O projeto “CIRCULAÇÃO DUO MÚSICA VIVA 1 ª EDIÇÃO 2015” é aprovado.
1 – O projeto CIRCULAÇÃO DUO MÚSICA VIVA 1 ª EDIÇÃO 2015, após habilitação do Setor de Análise Técnica da Secretaria de Estado da Cultura, é encaminhado a este Conselho, nos termos da legislação em vigor. O produtor cultural é Jean Luis Domingues, inscrito no CEPC: 5405
O período de realização previsto é de 15/05/2015 a 10/07/2015.
O projeto Duo Música Viva prevê a realização de apresentações musicais da dupla Jean Domingues e Cristina Cavalheiro, em Caxias do Sul, Passo Fundo, Porto Alegre, Pelotas e Santa Maria. É estimado um público em torno de 200 pessoas por apresentação, e o ingresso será de 1 kg de alimento. Além das apresentações, o Duo deverá proporcionar oficinas que buscarão desenvolver a percepção musical de cada ouvinte. Cristina é Graduada em Música pela UFRGS, e pós-graduada em Educação Musical pela Universidade Feevale de Novo Hamburgo. A musicista já foi agraciada com o prêmio Açorianos de Música. Jean Luis Domingues é graduado em História pela FAPA, com ênfase em História da Música. Estudou com o famoso guitarrista Julio Herrlein, autor do livro “Harmonia Funcional”, tornando-se assim também produtor cultural e fonográfico. A dupla, através de inúmeras experiências e um extenso currículo dedicado à música, compõe o Duo Música Viva. Cristina contribui com o violino e percussão nas apresentações, e Jean com o violão. Por meio da mescla interessante destes dois instrumentos, eles procuram extrair o que de melhor existe no repertório musical de todo o mundo, dando um toque especial a partir da experiência de cada um, e assim buscam desenvolver de maneira ampla a sensibilidade e o gosto musical de seus ouvintes. Atuantes também como professores de música e instrumentistas, eles possuem conhecimento da importância que o ensino musical tem, e por esta razão procuram elaborar o que de melhor há e levar expressões musicais do mundo também ao público do interior do estado, assim como aos estudantes.
Por meio das oficinas de apresentação didática, pretendem estimular todos os benefícios fornecidos pelo conhecimento e prática da música. Todas as apresentações ocorrerão em cidades universitárias, fortalecendo o vínculo existente entre os moradores das cidades e a forte influência dos estudantes nestas regiões. O projeto, em seus anexos, apresenta documentação completa para análise de seu mérito cultural.
O valor total do projeto, bem como o de financiamento habilitado pela LIC, é de R$ 100.100,00 (cem mil e cem reais). O contador é Marcus Vinícius Moraes (CRC: 70025).
É o relatório.
2 – O escopo do projeto CIRCULAÇÃO DUO MÚSICA VIVA – 1ª EDIÇÃO 2015 objetiva levar até aos ouvintes uma porção da cultura musical mundial. Não é pura e simplesmente uma apresentação musical em que os expectadores apenas escutam música, mas, além disso, aprendem sobre ela. Sua história e sua importância para o desenvolvimento sociocultural da sociedade. Com este projeto, o Duo quer ao mesmo tempo instruir, divertir e aguçar os ouvidos dos espectadores, apresentando um espetáculo didático musical em uma experimentação diferenciada. O conhecimento de história e de música, somada à experiência profissional dos artistas, criou um programa educativo que possibilita pessoas de todas as idades participarem de uma viagem pela história e pelo mundo, com canções famosas que vão do cancioneiro regional, passando pelo tango, pop, rock, a trilhas sonoras de filmes famosos. Os ouvintes poderão prestigiar e conhecer toda essa versatilidade sonora em uma proposta de interação em que todos aprendem, todos participam e todos se divertem.
A sonoridade peculiar e única produzida pela junção do violão e do violino transforma músicas conhecidas em uma harmoniosa sensação. As músicas ganham uma interpretação pessoal em que se pode sentir a leveza, a dinâmica e a robustez dos intérpretes. As obras serão apresentadas ao vivo. Esse formato de apresentação prende o espectador, que, acompanhando cada detalhe da execução, cada nota, os movimentos do arco, as batidas do violão, a interação entre os instrumentos e suas complexidades, pode se sentir parte do todo. Somado a este formato, o público conhecerá a história do compositor e da música, em que época ocorreu e a qual gênero ela faz parte, de modo didático e educativo, em um diálogo de trocas de experiências. Os artistas estimam uma média de 50 participantes por oficina, por ordem de inscrição e interesses. Entre os objetivos propostos há o de realizar gratuitamente as apresentações do Duo Música Viva e ministrar oficinas de ensino musical em cinco cidades do interior do Rio Grande do Sul, cujo ingresso deverá ser a doação de alimentos não perecíveis.
3. Em conclusão, o projeto “CIRCULAÇÃO DUO MÚSICA VIVA 1° EDIÇÃO 2015” é aprovado em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 100.100,00 (cem mil e cem reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 04 de novembro de 2014.
Loma Berenice Gomes Pereira
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Em razão do Of. Nº 06/2014 da SEDAC, os projetos aprovados por este Conselho são considerados prioritários, sendo, portanto, dispensados da Avaliação Coletiva.
Sessão das 14 horas do dia 4 de novembro de 2014.
Presentes: 22 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Maria Eunice Azambuja de Araújo, Aldo Gonçalves Cardoso Júnior, Leandro Artur Anton, Adriana Donato dos Reis, Demétrio de Freitas Xavier, Élvio Pereira Vargas, Hamilton Dias Braga, Leoveral Golzer Soares, Daniela Carvalhal Israel, Milton Flores da Cunha Mattos, Rafael Pavan dos Passos, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Jacqueline Custódio, Vinicius Vieira, Susana Fröhlich, Walter Galvani da Silveira (16)
Abstenções: Lisete Bertotto Corrêa (01)
Ausentes no momento da votação: Franklin Cunha, Fabrício de Albuquerque Sortica, André Kryszczun (03)
Neidmar Roger Charao Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS