O projeto “Desafio de Trovadores e Canto da Juventude Gaúcha – 21ª edição” é aprovado.
1 – O projeto “Desafio de Trovadores e Canto da Juventude Gaúcha” passou pela análise técnica do Sistema Pró-Cultura e foi habilitado pela Secretaria, tendo sido encaminhado a este Conselho em conformidade com os termos da legislação em vigor, para análise e emissão de parecer. O projeto é encaminhado na área de Tradições e Eventos pela produtora cultural M.J. PRODUTORA DE EVENTOS LTDA – ME, do Bairro Sarandi, no Município de Porto Alegre, cuja responsável legal é a Senhora ORGINA JANDIRA DE MORAES. O evento não é vinculado a data fixa e deverá se realizar na Rua Assis Brasil, no Centro do Município de Cacequi. A coordenação artística será do Senhor José Oliveira Estivalet. A contadora responsável é a Senhora Cristiane M de Araújo, e a pessoa responsável pela prefeitura junto ao projeto é o Senhor Walter Nei da Luz Gomes, Secretário de Turismo de Cacequi. Os eventos serão realizados em um total de três dias, sendo o Canto da Juventude Gaúcha na sexta-feira e o Desafio de Trovadores no sábado e domingo. O Desafio de Trovadores contará com as modalidades de Trova Campeira (Mi-Maior de Gavetão), Trova Estilo Gildo de Freitas e Trova do Martelo, e é esperada a presença de 5000 mil pessoas. O evento terá ainda em sua programação a realização de shows de artistas renomados da música gauchesca. Toda a programação terá entrada franca.
É o relatório.
2 – O projeto está bem estruturado, com a metodologia adequada para atingir seus objetivos de realização de dois eventos, condicionados em um mesmo projeto. Devendo mobilizar um público de 5000 mil pessoas, objetiva-se, assim, valorizar e divulgar a cultura tradicional e popular gaúcha.
O primeiro evento será o Canto da Juventude Gaúcha, que terá um formato de um festival competitivo de músicas nativistas a serem apresentadas por jovens intérpretes. O segundo evento chama-se Desafio de Trovadores, por oportunizar que a trova – forma tradicional de Poesia oral improvisada praticada no Rio Grande do Sul – seja protagonista de um momento/espaço somente seu também através de um evento competitivo. O “Canto da Juventude Gaúcha” é um importante ponto de encontro para os jovens músicos de nosso estado. Já a música nativista é uma das mais fortes expressões artísticas dos gaúchos. Em suas poesias, o amor ao chão, à terra, às raízes. Com a realização de um festival como este, no qual a música nativista gaúcha é apresentada por estes jovens músicos, oportuniza-se e incentiva-se a manutenção desta importante manifestação artística, assim garantindo uma maior sobrevida para este gênero musical. O segundo evento Desafio de Trovadores, também em caráter competitivo, valoriza a trova, esta forma particular de poesia oral improvisada praticada no Rio Grande do Sul, através dos trovadores, verdadeiros poetas do improviso, a trova.
O acesso a todas as atividades do projeto será gratuito. A fim de estimular a participação de jovens e terceira idade, também serão premiados os melhores nas categorias Trova dos Potrilhos (até 12 anos e até 16 anos) e Trova dos Tordilhos (acima de 60 anos). Será premiado também o Trovador Mais Popular, no intuito de ampliar a participação do público no evento. Já o evento Canto da Juventude Gaúcha será subdividido nas categorias Mirim (até 12 anos), Infanto-Juvenil (até 16 anos) e Juvenil (até 20 anos). As inscrições para o evento Canto da Juventude Gaúcha estarão abertas até 30 dias antes da realização do evento, divididas por categoria. Haverá uma triagem das inscrições, sendo selecionados os seis melhores trabalhos de cada categoria. Serão premiados os três primeiros colocados de cada uma destas, contemplados com troféu e premiação em cheque. Para o Desafio de Trovadores, as inscrições estarão abertas a partir de 20 dias de antecedência ao evento. Iniciativa da Prefeitura Municipal de Cacequi, os eventos deste projeto objetivam preservar as tradições gaúchas, representadas, neste caso, pela música nativista e pela trova. Essas duas importantes manifestações da nossa cultura de raiz trazem consigo a essência do homem gaúcho, seu amor pela terra, sua linguagem, seu caráter e seu arquétipo. Sugiro para as próximas realizações do evento que os proponentes pensem um plano maior de divulgação e registro do festival. Pois o registro e a divulgação plena do evento possibilitarão um maior acesso para que todos os admiradores do gênero musical do projeto do estado e do país possam se programar, acompanhar o festival e aumentar o turismo, como é o objetivo dos idealizadores do evento.
3. Em conclusão, o projeto “Desafio de Trovadores e Canto da Juventude Gaúcha” é aprovado, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 228.930,00 (duzentos e vinte e oito mil e novecentos e trinta reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – PRÓ-CULTURA RS.
Porto Alegre, 24 de outubro de 2014.
Lisete Bertotto Corrêa
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Em razão do Of. Nº 06/2014 da SEDAC, os projetos aprovados por este Conselho são considerados prioritários, sendo, portanto, dispensados da Avaliação Coletiva.
Sessão das 10 horas do dia 24 de outubro de 2014.
Presentes: 18 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: André Kryszczun, Maria Eunice Azambuja de Araújo, Adriana Donato dos Reis, Élvio Pereira Vargas, Franklin Cunha, Fabrício de Albuquerque Sortica, Hamilton Dias Braga, Leoveral Golzer Soares, Milton Flores da Cunha Mattos, Rafael Pavan dos Passos, Jacqueline Custódio, Vinicius Vieira, Susana Fröhlich, Walter Galvani da Silveira (14)
Abstenções: Loma Berenice Gomes Pereira, Luiz Carlos Sadowski da Silva (02)
Neidmar Roger Charao Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS