O projeto “Festival de Verão – São Lourenço do Sul” é aprovado.
1 – O projeto “Festival de Verão – São Lourenço do Sul”, devidamente habilitado pelo Setor de Análise Técnica da SEDAC é encaminhado a este Colegiado para a análise pertinente. O produtor cultural é a Associação Comercial e Industrial de São Lourenço do Sul – CEPC 5164, que tem como responsável legal Selomar Palm Blodorn.
“Trata-se da realização de onze espetáculos musicais durante o verão no Município de São Lourenço do Sul, sempre aos finais de semana, de forma a despertar e valorizar entre os munícipes e visitantes a cultura através da música com apresentações gratuitas à comunidade, garantindo diversão noturna com shows a beira da Laguna dos Patos. A contrapartida pelo benefício da utilização de recursos públicos será a gratuidade total dos eventos, cujo público beneficiário terá acesso sem cobrança de ingressos. Não haverá arrecadação com comercialização de bens e serviços pelo proponente do projeto, pois por ele ser realizado em espaço aberto, a comercialização de produtos ocorrerá nos estabelecimentos privados já existentes no local. Como medida de redução do impacto ambiental, será estimulada no evento a preservação da natureza e principalmente da Laguna, através de distribuição de folders pela equipe técnica do projeto.”. Benildo Peixoto Barbosa será o produtor executivo.
Os shows estarão a cargo das bandas Buenas e M`Espalho, Grupo Rodeio, Joca Martins, Os Serranos, Garotos de Ouro, Papas da Língua, Chimarruts, Rota Luminosa, Cristiano Vieira, The Travellers e Só Creedence.
O custo total do projeto, solicitado ao Sistema Pró-Cultura/RS é de R$ 292.888,00 – sendo 77% destinados à produção e execução, 9% à divulgação e 14% destinados à administração, impostos e taxas.
É o relatório.
2 – Com origem no final do século XVIII, São Lourenço do Sul desenvolveu-se a partir de pequeno porto junto ao rio São Lourenço e conta hoje com cerca de 45 mil habitantes. Cercada por múltiplas belezas naturais, a cidade é destaque nas atrações turísticas do Rio Grande do Sul, possuindo adequada infraestrutura de hospedagem e gastronomia. Em função de sua privilegiada localização junto à Lagoa dos Patos e à beleza de suas praias de água doce, recebeu o cognome de Pérola da Lagoa. São cinco quilômetros de orla com ondas cristalinas e rasas à sombra de plátanos, figueiras e coqueiros.
Este projeto pretende aproveitar o fluxo turístico da chamada Costa Doce ao realizar um festival de música nas praias de São Lourenço do Sul, com ênfase na valorização da diversidade cultural através da promoção de espetáculos com bandas rio-grandenses de diferentes estilos e linguagens musicais.
3. Em conclusão, o projeto “Festival de Verão – São Lourenço do Sul” é aprovado em razão de seu mérito cultural , relevância e oportunidade, podendo receber incentivos no valor de até R$ 292.888,00 (duzentos e noventa e dois mil oitocentos e oitenta e oito reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura/RS.
Porto Alegre, 24 de julho de 2014
Hamilton Dias Braga
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
Em razão do Of. N° 06/14 da SEDAC, os projetos aprovados por este Conselho são considerados prioritários, sendo, portanto, dispensados da Avaliação Coletiva.
Sessão das 10 horas do dia 24 de julho de 2014.
Presentes: 20 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: André Kryszczun, Maria Eunice Azambuja de Araújo, Leandro Artur Anton, Adriana Donato dos Reis, Demétrio de Freitas Xavier, Élvio Pereira Vargas, Franklin Cunha, Fabrício de Albuquerque Sortica, Leoveral Golzer Soares, Milton Flores da Cunha Mattos, Lisete Bertotto Corrêa, Loma Berenice Gomes Pereira, Rafael Pavan dos Passos, Luis Carlos Sadowiski da Silva, Jacqueline Custódio, Vinicius Vieira, Susana Fröhlich, Walter Galvani da Silveira (18).
Neidmar Roger Charao Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS