O Projeto “DVD O Melhor do Canto e Encanto – Volume III” é recomendado para a Avaliação Coletiva.
Titulo do projeto: DVD O Melhor do Canto e Encanto – Volume III
Processo: 000512-11.00/14-7
Protocolo eletrônico: 00016/2014
Produtor Cultural: EXPOBENTO - CENTRO DA IND E COM SERV DE BENTO GONÇALVES
CEPC: 1374
Local de Realização: BENTO GONÇALVES
Período de Realização: 00/00/0000 à 00/00/0000
Área do Projeto: TRADIÇÃO E FOLCLORE
Classificação: IV - Projetos Culturais não atrelados a datas fixa
1 – Gravação do DVD “O Melhor do Canto e Encanto Nativo III” pela gravadora ACIT na Fundaparque em Bento Gonçalves que faz parte da programação dos 25 anos da Expobento, que ocorre em 2015, onde será lançado o DVD. A gravação reunirá alguns dos maiores grupos folclóricos do Estado que interpretarão grandes clássicos da música regional, como o grupo “Os Gaudérios” que tocará e apresentará músicas e danças, tais como as danças gauchescas: Chula, Facões e Boleadeiras. O objetivo é fazer dessa gravação um encontro de música e dança. “O Melhor do Canto e Encanto Nativo III” vai reunir cantores símbolos do Rio Grande do Sul como: Tchê Barbaridade, César e Rogério Mello e o Gaúcho da Fronteira. A entrada na gravação é franca e a tiragem é de 1.000 (mil) dvds.
É o relatório.
2 – Considerando muito válida a razão do projeto, já na sua terceira edição, somada ao nível dos profissionais citados pelos produtores, recomendo, com entusiasmo, o trabalho a ser executado.
Obriga-se o Relator, entretanto, a alertar os produtores que, por definição do MTG, não se aceita o espetáculo “Boleadeiras” como sendo uma dança tradicional gaúcha, o que leva à necessidade de corrigir-se a informação qualificada no projeto. Nada contra o show “Boleadeiras”, mas tudo pela informação correta.
3. Em conclusão, o projeto "DVD O Melhor do Canto e Encanto - Volume III" é recomendado para receber incentivos do Sistema Estadual de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura – RS até o valor de R$ 144.409,98 (cento e quarenta e quatro mil e quatrocentos e nove reais com noventa e oito centavos). No entanto, condicionamos a liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas legais de prevenção a incêndios no local do evento.
Em razão da autorização da SEDAC, expedida pelo Of. Nº 06/14, o projeto é considerado prioritário, sendo dispensado de ser submetido à Avaliação Coletiva.
Porto Alegre, 14 de abril de 2014
Milton Flores da Cunha Mattos
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, optou por: votar ( ), não votar (X) ou desempatar ( ).
Sessão das 14 horas do dia 14 de abril de 2014.
Presentes: 18 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Graziela de Castro Saraiva, Maria Eunice Azambuja de Araujo, Alcy Cheuiche, Adriana Donato dos Reis, Paula Simon Ribeiro, Adriano José Eli, Franklin Cunha, Leoveral Golzer Soares, José Mariano Bersch, Vinicius Vieira de Souza, Gilson Petrillo Nunes, Susana Fröhlich (12)
Não acompanharam o Relator: Antônio Carlos Côrtes, Gilberto Herschdorfer (02)
Abstenções: Maturino Salvador Santos da Luz (01)
Ausentes no momento da votação: Hamilton Dias Braga (01)
Neidmar Roger Charão Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS