bairro Bom Jesus, Arquipélago/Ilha do Pavão, Partenon/Vila Maria da Conceição/Barro Vermelho, Restinga, Belém Novo, Vila Assunção, Humaitá, Vila Ipiranga, Agronomia, Mário Quintana, Santa Tereza, Vila Nova, Jardim Itú-Sabará, Rubem Berta, Hípica, Ponta Grossa, Serraria, São José. Serão no total 20 apresentações. No Brique da Redenção serão apresentados em um único dia, em sequência, todos os grupos participantes. Haverá apresentações na Rua da Praia, Esquina Democrática e Largo Glênio Peres.
No eixo Formação, Reflexão e Ações Especiais, as atividades serão no Teatro Renascença e em ruas de Porto Alegre. O projeto apresenta o seguinte recorte conceitual para o Seminário “Teatro de Rua Processos Contemporâneos VI”: o Teatro de Rua nos processos contemporâneos e a fisionomia da cena de rua no mundo. Com a participação de notórios artistas e teóricos. A escolha dos palestrantes que vão participar do Seminário se dará num período posterior às inscrições dos Grupos de Teatro de Rua. Adotamos a metodologia aplicada nas edições anteriores (2009/10/11/12 e 13), em que estudamos a demanda da produção que se apresenta nesse processo de inscrição. Esse procedimento nos dá um panorama do teatro de rua contemporâneo produzido e nos indica um caminho para o debate sobre a produção do teatro de rua, ajudando assim a definir melhor o perfil dos palestrantes. É uma metodologia que potencializa o Festival, pois é construída a partir de uma realidade objetiva. A mesma lógica é utilizada para definição da escolha do profissional que ministrará o workshop de Teatro de Rua que se dará num período posterior às inscrições dos grupos de Teatro de Rua, objetivando o alinhamento do conteúdo programático, a transmissão de conhecimento por um profissional de teatro de rua que venha realizando experimentos nos espaços urbanos do país e promovendo o conhecimento e o reconhecimento da expressão cênica do teatro de rua. Esse workshop resulta em um trabalho prático através da criação de uma performance cênica em forma de cortejo que teatraliza o espaço da rua para o dia oficial das apresentações. O critério de escolha e número de participantes será por avaliação de Carta de Intenção e Currículo. O numero é de 40 pessoas.
As ações especiais ocorrerão na Sala Álvaro Moreira e mantêm o critério acima citado para a definição dos convidados. A “Rodada de Negócios” conta com a participação de Curadores, Programadores, Coordenadores de Festivais Nacionais e Internacionais, com a finalidade de ver, conhecer e receber o portfólio dos artistas do Rio Grande do Sul e do Brasil. A intenção é a fruição e difusão da produção de Artes Cênicas de Rua (Circo, Teatro e Dança). Durante o dia são realizadas 4 rodadas, 2 pelo turno da manhã e 2 pelo turno da tarde. Cada rodada conta com aproximadamente 5 curadores e programadores e 18 grupos de artistas cênicos do Estado do Rio Grande do Sul (temos esse número com base no que aconteceu em 2013). Cada grupo de artistas cênicos tem de 5 a 7 minutos para expor o seu trabalho para os 5 curadores e programadores. No mês de março os grupos cênicos que desejam participar da Rodada de Negócios se cadastrarão via site do Festival.
O Seminário tem por objetivo qualificar os grupos em seus aspectos artístico, político e da sustentabilidade econômica, estreitar o diálogo e o compartilhamento de práticas, promover o conhecimento e o reconhecimento da expressão cênica do teatro de rua, favorecendo o processo de desenvolvimento cultural. Como atividades do seminário estão previstas palestras, exposições de imagens e textos, além da exibição de vídeos e trechos dos espetáculos dos grupos. Critério de escolha e número de participantes: inscrições abertas para todos os interessados. Nº de participantes: 300 pessoas.
É o relatório.
2 - Conforme pareceres deste colegiado, de 23 de setembro de 2011 (Parecer 228/11) e de 20 de dezembro de 2012 (Parecer 429-12), o mérito cultural, a relevância e a oportunidade deste projeto são reconhecidos por unanimidade do pleno. A realização das edições anteriores foi fartamente comprovada nos relatórios, matérias de jornais, materiais gráficos anexados ao projeto, assim como os profissionais e entidades envolvidas referendam e legitimam seu propósito. Entendemos que a relevância do 6º Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre para a área artística no qual ele se insere e com que se relaciona é que o festival permite a circulação dos espetáculos de teatro de rua, promove o intercâmbio e fomenta a qualificação dos artistas e profissionais envolvidos na cadeia produtiva, além de valorizar a memória e a identidade cultural do Rio Grande do Sul com uma ação que está profundamente conectada com a cidade. É relevante porque o Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre fomenta a inserção desse segmento artístico na agenda política pública e privada no Estado do Rio Grande do Sul. Ele democratiza a cultura e a informação, bem como fomenta a diversidade cultural e artística. É uma ação propositiva de difusão de conhecimentos, sublinhando tendências, valorizando a experimentação e rompendo paradigmas. O projeto é oportuno, pois promove, para a sociedade, o desenvolvimento do conhecimento crítico das Artes, estimulando o campo de significação da arte: a cognição, a percepção, a capacidade criadora e a noção de sociedade. A ênfase dada aos espetáculos de rua, que são, portanto, gratuitos, reflete uma deliberada intenção de universalização do direito constitucional à cultura e, ainda, a valorização dos espaços públicos como cenário que nos convidam ao exercício da liberdade, da sociabilidade e da fruição.
3. Em conclusão, o projeto “Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre- 6ª edição-2014” é considerado prioritário pelas razões acima descritas, podendo vir a receber incentivos do Sistema Estadual – Pró-Cultura no valor de até R$ 409.545,79 (quatrocentos e nove mil quinhentos e quarenta e cinco reais e setenta e nove centavos). No entanto, condicionamos a liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas legais de prevenção a incêndios no local do evento.
Porto Alegre, 12 de novembro de 2013.
Graziela Saraiva
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, optou por: votar ( ), não votar (X) ou desempatar ( ).
Sessão das 14 horas do dia 12 de novembro de 2013.
Presentes: 19 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Maria Eunice Azambuja de Araújo, Leandro Artur Anton, Adriana Donato dos Reis, Adriano José Eli, Franklin Cunha, Gilberto Herschdorfer, Leoveral Golzer Soares, Milton Flores da Cunha Mattos, Antônio Carlos Côrtes, José Mariano Bersch, Nilza Cristina Taborda de Jesus Colombo, Manoelito Carlos Savaris, Vinicius Vieira de Souza, Gilson Petrillo Nunes, Susana Fröhlich (15)
Ausentes no momento da votação: Hamilton Dias Braga, Alcy Cheuiche (02)
Neidmar Roger Charão Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
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