O projeto “MÁQUINA LATINO-AMERICANA DE RITMO” é aprovado.
1 – O projeto é apresentado por LUCIANO BALEN, também responsável legal.
Foi submetido à análise técnica por parte do Sistema Pró-Cultura e habilitado pela Secretaria, sendo encaminhado a este Conselho.
Consta o profissional responsável pela Contadoria.
Trata-se de evento não vinculado a data fixa, pré-selecionado no Edital Natura Musical RS, que consiste de “...gravação de CD inédito com 10 músicas com realização de 6 shows de lançamento. Produção de 5 pequenos vídeos. Disponibilização de 3 faixas para download gratuito, e todas as 10 faixas para streaming. O Projeto CCOMA tem como sua matéria-prima a música produzida eletronicamente, utilizando-se de elementos orgânicos como as percussões, trompete, o flugelhorn, zurna, acordeom e hang drum. Este novo trabalho é influenciado pela música de raiz da América do Sul, pesquisando ritmos e melodias como a Milonga, Chamamé, Cumbia, Guaranias, Vaneiras, ritmos da Costa do Pacífico Colombiano, entre outros.”
O período total de trabalho previsto em cronograma é de 12 meses.
A prensagem de CDs prevista é de mil exemplares, sendo 100 destinados à SEDAC, 100 à Natura e 800 à “Imprensa, produtores de festivais, músicos, etc.”
Não se prevê, portanto, comercialização.
Da mesma forma, os espetáculos terão acesso gratuito. Serão realizados em Caxias do Sul, Paraty, Ouro Preto, Porto Alegre, Bento Gonçalves e São Paulo, sendo o segundo e o terceiro – Paraty e Ouro Preto – no marco do prestigiado festival internacional de música instrumental MIMO.
Os objetivos elencados são claros, e o processo está devidamente instruído.
Para sua completa realização, os custos do projeto alcançam o valor de R$ 200.000,00, integralmente solicitados ao Sistema Pró-Cultura.
É o relatório.
2 – O projeto CCOMA, duo caxiense formado por Roberto Scopel e Luciano Balen, indica, no projeto em exame, endereços de internet onde se pode apreciar não só seu trabalho musical, mas também uma boa amostra da linguagem de vídeo que propõe para a difusão desse conceito musical. O CCOMA, contemporâneo e seriamente irreverente, atua em uma área ainda pouco representada no Rio Grande do Sul: a associação da pesquisa musical – neste caso sobre sonoridades, formas e ritmos do universo popular e folclórico – e a chamada música eletrônica.
Roberto Scopel e Luciano Balen são instrumentistas e aliam a criação por meio de instrumentos eletrônicos e computação à interpretação de diversos instrumentos chamados orgânicos.
Seu trabalho recentemente transitou diversos palcos europeus, diante de públicos específicos de tais conceitos experimentais.
Ainda que o projeto deixe claro que as músicas serão produzidas durante o processo, fica claro, sobretudo no objetivo principal apresentado, o protagonismo de um conceito de integração das sonoridades rio-grandenses com o universo latino-americano.
Nesse contexto, oportuno recordar que o movimento de aproximação do tradicional com o contemporâneo (este representado pela música apoiada nas novas tecnologias) se dá, saudavelmente, nos dois sentidos. Recentemente, por exemplo, o grande intérprete de charango Jaime Torres, argentino de traços indígenas, notabilizado pela atuação na Misa Criolla de Ariel Ramirez e certamente um dos músicos populares americanos de maior trânsito europeu, produziu um trabalho verdadeiramente excepcional, aliando o universo andino à música eletrônica, chamado Electroplano.
A isso se propõem esses dois caxienses e nada parece indicar que não possam lográ-lo.
A planilha de custo dá conta de uma produção intensa, com valores, em sua maioria, aparentemente compatíveis e mesmo modestos, notadamente na remuneração dos próprios músicos.
3. Em conclusão, o projeto “MÁQUINA LATINO-AMERICANA DE RITMO” é aprovado, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 27 de outubro de 2014.
Demétrio de Freitas Xavier
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Em razão do Of. Nº 06/2014 da SEDAC, os projetos aprovados por este Conselho são considerados prioritários, sendo, portanto, dispensados da Avaliação Coletiva.
Sessão das 14 horas do dia 27 de outubro de 2014.
Presentes: 19 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Leandro Artur Anton, Adriana Donato dos Reis, Élvio Pereira Vargas, Fabrício de Albuquerque Sortica, Hamilton Dias Braga, Leoveral Golzer Soares, Daniela Carvalhal Israel, Milton Flores da Cunha Mattos, Lisete Bertotto Corrêa, Loma Berenice Gomes Pereira, Rafael Pavan dos Passos, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Jacqueline Custódio, Susana Fröhlich, Walter Galvani da Silveira (15)
Ausentes no momento da votação: André Kryszczun, Franklin Cunha (02)
Neidmar Roger Charao Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
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