O projeto “1º Circuito Cultural de São Sepé” é aprovado.
1 – O “1º Circuito Cultural de São Sepé” será realizado no município de São Sepé, com a finalidade de proporcionar às escolas e comunidades o acesso à cultura e ao entretenimento através de peças teatrais, shows nativistas, apresentação de invernada artística, oficinas de iniciação teatral e expressão corporal, dança de salão, educativa e urbana. As oficinas de danças de salão e de expressão corporal, oferecidas para adultos e crianças da comunidade, os shows nativistas e a apresentação da invernada artística serão realizados na sede do CTG Ronda Crioula. O primeiro show musical acontecerá na abertura do projeto e o outro no encerramento das atividades no CTG, quando haverá apresentação dos alunos das oficinas de dança de salão e da Invernada Artística Tio Mino. O projeto levará a dez escolas oficinas de iniciação teatral, dança urbana, dança educativa e peças teatrais. A oficina de dança educativa será oferecida para alunos da APAE. As oficinas de iniciação teatral serão realizadas em duas escolas, as peças teatrais em cinco e a dança de rua em duas. O encerramento do projeto será no Ginásio Municipal de Esportes Nery Bueno Lopes. Na ocasião, os alunos mostrarão ao público o resultado do aprendizado das oficinas. O acesso às atividades do projeto será gratuito.
Este projeto foi idealizado a partir da solicitação das escolas que participaram do projeto cultural “Dançando com as Crianças nas Escolas” que em 2013 chegou a sua sétima edição. A sugestão da direção e de professores das escolas foi a de que fosse oferecido um projeto que contemplasse outras modalidades de danças, oficinas de iniciação teatral e atividades culturais que favorecessem o maior número possível de alunos, principalmente das escolas do interior do município. Assim, elaboramos este projeto, diversificando as atividades culturais nas escolas e incluindo a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Sepé – APAE, e ainda, oferecendo à população em geral, oficinas de dança de salão, de expressão corporal e shows nativistas, levando, desta forma, cultura e entretenimento à comunidade sepeense. O projeto procura estimular o exercício da cidadania e da produção de eventos culturais no município, despertando assim o aparecimento de novos talentos, o que permitirá aos participantes expressarem suas aptidões artísticas e assim sensibilizar e melhorar sua autoestima. Ainda cumpriremos, com a realização deste projeto, o nosso papel enquanto produtores culturais, fazendo um elo entre Secretaria Estadual de Cultura e a comunidade local, levando cultura, entretenimento e conhecimento com livre acesso. O projeto será desenvolvido em 06 períodos, sendo que cada período equivale a um mês.
Objetivos Específicos:
- Propiciar através das oficinas o aprendizado de novas habilidades e conhecimentos, oportunizando a experiência da prática corporal e artística;
- Proporcionar o conhecimento das lendas tradicionais e histórias folclóricas por meio da arte teatral;
- Oportunizar momentos de entretenimento cultural aos participantes do projeto e à comunidade através dos shows musicais;
- Oferecer aos participantes a oportunidade de expressar suas aptidões artísticas;
Metas:
Oficinas de dança de salão: 02;
Oficinas de expressão corporal: 02;
Oficina de dança educativa: 01;
Oficinas de dança urbana: 02;
Oficinas iniciação teatral: 02;
Apresentações teatrais: 05;
Apresentação da Invernada Artística: 01;
Apresentação alunos oficinas dança de salão: 01
Apresentação alunos oficinas de dança urbana, iniciação teatral e dança educativa Apresentação: 01
Público Pessoas: 1800
Show Nativista Tchê Tuco Show: 01
Show Nativista – Daiane Diniz e Grupo Show: 01
Custos:
Os custos apresentados para a realização do projeto, segundo avaliação do SAT e de nossa avaliação de projetos anteriores, estão dentro dos limites esperados para as respectivas atividades.
O financiamento do projeto será inteiramente de responsabilidade do sistema Pró-Cultura, LIC/RS e será de R$ 99.959,42. Apenas os deslocamentos dos atores para as apresentações teatrais que serão desenvolvidas nas escolas do interior do município serão realizados por veículos da Prefeitura Municipal.
O processo deu entrada no sistema em 29/03/2014, foi habilitado em 19/03/2014 e chegou às mãos deste Conselheiro em 17/06/2014.
É o relatório.
2 – Inúmeros projetos como este CIRCUITO CULTURAL DE SÃO SEPÉ 1 ª EDIÇÃO têm sido apresentados a este Conselho, e creio ter se firmado um consenso de que estes projetos culturais, especialmente quando organizados em e por pequenas comunidades interioranas, merecem nosso inteiro e solidário apoio. Espetáculos de teatro, danças, músicas regionais apresentados por artistas das comunidades se constituem num derradeiro baluarte contra a alienada e culturalmente infranivelada programação dos abrangentes meios de comunicação, sabendo-se que 95% dos lares brasileiros possuem aparelhos de TV.
De resto o processo encontra-se corretamente instruído, nele constando toda a documentação necessária para sua análise.
3. Em conclusão, o projeto “CIRCUITO CULTURAL DE SÃO SEPÉ, 1ª EDIÇÂO” é aprovado em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo receber incentivos no valor de até R$ 99.959,42 (noventa e nove mil, novecentos e cinquenta e nove reais e quarenta e dois centavos) do Sistema Estual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais Pró-Cultura/RS.
Porto Alegre, 21 de Julho de 2014.
Franklin João Marcantonio Cunha
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
Em razão do Of. N° 06/14 da SEDAC, os projetos aprovados por este Conselho são considerados prioritários, sendo, portanto, dispensados da Avaliação Coletiva.
Sessão das 14 horas do dia 21 de julho de 2014.
Presentes: 19 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Maria Eunice Azambuja de Araújo, Aldo Gonçalves Cardoso Júnior, Leandro Artur Anton, Adriana Donato dos Reis, Demétrio de Freitas Xavier, Élvio Pereira Vargas, Franklin Cunha, Fabrício de Albuquerque Sortica, Leoveral Golzer Soares, Milton Flores da Cunha Mattos, Lisete Bertotto Corrêa, Loma Berenice Gomes Pereira, Luis Carlos Sadowiski da Silva, Jacqueline Custódio, Vinicius Vieira, Susana Fröhlich, Walter Galvani da Silveira (17).
Neidmar Roger Charao Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS