O projeto “Encontro Fronteiriço de Artes, 2ª edição, 2014” é aprovado.
1 – Evento não vinculado a data fixa, a realizar-se no município de Itaqui. Trata-se de projeto cultural da área de Artes Integradas, cujo proponente é Jesproart Produções Artísticas, e responsável legal é Ileida Maria Vasconcelos de Souza. O valor habilitado para financiamento via Sistema Pró-Cultura é de R$ 150.250,00, o mesmo valor solicitado pelo proponente.
O 2º Encontro Fronteiriço de Artes – 2014 propõe-se como evento de inovação artística e regional, ao integrar artistas da região de fronteira entre Brasil e Argentina. O município de Itaqui integra-se à cidade argentina de Alvear através do transporte de balsa, formando um circuito de convergência e integração que atinge a cultura regional, influenciando diretamente na linguagem, arte e demais atividades.
As atividades ocorrerão durante dois dias, com público previsto de quatro mil pessoas, e contemplam espetáculos de dança, música, poesia e mostras culturais com artistas da região em formato não competitivo, promovendo a integração cultural.
Entre os artistas convidados, haverá brasileiros, argentinos e uruguaios. Todos eles receberão troféus pela participação.
O encontro propõe um palco livre à participação de trovadores, músicos, declamadores, dançarinos, entre outros artistas, bem como uma palestra com João Sampaio (poeta, compositor, e estudioso da cultura da América Latina), com o tema “As Manifestações Artísticas da Fronteira”.
O evento, com entrada franca, será realizado no CTG Rincão da Cruz, com capacidade para duas mil pessoas, que cederá o espaço de forma gratuita, tendo como fonte de recursos apenas o faturamento dos serviços de copa.
O objetivo central do evento é de criar um espaço destinado à integração artística e cultural que Itaqui-RS possui por ser uma cidade de fronteira.
Entre seus objetivos específicos constam:
Realizar um encontro de artistas de várias áreas da cultura gaúcha e latinoamericana;
Promover a integração entre os artistas da região da fronteira Itaquiense;
Incentivar todos os artistas a participar do Encontro Fronteiriço de Artes mostrando seus dons culturais, promovendo o intercâmbio, a renovação da linguagem artística e o aprendizado de novas técnicas através da palestra promovida;
Realizar shows musicais dentro das áreas artísticas com que a região identifique-se;
Realizar shows de danças de artistas e grupos de danças da região;
Promover mostras em um Palco Livre para a participação de trovadores, músicos, declamadores poetas, chuleadores, sapateadores de malambo, entre outros artistas.
O plano de divulgação, relatado no item metodologia, tem como foco o atendimento à região, por jornais e rádios localizadas no município que tenham alcance regional, além de mídia impressa, como cartazes, banners e faixas, a ser distribuída pelos municípios vizinhos. Está prevista a contratação de jornalista para tais serviços.
Está prevista ainda a gravação do evento e produção de DVDs que serão distribuídos para escolas do município, grupos artísticos participantes, autoridades e cidadãos – além de 10% previstos para o Sistema Pró-Cultura.
Não há aporte de recursos por parte da Prefeitura Municipal, mas há contato prévio com empresa local interessada em financiar o projeto.
É o relatório.
2 – O projeto tem o importante mérito de propor-se a promover a integração a partir da identidade gaúcha que historicamente une Brasil e Argentina, a partir de uma só paisagem natural e cultural que por si possibilitou o desenvolvimento de uma cultura comum ao habitante do bioma pampa, e que apenas aspectos geopolíticos trataram de apartar.
A reaproximação dos povos brasileiro, argentino e uruguaio através da identidade cultural é de extrema relevância, não só no que tange à tradição e ao folclore, mas pelo seu potencial de promover sobretudo em nós brasileiros uma identidade latino-americana, tão subestimada em nosso país, talvez pelo afastamento linguístico. Projetos como este deveriam ser promovidos em maior número, sobretudo pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, por vezes ensimesmado e restrito ao gaúcho rio-grandense, a despeito de perceber-se como pertencente a um país e um continente.
O evento, ao priorizar artistas da região da fronteira, demonstra coerência com os objetivos propostos. A montagem de um palco livre é louvável por propor um tipo de evento que não se restringe ao espetáculo, mas estimula a participação dos cidadãos-artistas, possibilitando até mesmo uma eventual descoberta de novos talentos locais.
Sugeriríamos apenas que fosse acrescida ao plano de divulgação a promoção do encontro à cidade vizinha de Alvear, na Argentina, a fim de ampliar a participação dos cidadãos daquela cidade no evento.
3. Em conclusão, o projeto “Encontro Fronteiriço de Artes, 2ª edição, 2014” é aprovado por reconhecimento de seu mérito, relevância e oportunidade, estando apto a receber incentivos até o valor máximo de R$ 150.250,00 (cento e cinquenta mil, duzentos e cinquenta reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 09 de outubro de 2014.
Rafael Pavan dos Passos
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Em razão do Of. Nº 06/2014 da SEDAC, os projetos aprovados por este Conselho são considerados prioritários, sendo, portanto, dispensados da Avaliação Coletiva.
Sessão das 10 horas do dia 09 de outubro de 2014.
Presentes: 14 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Adriana Donato dos Reis, Demétrio de Freitas Xavier, Élvio Pereira Vargas, Fabrício de Albuquerque Sortica, Leoveral Golzer Soares, Milton Flores da Cunha Mattos, Lisete Bertotto Corrêa, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Jacqueline Custódio, Susana Fröhlich, Walter Galvani da Silveira (12)
Ausentes no momento da votação: Franklin Cunha (01)
Neidmar Roger Charao Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS