O projeto “3º Canto Campeiro” é aprovado.
1 - Apresentado por Açoriana - Associação de Cultura, Eventos e Promoções – CEPC 48, cujo responsável legal é Edson Mendes Cardoso, e devidamente habilitado pela Diretoria de Economia da Cultura da SEDAC, o presente projeto refere-se à terceira edição do evento Canto Campeiro, um festival competitivo de música nativista no estilo campeiro, extensivo a todo o país, através da participação de poetas, músicos e cantores identificados com a cultura crioula e regional do Rio Grande do Sul e da América Latina. O festival ocorrerá no Parque de Exposições Bento Gonçalves, em Viamão. “O projeto do 3° Canto Campeiro surge para dar continuidade a este que foi o primeiro festival de música nativista do município de Viamão. O evento pretende homenagear a cultura gaúcha e difundir a música nativista por meio da consolidação deste novo festival, contribuindo para a preservação de nossas raízes culturais. Poderão participar do festival, autores de todo o território brasileiro, desde que abordem a temática regionalista do Rio Grande do Sul. Pretende-se ainda despertar o interesse de compositores profissionais e amadores, além de poetas, pesquisadores, professores, estudantes, dentre outros públicos, para a valorização dos temas nativos populares, neste caso o da poesia campeira. Partindo da necessidade de resgatar as raízes da tradição em tempos de globalização e banalização da cultura, buscamos com o 3° Canto Campeiro atrair o público em geral de Viamão e arredores a redescobrir a história e o tradicionalismo gauchesco, através deste festival de música nativista. A música nativista é um caso específico de regionalismo musical dentro das múltiplas expressões da música popular brasileira contemporânea. Trata-se de um repertório de canções oriundo do Estado do Rio Grande do Sul conhecido como “música nativista gaúcha”. O festival será de abrangência nacional, primeiramente para oportunizar aos compositores e poetas, gaúchos ou não, residentes dentro ou fora do estado, a divulgação de suas canções. Em segundo lugar, para promover o intercâmbio cultural entre o Rio Grande do Sul e os demais estados. A coordenação geral está a cargo de José Oliveira Estivalet, e os jurados serão João de Almeida Neto, Tadeu Martins, Erlon Péricles, Nelcy Vargas e Everton Ferreira. Serão produzidos 1.000 CDs, que terão distribuição gratuita.
É o relatório.
2 - O projeto encontra-se adequadamente formatado, contendo os documentos necessários para sua habilitação e avaliação, inclusive cartas de anuência e currículos dos jurados, artistas e equipe técnica. Sua duração, incluindo pré e pós produção, será de seis meses. O festival será realizado em espaço aberto, estando previstas medidas para minimizar o impacto ambiental. O orçamento, que soma R$ 271.640,00, é adequado às dimensões e abrangência do evento, sendo totalmente solicitado ao Sistema Pró-cultura/RS, assim distribuído: produção/execução: 77%; divulgação: 11,5%; administração (inclusive captação): 11%; taxas, impostos e seguros: 0,4%. O currículo e a reconhecida competência dos jurados e do coordenador geral atestam a qualidade do evento. Consideramo-lo portador de mérito cultural, relevância e oportunidade.
3. Desse modo, o projeto “3º Canto Campeiro” é aprovado, podendo vir a receber incentivos do Sistema Pró-cultura/RS no valor de até R$ 271.640,00 (duzentos e setenta e um mil seiscentos e quarenta reais).
Porto Alegre, 20 de dezembro de 2013
Hamilton Dias Braga
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, optou por: votar ( ), não votar (X) ou desempatar ( ).
Sessão das 10 horas do dia 20 de dezembro de 2013.
Presentes: 18 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Graziela de Castro Saraiva, Leandro Artur Anton, Adriana Donato dos Reis, Paula Simon Ribeiro, Franklin Cunha, Gilberto Herschdorfer, Leoveral Golzer Soares, Milton Flores da Cunha Mattos, Loma Berenice Gomes Pereira, José Mariano Bersch, Nilza Cristina Taborda de Jesus Colombo, Vinicius Vieira de Souza, Gilson Petrillo Nunes, Susana Fröhlich (14)
Abstenções: Antônio Carlos Côrtes (01)
Ausentes no momento da votação: Adriano José Eli (01)
Neidmar Roger Charão Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS