O projeto “NOITES GAÚCHAS” é aprovado.
1 – O projeto passou pela análise técnica do sistema Pró-Cultura e foi habilitado pela Secretaria, sendo encaminhado a este Conselho, nos termos da legislação em vigor, para análise e emissão de parecer. O produtor cultural é a pessoa jurídica de CHILI PRODUÇÕES CULTURAIS LTDA, tendo como representante legal ROSEMAR CARNEIRO CARABAJAL. A proposta foi encaminhada sob o CEPC: 3583 e a empresa mantém endereço na Rua Nery Kurtz, número 380, no Município de Santa Maria. O projeto, não vinculado à data fixa, é submetido na área de música: eventos. Trata-se de um show apresentado com entrada franca em nove municípios gaúchos, que inclui as cidades de Santa Maria, Formigueiro, Santa Cruz do Sul, São Pedro do Sul, Jaguari, Julio de Castilhos, Restinga Seca, São Sepé e São João do Polesine.
Estão previstas atividades de dança e música. As apresentações recordarão músicas que fazem parte do imaginário do cancioneiro gaúcho, e estarão sob a direção de Ricardo Veríssimo Freire. O evento deve ocorrer em um período de 06 meses entre pré-produção e pós-produção, objetivando atingir 5.000 pessoas. As secretarias de cultura dos municípios serão contatadas para indicar ao produtor o lugar mais apropriado para o show em sua cidade.
A divulgação do projeto utilizará a imprensa regional de cada município. Os custos totais do projeto somam R$ 151.490,37 (cento e cinquenta e um mil, quatrocentos e noventa reais com trinta e sete centavos), sendo este valor integralmente solicitado ao sistema LIC.
É o relatório
2 – O projeto “Noites Gaúchas" apresenta uma proposta de evento de música com relevante mérito, principalmente pelo fato da preocupação em buscar meios de levar cultura para vários municípios diferentes, nos quais as manifestações artísticas ganharão visibilidade divulgando a música regional, a dança, valorizando os cantores que primam por esta estrutura de espetáculo, potencializando a cultura local, valorizando as organizações, estimulando a criação, as críticas e a preservação da memória local.
Abrangendo um vasto conjunto de atividades, o democrático projeto “Noites Gaúchas” apresenta um orçamento relativamente enxuto, o que contribui para credenciar a proposta. Ele ainda se destaca por apresentar currículo qualificado dos participantes e cronograma de execução de acordo com a proposta. Nesse contexto, cabe mencionar Isaura Botelho, doutora em ação cultural pela USP, que afirma que: “Políticas de democratização repousam sobre dois postulados básicos: o primeiro define que a cultura socialmente legitimada é aquela que deve ser difundida; o segundo supõe que basta haver o encontro entre a obra e o público indiferenciado para que este seja por ela conquistado.”. Dessa forma, a proposta em questão se legitima por evidenciar a cultura local, mediante a realização de ações culturais que visam promover a valorização da arte e da cultura regional, despertando na sociedade a valorização de um considerável segmento da cultura legitimada no Rio Grande do Sul na sociedade contemporânea.
3 – Em conclusão, o projeto “Noites Gaúchas” é aprovado, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo vir a receber incentivos no valor de até R$ 151.490,37 (cento e cinquenta e um mil quatrocentos e noventa reais com trinta e sete centavos) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais Pró-Cultura – RS.
Porto Alegre, 23 de junho de 2014.
Vinicius Vieira de Souza
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Em razão do Of. Nº 06/2014 da SEDAC, os projetos aprovados por este Conselho são considerados prioritários, sendo, portanto, dispensados da Avaliação Coletiva.
Sessão das 10 horas do dia 23 de junho de 2014.
Presentes: 07 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Graziela de Castro Saraiva, Franklin Cunha, Hamilton Dias Braga, Leoveral Golzer Soares, Loma Berenice Gomes Pereira (05).
Milton Flores da Cunha Mattos
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS