O projeto “FEGOC - FESTIVAL DE MúSICA GOSPEL DE CARAZINHO 3 ª EDIÇÃO” é aprovado.
1 – O projeto “FEGOC – 3º Festival de Música Gospel de Carazinho – RS” objetiva oportunizar a cantores de música gospel um espaço para que possam expressar os seus talentos e alcançar sua profissionalização. O evento tem período de realização de 20/04/2015 à 15/02/2016 e encontra-se em sua terceira edição. Originalmente, o evento seria realizado em Carazinho, mas após alteração do proponente e aprovação do Setor de Análise Técnica, o evento será realizado na cidade de Passo Fundo na mesma data em que estará acontecendo a Semana Evangélica de Passo Fundo, evento de porte regional. O evento se realizará em três dias, com inicio em 09 de outubro e encerramento em 11 de outubro de 2015.
O projeto “Festival de Música Gospel de Carazinho – RS” refere-se à produção de um festival típico. As eliminatórias ocorrerão nos dias 09 e 10 e a grande final será no dia 11. O projeto prevê a gravação de um DVD e um CD ao vivo com as 14 canções das melhores classificadas com prensagem de 3000 exemplares, que serão assim distribuídos: SEDAC 500, Patrocinadores 500 e Distribuição geral 4000. O projeto não prevê comercialização. O orçamento total do projeto é de R$ 418.000,00, integralmente solicitado pelo sistema Pró-Cultura/RS. O produtor é DILCEU CORREA – ME, CEPC 4177.
Sobre as outras edições do festival o proponente relata “O Festival de Música Gospel de Carazinho – FEGOC, embora tenha tido somente duas edições, deixou a sua marca no cenário gospel da região. As edições realizadas em novembro de 1989 e em janeiro de 1991, oportunizaram a revelação de inúmeros talentos, dos quais muitos se destacaram no universo musical, tanto sendo intérpretes como compositores”.
Observa-se que o FEGOC não será ligado a uma denominação ou segmento religioso específico, ou qualquer ideologia ortodoxa, será aberto a qualquer pessoa de qualquer segmento ou denominação religiosa que queira interpretar músicas gospel.
É o relatório.
2 – O projeto encontra-se bem construindo contendo todas as informações necessárias para a análise de mérito.
Ao analisar o projeto, percebe-se o profundo conhecimento da música gospel por parte do produtor. Nesse sentido, faz-se necessário reproduzir o parágrafo em que o produtor conta brevemente a história da música gospel:
“Em inglês, ‘gospel’, derivada do inglês antigo ‘God-spell’, que significa good tidings, ou good news, em português, ‘boas novas’, aludindo ao Evangelho bíblico, que nos narra as ‘boas novas ao mundo’ — ou seja, a vinda de Cristo ao Mundo. Ainda que o termo, ‘Música Gospel’, possa abranger um campo da Música muito vasto, seus estilos, embora com nomes, possuem todos uma mesma essência e raiz — a música cristã negra nos Estados Unidos da América. Essa vertente foi migrando para outros estilos e ganhou o mundo, incorporando-se aos estilos regionais e hoje temos música gospel em todos os estilos imagináveis. Em uma esfera global, Thomas A. Dorsey é considerado por muitos o pai da música gospel. Artistas como Mahalia Jackson, Clara Ward e James Cleveland, Bessie Smith, Aretha Franklin, Ray Charles, Solomon Burke dentre outros, tiveram destaque. Deste estilo foram influenciados grupos e cantores rock dos anos 1950, desde ‘Bill Haley e seus Cometas’, passando por Jerry Lee Lewis, até Elvis Presley nos anos da década de 1960. Desde as décadas de 80 e 90 tiveram grande importância os corais e solistas, com destaque para Kirk Franklin e Fred Hammond. No Brasil os corais começaram a surgir nessa época, como o Raiz Coral, de Sergio Saas e Scooby, Coral Kadmiel, Coral Kemuel, Coral Etnã formado por Lael Martinez, Coral Resgate, e além de cantores solo e bandas como Ton Carfi, Karina Carfi, Leonardo Alcântara, Daniel Ribeiro(Panthro), ‘Karlus Antony’, Shirley Carvalhaes, e muitos outros.
A música gospel brasileira é fruto, também, da diversidade cultural presente no país, e sobre essa diversidade cultural é importante destacar que ela se manifesta nas variadas formas pelas quais se expressa, se enriquece e se transmite o patrimônio cultural de um povo, independente das variedades de expressões culturais, mas também através dos diferentes modos de criação, produção, difusão, distribuição e fruição das expressões culturais, quaisquer que sejam os meios e as tecnológicas empregadas.
Dentro desse contexto a música gospel não difere de nenhum outro tipo musical e não merece uma avaliação diferenciada.
3. Em conclusão o projeto “FEGOC - FESTIVAL DE MúSICA GOSPEL DE CARAZINHO 3 ª EDIÇÃO” é aprovado a receber incentivos até o valor de R$ 418.000,00 (quatrocentos e dezoito mil reais” do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 08 de dezembro de 2014.
Daniela Carvalhal Israel
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Em razão do Of. Nº 06/2014 da SEDAC, os projetos aprovados por este Conselho são considerados prioritários, sendo, portanto, dispensados da Avaliação Coletiva.
Sessão das 14 horas do dia 08 de dezembro de 2014.
Presentes: 18 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: André Kryszczun, Leandro Artur Anton, Demétrio de Freitas Xavier, Élvio Pereira Vargas, Franklin Cunha, Fabrício de Albuquerque Sortica, Leoveral Golzer Soares, Lisete Bertotto Corrêa, Rafael Pavan dos Passos, Jacqueline Custódio, Vinicius Vieira, Susana Fröhlich, Walter Galvani da Silveira (13)
Não acompanharam o Relator: Adriana Donato dos Reis, Luiz Carlos Sadowski da Silva (02)
Ausentes no momento da votação: Hamilton Dias Braga (01)
Neidmar Roger Charao Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
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