O projeto “Portais Culturais” é aprovado.
1 – O projeto passou pela análise técnica do sistema Pró-Cultura e foi habilitado pela Secretaria, tendo sido encaminhado a este Conselho em conformidade com os termos da legislação em vigor, para análise e emissão de parecer.
Quem encaminhou o projeto que leva o título de “Portais Culturais” foi a Fundação Ângelo Bozzeto, do Município de Faxinal do Soturno. A responsável legal será a Senhora Mariza Stivanin Bozzeto, a qual terá no evento a função de supervisão geral, e submete o projeto na área de Artes Integradas. O evento deverá acontecer de 12/12/2014 à 21/12/2014. O Diretor Artístico será o Senhor Ricardo Vicente Zimmer e o contador responsável será o Senhor Alexandre Pozzatti Guarienti.
O projeto contempla a realização de um espaço multicultural em ambiente externo, na Quadra da Rua Ângelo Bozzetto, situado entre a Avenida Vicente Pigatto e a Rua Duque de Caxias, no centro da cidade de Faxinal do Soturno, com exibição de vídeos e mostras de cinema em três grandes telões de 4x3 metros; onde serão exibidos os seguintes filmes: Central do Brasil; Excêntrica Família de Antônia; Bagdá Café; Amelie Poland; O Carteiro e o Poeta; Casa Blanca; Cantando na chuva; A Noviça Rebelde; O Mágico de Oz e Cinema Paradiso. O palco estará disponível para apresentações culturais de grupos artísticos da região e artistas interessados, com apresentações de teatro, circo, dança e música, com destaque para os Corais da Quarta Colônia e Alunos de projetos culturais; Também ocorrerá o lançamento do livro “Corpo de Tigre, Alma de Fênix”, de Fábio Toledo, e a instalação da réplica de um dinossauro em tamanho real, acompanhado de cinco miniaturas de répteis. Haverá uma cabine Fotográfica para interação com o público, criada pelo artista plástico Júlio Freitas. Esta criação foi feita através de um estudo da Região da Quarta Colônia, onde está localizado um dos mais importantes Parques Paleontológicos do Brasil, no local foram encontrados dinossauros com 230 milhões de anos, com grande diversidade de fósseis do período.
A proposta constrói um diálogo inédito entre Artes Integradas, Ciência e Tecnologia. O espaço multicultural direcionado ao público de todas as idades, com programação variada, aberto para visitação das 14h às 24h, num período de 10 dias consecutivos. Escolas e grupos culturais da região poderão se inscrever para apresentações no palco livre, que será um espaço cultural de destaque e acessível a todos os cidadãos para a difusão da arte e da cultura. No local também será disponibilizado um espaço para artesãos locais, por seu interesse e custeio, montarem estandes para exposição e venda de produtos artesanais da Quarta Colônia. Como forma de redução do impacto ambiental será disponibilizada uma estrutura para coleta de lixo seletivo. Não haverá cobrança de ingressos para acesso ao espaço multicultural.
Para sua completa realização, os custos do projeto somam a quantia de R$ 153.887,75 (cento e cinquenta e três mil, oitocentos e oitenta e sete reais e setenta e cinco centavos) que serão solicitados integralmente ao sistema LIC.
É o relatório.
2 – O projeto “Portais Culturais” traz uma nova dimensão simbólica criativa no sentido de apresentar o território da Quarta Colônia como lugar de arte, ciência e turismo. Um evento que poderá servir para estimular o acesso da cidade a outros patamares de oportunidades culturais. A ideia é chamar atenção pra descoberta feita em janeiro de 2014, do paleontólogo Sérgio Furtado Cabreira, da Universidade Luterana do Brasil, que realiza pesquisas na região central do Rio Grande do Sul, junto com pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade Federal do Pampa. Além do fêmur, também foi encontrada a parte do crânio do dinossauro, que ainda está preso à rocha. Os fósseis serão estudados pelos próximos quatro anos. A região ganhou espaço e notoriedade na mídia após estas descobertas. O espaço multicultural que será montado no centro da cidade de Faxinal do Soturno, durante 10 dias, deverá ser uma mostra da diversidade cultural da Região da Quarta Colônia, fazendo uma ponte com as recentes descobertas cientificas na região.
Do Município de Agudo serão convidados o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Freundshaft e as Invernadas Artísticas do CTG Sentinela do Jacuí. Do Município de Dona Francisca: Coral Vozes do Vale com regência José Paulo Roratto; Invernadas Artísticas do CTG Capitão Ernesto Rossi; Grupo de Danças Folclóricas Italianas Stelle Alpine. De Faxinal do Soturno: Coral Santa Cecília com regência de Enira Trindade; Invernadas Artísticas do CTG Coração do Rio Grande; Grupo Artístico do Projeto Expressando Arte: circo dança e teatro; Cantora nativista Juliana Spanevello; Cantora de músicas típicas italianas Vanessa Sari, DJ Betinho Bozzetto; Banda de Pop Rock “Alto Risco”. Do Município de Ivorá: Invernadas Artísticas do CTG Centelha do Imigrante. Nova Palma: Invernadas Artísticas do CTG Porteira da Tradição; Grupo Teatral “Frotole del Baracon”; Grupo de Danças Folclóricas Italianas “Ricord D’Italia”; Grupo de Música Nativista “Irmãos Moro”. Restinga Seca: Coral Vozes do Vacacaí com regência e Diogo Braggio; Cantor e Humorista “Mulita” (Derli Lemes); Invernadas Artísticas do CTG Os Vaqueanos; Invernadas Artísticas do CTG Estância do Mirim; Grupo Artístico do Projeto Arte em Movimento: circo, dança e teatro. São João do Polêsine: Invernadas Artísticas do CTG Sinuelo dos Plátanos e Invernadas Artísticas do CTG Taperanos do Vale. Silveira Martins: Invernadas Artísticas do CTG Liberdade.
A Fundação Ângelo Bozzeto, proponente do evento, tem desenvolvido projetos e ações com o apoio das prefeituras Municipais da Quarta Colônia: Faxinal do Soturno, Dona Francisca, Restinga Seca, Ivorá, Nova Palma, São João Polêsine, Silveira Martins e Distrito de Arroio de Só e Santa Maria. Entre estas ações estão as oficinas teóricas e práticas de ballet clássico, jazz, dança, teatro e técnicas circenses. A fundação trabalha com crianças e adolescentes em situação de risco entre 6 e 16 anos, e com a terceira idade. Pensando em avançar mais a integração entre arte, ciência e turismo local os produtores do evento propõem a realização dos Portais Culturais de forma criativa e lúdica. A instalação de um Totem que repica o dinossauro e uma cabine com miniatura para interação do público dará um tom particular de divertimento ao evento.
A meta nº 10 do Plano Nacional de Cultura nos diz que: as características culturais de uma cidade são fundamentais para o desenvolvimento do turismo local. A dimensão dos aspectos culturais abrange a produção cultural do destino associado ao turismo, à preservação do patrimônio histórico e cultural e a estrutura municipal para o apoio à cultura. O evento Portais Culturais coloca a cultura como lugar de inovação e expressão da criatividade para um novo cenário de desenvolvimento, solidificando a Quarta Colônia como lugar de turismo cultural e cientifico, e valorizando a cidade como território de destino turístico. Sugiro para os próximos eventos maior participação das prefeituras da região da 4ª colônia.
3. Em conclusão, o projeto “Portais Culturais” é aprovado para receber incentivos até o valor de R$ 153.887,75 (cento e cinquenta e três mil, oitocentos e oitenta e sete reais e setenta e cinco centavos) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura/RS.
Porto Alegre, 05 de setembro de 2014.
Lisete Bertotto Corrêa
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
Em razão do Of. N° 06/14 da SEDAC, os projetos aprovados por este Conselho são considerados prioritários, sendo, portanto, dispensados da Avaliação Coletiva.
Sessão das 10 horas do dia 05 de setembro de 2014.
Presentes: 15 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: André Kryszczun, Maria Eunice Azambuja de Araújo, Adriana Donato dos Reis, Élvio Pereira Vargas, Fabrício de Albuquerque Sortica, Hamilton Dias Braga, Leoveral Golzer Soares, Loma Berenice Gomes Pereira, Rafael Pavan dos Passos, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Jacqueline Custódio, Susana Fröhlich, Walter Galvani da Silveira.
Neidmar Roger Charao Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS