O projeto “Carnaval Cultural de Cristal 26ª Edição 2015” é aprovado.
1 – Evento vinculado a data fixa, no município de Cristal, em balneário homônimo, será realizado entre os dias 13 a 14 de fevereiro de 2015. Trata-se de projeto cultural da área de Carnaval de Rua, cujo proponente é a Prefeitura Municipal de Cristal. A equipe principal conta, entre outros, com corpo técnico da Prefeitura, envolvendo as secretarias da Fazenda e Turismo, Esporte e Lazer, e Cultura. O valor habilitado para financiamento via Sistema Pró-Cultura é de R$ 28.575,76.
Situada no limite entre as regiões Sul e Centro-Sul do Estado do Rio Grande do Sul, o município de Cristal integra-se à região turística da Costa Doce. Explorando o turismo de esporte e lazer em seus balneários à beira do Rio Camaquã, desde antes de sua emancipação, é polo regional de atração turística das comunidades rurais de municípios vizinhos, sendo também protagonistas das atividades culturais realizadas na sede de Cristal. A diversidade étnica é composta por descendentes de portugueses, alemães e remanescentes quilombolas, entre outras. O município tem apostado em sua identidade cultural e histórica, visando a fortalecer os laços culturais e promover a pesquisa histórica.
Tem como objetivo geral:
Realização do Carnaval Cultural de Cristal 2015
Como objetivos específicos:
Difundir a música popular brasileira;
Promover o jovem como protagonista de ações culturais;
Promover a participação da comunidade no fortalecimento do cenário cultural;
Fortalecer a rede cultural da Costa Doce;
Fortalecer a cultura local, integrando moradores do interior e da cidade.
Destaca-se no Carnaval de Cristal o incentivo ao protagonismo juvenil. A organização dos blocos é tarefa exclusiva dos jovens, em colaboração com seus familiares. A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Lazer e Cultura dispõe de programação e auxilia os jovens na organização dos blocos carnavalescos.
Uma das metas do Carnaval Cultural de Cristal 2015 é incentivar financeiramente até cinco blocos e premiar os três blocos que alcançarem melhor pontuação conforme regulamento. Seguindo essa lógica, propõe-se, para a edição de 2015, a contratação da Banda Turucutá, com seu espetáculo que integra o público à bateria, difunde a música popular brasileira (principalmente no que se refere às raízes afro-brasileira) e que se adapta e potencializa a harmonia entre foliões e os espaços públicos. Da mesma forma, propõe-se a contratação da Banda Tribo Brasil que traz consigo uma poética inspirada no cenário urbano, com críticas sociais, crônicas do cotidiano, e a preocupação com o meio ambiente. Com a proposta de pesquisa e prática da Música Popular Brasileira, toca ritmos como Samba, Baião, Maxixe, Choro, Bossa Nova, Ijexá/Afoxé e Samba Rock.
A divulgação ocorrerá por carro de som, típica do município, além de distribuição de panfletos e cartazes, bem como chamadas em rádios locais (principalmente comunitárias), e jornais regionais.
Todos os trabalhos administrativos, de pré-produção, produção e pós-produção, serão realizados pela própria Prefeitura Municipal.
É o relatório.
2 – O renascimento do carnaval de rua parece ser um fenômeno nacional, com repercussões no Rio Grande do Sul, o qual tem uma longa tradição popular carnavalesca. O projeto em tela apresenta grandes virtudes ao tratar-se de proposta da Prefeitura Municipal, portanto uma política pública de promoção desta manifestação da cultura popular através da mobilização da juventude local e articulada ao fomento à atividade turística na região.
Há uma relação direta entre os objetivos propostos e a escolha do grupo Turucutá Batucada Coletiva Independente para abertura, e da Tribo Brasil para encerramento, grupos musicais da cena de manifestações artísticas espontâneas de rua que estão na origem das tentativas recentes de retomada do carnaval de rua na área central da capital.
O projeto apresenta orçamento bastante ajustado à proposta, e utiliza recursos financeiros e humanos da Prefeitura Municipal e metodologia correspondente aos objetivos propostos.
3. Em conclusão, o projeto “Carnaval Cultural de Cristal 26ª Edição 2015” é aprovado, por reconhecimento de seu mérito, relevância e oportunidade, estando apto a receber incentivos até o valor de R$ 28.575,76 (vinte e oito mil, quinhentos e setenta e cinco reais e setenta e seis centavos) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 13 de outubro de 2014.
Rafael Pavan dos Passos
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
Em razão do Of. Nº 06/2014 da SEDAC, os projetos aprovados por este Conselho são considerados prioritários, sendo, portanto, dispensados da Avaliação Coletiva.
Sessão das 14 horas do dia 13 de outubro de 2014.
Presentes: 16 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: André Kryszczun, Adriana Donato dos Reis, Franklin Cunha, Fabrício de Albuquerque Sortica, Hamilton Dias Braga, Leoveral Golzer Soares, Milton Flores da Cunha Mattos, Lisete Bertotto Corrêa, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Jacqueline Custódio, Vinicius Vieira, Susana Fröhlich, Walter Galvani da Silveira (13)
Ausentes no momento da votação: Élvio Pereira Vargas (01)
Neidmar Roger Charao Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS