O projeto “LENDAS DO SUL” é aprovado.
Distribuído em 28.08.2014
Produtor Cultural: Bruno César Alves Marcelino
Área do Projeto: MÚSICA – Gravação de um DVD.
Período de Realização: não vinculado a data fixa
Contador: José Fernando Martins Mendes
1 – O projeto “LENDAS DO SUL” solicita a este colegiado o financiamento para produzir 1000 DVDs. Este tem nas suas metas um diálogo musical que ocorrerá nas “RUÍNAS DE SÃO MIGUEL” – Lendário Palco Fundação do fogo seminal para um começo de mundo – linha de tempo a partir das dominações luso-hispânicas, com seu eixo centrado nas “Coroas Monárquicas” destes países, maiores detentores das cartas náuticas, erários incomensuráveis e sede para conquistas colonizadoras que fossem agregar maiores tesouros e terras para seus reinos e projeções de triunfo para o PAPADO de então...
Esse diálogo musical e filmagem será cerzido em pauta e melódica poética por Carlos Walker e Carlos Di Jaguarão, num bem atado laço de chamamé, milongas, vanerão, rancheira, guarânia, xote e outros. Todo esse arreamento constituído por sons e requintado trabalho de cutelaria nos arranjos tem a marca de Carlos Walker e do compositor Carlos Rebolças. Ao ouvi-los através do YouTube, fica clara, audível e muito bem marcada a influência da bossa nova, algo inovador, o que me atrevo a neologizar de um “SULISOMNOVIPAMPA”. Aproveito e batizo!
(Carlos Walker, Carlos Di Jaguarão e Carlos Rebolças são músicos de longa trajetória e já compuseram trilhas para novelas).
Nossa cultura SULINA é riquíssima e pouco explorada. Somente os mais curiosos conhecem e dominam as regionalíssimas palavras que se misturam com as charlas, fumaças e mateadas no convívio ainda virginal dos galpões. Simões Lopes Neto foi o pioneiro no Brasil, catalogando esses instigantes causos que adornavam a tradição oral dos homens e mulheres que ganhavam a vida na dura e cáustica lida do campo e os materializou na literatura. Guimarães Rosa reeditou todo esse garimpo, e, inspirado no nosso precursor, notabilizou-se no seu livro “Grande Sertão: Veredas”.
Pois não é que estes moços com TEATINA intuição ,trilharam pela mesma picada e deram uma moldura musical a estes extraviados fragmentos épicos e recortes de nossas lendas, laçando o cavalo do NEGRINHO DO PASTOREIO.
É o relatório.
2 – Mérito: Este projeto está entre os finalistas do CONCURSO NATURA, indo para a fase 4, o que lhe confere um selo de alta qualidade, tendo em vista o número de concorrentes que participaram nas fases anteriores oriundos de todo o território nacional.
Retorno Social: Conforme o proponente, será garantida a gratuidade a todas as pessoas no show de gravação e nas apresentações musicais do projeto. Os DVDs confeccionados serão distribuídos gratuitamente.
- A gravação ocorrerá nas RUÍNAS DE SÃO MIGUEL.
- Shows: Porto Alegre e Jaguarão.
- Nestes espetáculos, os protagonistas estarão acompanhados de renomados músicos nacionais.
Justificativa e Parecer: Amplamente favorável.
3 - Em conclusão, o projeto “LENDAS DO SUL” é aprovado, em razão do seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo vir a receber incentivos no valor de até R$ 96.655,20 (noventa e seis mil, seiscentos e cinqüenta e cinco reais e vinte centavos) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró Cultura- RS.
Porto Alegre, 12 de setembro de 2014.
Élvio Vargas
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Em razão do Of. Nº 06/2014 da SEDAC, os projetos aprovados por este Conselho são considerados prioritários, sendo, portanto, dispensados da Avaliação Coletiva.
Sessão das 10 horas do dia 12 de setembro de 2014.
Presentes: 18 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: André Kryszczun, Maria Eunice Azambuja de Araújo, Adriana Donato dos Reis, Franklin Cunha, Fabrício de Albuquerque Sortica, Hamilton Dias Braga, Leoveral Golzer Soares, Daniela Carvalhal Israel, Lisete Bertotto Corrêa, Loma Berenice Gomes Pereira, Rafael Pavan dos Passos, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Jacqueline Custódio, Vinicius Vieira, Susana Fröhlich, Walter Galvani da Silveira (16)
Neidmar Roger Charao Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS