O projeto “TÃN TANGO – turnê a todo gás - 2014” é aprovado.
1 - O projeto “TÃN TANGO – Turnê a todo gás - 2014”, devidamente habilitado pela Diretoria de Economia da Cultura da SEDAC, é encaminhado para análise deste Colegiado. A produção é de Marilourdes Ferreira Franarin-Me (CEPC- 1611). A titular dessa produtora é também a coordenadora geral do projeto e a empresa Primeiro Corte Produções é responsável pela coordenação administrativa e financeira.
Trata-se da realização de uma tournée especial, composta por cinco espetáculos musicais (dois em Porto Alegre e os demais em cidades do interior do Estado) com direção geral e apresentação do músico, ator e produtor cultural Hique Gomez, acompanhado de quatro músicos e dois bailarinos, além de equipe técnica e equipe de produção, a serem realizados a partir de setembro de 2014. Em nosso estado, todo o folclore local se confunde com o folclore do Uruguai e da Argentina. Milongas, chamamés, chacareiras e payadas são gêneros compartilhados pela cultura do Cone Sul, que vem se fundindo com frequência através de projetos que levam e trazem caravanas de intercâmbio cultural, como no caso do CD “Porto Alegre Canta Tango”, gravado em Buenos Aires e que contou com a participação de Hique Gomez.
Neste sentido, o surgimento de um espetáculo de tango no Rio Grande do Sul torna-se de grande relevância. Além disso, propiciará ao grande público o contato com grandes nomes do cenário musical gaúcho, reafirmando a capacidade técnica e artística de nosso estado e movimentando, também, a economia local. Esta primeira edição em forma de tournée, visando contemplar o grande público da região metropolitana e parte da serra gaúcha, tem a intenção de quebrar as barreiras entre as diversas culturas existentes em nosso Estado, uma vez que espetáculos como este normalmente ganham maior difusão na região da fronteira, dada a proximidade com o Uruguai e Argentina.
As apresentações em Porto Alegre acontecem no Theatro São Pedro; as de Gramado no palco da Rua Coberta; as de Caxias Do Sul no Teatro da Universidade de Caxias do Sul e as de Novo Hamburgo no Teatro da FEEVALE. Entre os artistas convidados estão a pianista Dúnia Elias, o multiinstrumentista Luiz Filipe Toffoli Machado, o músico Everson Vargas, o bailarino Marcelo Valentin e a iluminadora Heloisa Averbuck. Considera-se que o projeto tem um grande potencial como fomentador do intercâmbio cultural e da fusão entre os diferentes estilos musicais da América Latina promovendo a comunicação e a comunhão entre os povos através da música, em especial de um estilo clássico como o Tango, proporcionando ao exigente público gaúcho um espetáculo com excelência artística e alta qualidade técnica.
É o relatório.
2 – O processo está devidamente instruído com documentação suficiente para sua análise. O orçamento totaliza R$ 372.872,00 – sendo 20% provenientes da comercialização de ingressos e 80% solicitados ao Sistema Pró-Cultura – RS. O orçamento tem a seguinte distribuição: produção/execução 63,5%; divulgação 18%; administração (incluindo captação) 12%; impostos e taxas 6,7%. Esse orçamento é compatível com as dimensões e a qualidade dos artistas e técnicos envolvidos. Considera-se o presente projeto altamente possuidor de mérito cultural, relevância e oportunidade.
3. Em conclusão, o projeto “TÃN TANGO – turnê a todo gás - 2014” é aprovado podendo vir a receber incentivos fiscais do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais Pró-Cultura – RS até o valor de R$ 297.520,00 (duzentos e noventa e sete mil quinhentos e vinte reais).
Porto Alegre, 06 de junho de 2014
Hamilton Dias Braga
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Em razão do Of. Nº 06/2014 da SEDAC, os projetos aprovados por este Conselho são considerados prioritários, sendo, portanto, dispensados da Avaliação Coletiva.
Sessão das 10 horas do dia 06 de junho de 2014.
Presentes: 08 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Graziela de Castro Saraiva, Leandro Artur Anton, Franklin Cunha, Loma Berenice Gomes Pereira, Leoveral Golzer Soares, Vinicius Vieira de Souza.
Milton Flores da Cunha Mattos
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS