O projeto “13ª Mostra de Artes de Guaporé - 2014” é aprovado.
1 – O projeto “13ª Mostra de Arte de Guaporé”, intitulado “MÃOS COM ARTE”, acontece anualmente com a finalidade de divulgar e valorizar a produção dos artistas e artesãos locais. O evento é realizado pela Associação Guaporé Pró-eventos e tem a participação dos artistas e comunidade locais, buscando apresentar a cultura da região aos visitantes. Contem, em seu escopo, atrações como: caricaturas, performances circenses, o espetáculo “Os Saltibancos”, brinquedos infláveis, a recreação infantil “Por que choras palhaço” e “Dois Turrões”, e shows dos grupos Red Train, Giovani e Ricardo, Vini Lima, U2 Cover, Origami, Banda Malkavianos, Raio X e Sunset Ruders. O público visitante poderá ver fotos de antigas peças de lingerie expostas na área cultural e assistir a desfiles temáticos (lingeries), essa mostra pretende contar um pouco da historia da moda de Guaporé. A exposição de fotos é feita com lingeries de criação local e busca provocar pausas, questionamentos e reflexões sobre o cotidiano da cidade. A edição de 2014 apresenta, de maneira inusitada, como as mulheres se comportavam nos anos 60, 70 e 80, e as mudanças comportamentais para o ano de 2014. O evento proporciona colocar o indivíduo no controle da experiência e estimula a participação da mulher interiorana no mundo da moda. Haverá também exposição de jóias e agroindústrias de Guaporé oferecendo artesanatos, doces, pães, cucas, vinhos, destilados, compotas, geléias, orquídeas e cactus. Na área externa, veículos e máquinas. Paralelo ao evento acontece a FEAAG (Feira de Equipamentos Agropecuários e Agroindustriais de Guaporé). O clube de mães estará oferecendo oficinas gratuitas, além de apresentações dos CTG e Índios Caripaiguarás.
A entrada nos espetáculos será gratuita, o ingresso será cobrado uma única vez, na entrada do parque. O evento esta previsto para o período de 01/08 a 10/08/2014, e terá entrada franca nos dias 01 e 08 de agosto.
Guaporé foi fundada por imigrantes italianos, e a indústria é hoje sua principal fonte de riqueza. Embora centenária, é uma cidade encantadora: bem traçada, ruas largas, arborizadas e multicoloridas através do plantio de infinitas flores, arquitetura arrojada com requinte e conforto, força empreendedora ímpar, forte religiosidade, belezas naturais, desenvolvimento educacional e automobilismo.
O público esperado no evento é de 20.000 pessoas.
A linha curatorial para a programação da Mostra de 2014 partiu do questionamento sobre o que é entendido por “tradicional”, e o que agradará ao público que frequentar a mostra. Dentro desta linguagem, marcada por um evento de grande ecleticidade e público bastante variado, foram escolhidos trabalhos que revisam procedimentos e/ou convenções pré-estabelecidas, onde as matrizes tradicionais são vistas sob novas perspectivas, ou que tenham como principal característica a apropriação e releitura estética - sem perder o foco naquilo que perdura como universal nesta arte, o ser humano.
O valor total do projeto é de R$ 427.099,09, sendo a seguinte composição:
É o relatório.
2 – O projeto apresenta-se bem instruído com a documentação necessária para sua análise. Apresenta custos de mercado compatíveis com as atividades propostas, com a maioria dos custos absorvidos pela própria entidade proponente e pela comercialização de bens e serviços. O projeto aponta como objetivo principal o aumento da participação de novos artistas locais e regionais, desenvolvendo a economia artesã local.
Verifica-se mérito cultural neste projeto que, a cada nova edição, através de mostra de arte, visitas mediadas, oficinas, troca de ideias, textos, atividades formativas e teatro, valoriza-se o fazer local, constituindo um espaço de convivência e aprendizagem e promovendo, assim, um importante crescimento cultural à comunidade de Guaporé e arredores.
3. Em conclusão, o projeto “13ª Mostra de Artes de Guaporé - 2014” é aprovado em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo receber incentivos no valor de até R$ 128.967,94 (cento e vinte e oito mil, novecentos e sessenta e sete reais e noventa e quatro centavos) do Sistema Estadual Unificado de Fomento e Apoio às Atividades Culturais – PRÓ-CULTURA – RS.
Porto Alegre, 22 de maio de 2014.
Maria Eunice Azambuja de Araujo
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Em razão do Of. Nº 06/2014 da SEDAC, os projetos aprovados por este Conselho são considerados prioritários, sendo, portanto, dispensados da Avaliação Coletiva.
Sessão das 10 horas do dia 22 de maio de 2014.
Presentes: 16 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Adriana Donato dos Reis, Paula Simon Ribeiro, Franklin Cunha, Gilberto Herschdorfer, Hamilton Dias Braga, Leoveral Golzer Soares, Milton Flores da Cunha Mattos, Antônio Carlos Côrtes, Loma Berenice Gomes Pereira, José Mariano Bersch, Nilza Cristina Taborda de Jesus Colombo, Susana Fröhlich (12);
Ausentes no momento da votação: Vinicius Vieira de Souza, Adriano José Eli (02).
Neidmar Roger Charão Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS