O projeto “Feira do Livro de Picada Café” é aprovado.
1 – Distribuído em 14.07.2014.
Produtor: Associação Cultural de Picada Café.
Período de realização : 17/10 até 19/10.2014.
Responsável Legal: Romaica Laís Stoffel
A “FEIRA DO LIVRO DE PICADA CAFÉ”, em sua 10ª edição, mostra a sua pujança e bem sucedida trajetória. Torna-se um pólo de referência geo-educacional centrado na literatura e nas suas miraculosas experiências proporcionadas pelo texto, livros e palestras. A grande viagem da humanidade em suas diferentes formas de linguagem expressiva vem desde a ilustração rupestre, passando pelos papiros, pergaminhos, até encontrar os verdadeiros ícones que lhe deram a sua soberania idiomática, gramatical e semiótica. Já escrevemos em pedras, areias e o maior poema épico foi escrito em 12.000 couros de vacas, título: Zend Avesta, na adormecida linguagem do segmento hinduísta escrito em sânscrito. Mesmo com toda a magia em tempo real da cibernética, suas nuanças de efeitos tridimensionais, cores, reformatações, movendo-se quase na velocidade da luz, nas suas fibras óticas, não conseguirá vencer a hegemonia do LIVRO. Este, no seu arquétipo, concorre com a evolução do homem em seus diferentes estágios e transmite para nós – leitores e admiradores – nossas TÁBUAS DA LEI, diante da modernidade e pós modernidade. Irá conosco até o fim dos tempos.
Esta FEIRA já criou até seu VALE-LIVRO no valor de R$ 25,00, uma espécie de LIBROSMERCANTUS (pelo melhor uso do neologismo), um passe mercantil de troca para contemplar professores, alunos, idosos, funcionários públicos e clube de mães, para adquirirem os livros de suas preferências. Famílias inteiras vêm ao PARQUE da FEIRA. Renomados escritores estarão em contato com seus leitores. Durante o evento haverá espetáculos teatrais, shows musicais, sessão de filmes, sessão de autógrafos, apresentações artísticas, festival de bandas, entre outros. Um público de 22.000 pessoas circula na cidade por esses dias. São comercializados entre 15 a 17 mil livros. Aos cálculos: 7.333 pessoas frequentam diariamente a feira (oriundos das cidades vizinhas), compram livros e consomem produtos de sua feitura gastronômica. A cidade de Picada Café tem uma população de 5.200 habitantes e um acervo de aproximadamente 8000 e 200 livros. Para os números que vos mostro, e está no projeto em detalhes, só nos resta fomentarmos que este burgo mude seu nome para NOVA YORK CAFÉ ou PARIS CAFÉ! Num país, que a média de livro lido por habitante é baixíssima e que a grande maioria da população quase ficou em luto fechado pelos sete gols no derradeiro dia que a casa cai, o que cabe neste exato momento é um TIM TIM para eles, com vinho Cabernet Sauvignon.
É o relatório
2 – Mérito: qualquer tentativa seria redundância, pois tudo o que me coube foi investido no epílogo do parecer. Retorno Social: acima da média. Justificativa e Parecer: Totalmente favorável, pois a participação da LIC é de apenas 40,45% do evento. O restante já tem o SELO MINC, patrocínio das Prefeituras Municipais e receitas ali geradas.
3. Em conclusão, o projeto “Feira do Livro de Picada Café” é aprovado em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo receber incentivos no valor de até R$ 109.040,00 (cento e nove mil, e quarenta reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura/RS.
Porto Alegre, 24 de Julho de 2014.
Élvio Vargas
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
Em razão do Of. N° 06/14 da SEDAC, os projetos aprovados por este Conselho são considerados prioritários, sendo, portanto, dispensados da Avaliação Coletiva.
Sessão das 10 horas do dia 24 de julho de 2014.
Presentes: 20 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: André Kryszczun, Maria Eunice Azambuja de Araújo, Leandro Artur Anton, Adriana Donato dos Reis, Demétrio de Freitas Xavier, Franklin Cunha, Fabrício de Albuquerque Sortica, Hamilton Dias Braga, Leoveral Golzer Soares, Milton Flores da Cunha Mattos, Lisete Bertotto Corrêa, Loma Berenice Gomes Pereira, Rafael Pavan dos Passos, Luis Carlos Sadowiski da Silva, Jacqueline Custódio, Vinicius Vieira, Susana Fröhlich, Walter Galvani da Silveira.
Neidmar Roger Charao Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS