O projeto “Rock de Galpão Volume II: Missões” é aprovado.
1 – Trata o parecer de projeto cultural da área da Literatura, definido como evento não vinculado a data fixa, cujo produtor cultural é CLEVESTON FERRAZ E FERRAZ LTDA, sob responsabilidade legal de Tiago José Ferraz de Campos, que também é vocalista e guitarrista da banda.
O projeto prevê o Sistema Pró-cultura RS como única fonte de recursos, solicitando um total de R$ 117.140,00, valor integralmente habilitado pelo SAT, dividido da seguinte forma: 77,13% para produção e execução, 8,72% para divulgação, 8,43% para administração e 5,72% para impostos, taxas e seguros.
Tem como objetivo a edição de um livro de registros históricos e fotográficos do projeto Rock de Galpão Volume II: Missões, com anexo de DVD do show da banda gravado nas Missões, lançado em outubro último, ao qual será acrescentado material inédito, com mais de 20 minutos de cenas extras contendo depoimentos de renomados músicos e compositores do Rio Grande do Sul. O livro terá tiragem de 1000 unidades e lançamento na Feira do Livro de Porto Alegre, edição 2015, além de palestras em cinco cidades (Santo Ângelo, Santa Maria, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Florianópolis).
A banda Rock de Galpão transita pelo tradicionalismo, raiz do cancioneiro gaúcho, e o nativismo, propondo uma nova linguagem a partir do diálogo com ritmos internacionais. Considera que a produção musical de matriz “não-urbana” conta com pelo menos dez mil fonogramas gravados, mas pouco desse trabalho está devidamente registrado, contando com bibliografia restrita e fragmentada.
O desenho do livro prevê 200 a 206 páginas coloridas, no formato 207x207mm, a um custo unitário em torno de quarenta e cinco reais. A equipe de produção do livro conta com Hique Gomez e Bruna Padoan na produção textual, Eduardo Rocha Paz na curadoria e fotografia, Heloiza Averbuck, fotografia, Visual Comunicação e Design e Bruna Rauber na programação visual. Conta ainda com assessoria de imprensa de Andreia Hilgert.
Um blog será desenvolvido, com postagens semanais para divulgação do andamento do projeto até sua finalização.
As ações de divulgação propõem unir a cultura, música, história e meio acadêmico, bem como o meio pedagógico e didático através de palestras. Focando no marketing digital, terá investimento em mídias pagas e YouTube, além de banners nos locais de divulgação do livro e 500 cartazes impressos.
O plano de distribuição define distribuição das mil unidades em escolas públicas, escolas de música e fotografia, SEDAC, artistas envolvidos, mídia em geral, bibliotecas públicas e centros culturais.
A escolha pelo financiamento pelo Sistema Pró-Cultura RS se dá visando ao edital musical da Natura RS, e em segundo plano ao interesse de empresários gaúchos em produtos culturais de caráter regional.
É o relatório.
2 – A inovação proposta pela banda Rock de Galpão no cruzamento da música tradicional gaúcha com ritmos internacionais que vão do reggae ao rock caracteriza-se pelo ineditismo e criatividade, e teve grande reconhecimento do público, comprovado pelo sucesso desde seu primeiro disco até o lançamento do Volume II, ao vivo nas Missões.
A banda resgata grandes temas do cancioneiro gaúcho de matriz tradicionalista, e ainda de autores como Vitor Ramil e Almôndegas, promovendo uma nova linguagem dirigida, sobretudo, ao público jovem. Demonstra ainda uma preocupação com a integração ao contexto sulamericano, representada em seu segundo disco, ao vivo nas Missões, pela bela releitura do clássico de Atahualpa Yupanqui “Los Hermanos”, ao qual agrega uma levada Ska, ritmo bastante difundido na cena pop/rock platina.
O projeto do livro propõe a documentação bibliográfica, com ênfase clara no registro fotográfico desta experiência. A apresentação da proposta aponta para um produto qualificado, evidenciado pela qualidade do material anexo e da própria equipe envolvida, além de um plano de distribuição com clara ênfase na distribuição para escolas da rede pública.
3. Em conclusão, o projeto “Rock de Galpão Volume II: Missões” é aprovado em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 117.140,00 (cento e dezessete mil, cento e quarenta reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 6 de novembro de 2014.
Rafael Pavan dos Passos
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
Em razão do Of. Nº 06/2014 da SEDAC, os projetos aprovados por este Conselho são considerados prioritários, sendo, portanto, dispensados da Avaliação Coletiva.
Sessão das 10 horas do dia 6 de novembro de 2014.
Presentes: 17 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: André Kryszczun, Maria Eunice Azambuja de Araújo, Adriana Donato dos Reis, Demétrio de Freitas Xavier, Élvio Pereira Vargas, Fabrício de Albuquerque Sortica, Hamilton Dias Braga, Leoveral Golzer Soares, Milton Flores da Cunha Mattos, Lisete Bertotto Corrêa, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Jacqueline Custódio, Susana Fröhlich, Walter Galvani da Silveira (14)
Ausentes no momento da votação: Franklin Cunha (01)
Neidmar Roger Charao Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS