O projeto “Paixão de Cristo” é aprovado.
1 – PRODUTOR: ASSOCIAÇÃO CULTURAL DO IMIGRANTE
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 27.03.2015 a 28.03.2015
ÁREA: TEATRO- ARTES CÊNICAS.
CONTADOR: ESCRITÓRIO CONTÁBIL DAL MOLIN LTDA
O projeto “Paixão de Cristo”, décima edição, será desenvolvido nos dias 28 e 29 de março de 2015, em frente ao CONVENTO SÃO BOAVENTURA, em Daltro Filho, que está entre os maiores do estado em importância e tradição.
Alguns registros, não sei se supérfluos ou importantes sobre o tema...
- A Via Dolorosa é uma rua na cidade velha de Jerusalém que começa na Porta do Leão e percorre a parte ocidental da mesma cidade, terminando na Igreja do Santo Sepulcro. Pelos ritos antigos, eram 12 estações, e agora representam 14. Essa rua possui 9 ESTAÇÕES, e as outras 5 últimas estão dentro do Santo Sepulcro. Existe um gládio histórico entre os estudos Crísticos, quanto a se Jesus cumpriu toda essa purgada travessia, pois a rua não existia antes de um século após sua morte. A verdadeira história sempre está oculta, o que sabemos, é aquilo que merecemos saber.
No livro “A Última tentação de Cristo”, do romancista grego NIKOS KAZANTZÁKIS, ele tece, ficcionalmente, a possibilidade de que Madalena tenha vivido um affair com Jesus Cristo. Esse romance foi vertido para o cinema com um título homônimo. Inspirados nessa possibilidade, três escritores britânicos escreveram a “Linhagem do Santo Graal”, em que fazem várias releituras sobre a possibilidade de Jesus Cristo ter sido trocado por um sósia e igualmente ter personificado esta “Paixão de Cristo”, culminando com a fuga do casal para a França. Introduzem nesta amálgama outras passagens que muito enriquecem o tema. No sucedâneo destes dois livros, surge o mote (para não dizer plágio) do ficcionista histórico Dan Brown, que liquidifica todos esses autores e publica seu best seller “O Código Da Vinci”, que ganhou uma bem sucedida versão para o cinema. Resultado: Os britânicos autores do Santo Graal entraram na justiça alegando plágio de Dan Brown, e perderam numa corte inglesa. O grego Kazantzákis, pronto para ser nobelizado, assiste a seu prêmio ser crucificado, pela influência da IGREJA ORTODOXA GREGA sobre a comissão que preside a indicação de todos aqueles que concorrem ao prêmio em seus diversos segmentos.
Existem mais dois livros, entre tantos, que gravitam veladamente sobre esses assuntos:
A Vida mística de Jesus, de H. Spencer Lewis – Ph.D.
Jesus viveu na Índia – A desconhecida história de Cristo antes e depois da crucificação, de Holger Kersten.
Entre os inúmeros filmes sobre JESUS CRISTO, por dois tenho preferência:
O Evangelho segundo São Matheus de Paolo Pasolini.
A Paixão de Cristo de Mel Gibson.
No primeiro, a passagem do evangelho, a escolha dos discípulos, a missão do PAI levada ao risco máximo da vida e posterior crucificação, tendo em vista a dominação romana. A conspiração do CAIFÁS, pondo em dúvida a verdadeira linhagem e origem do MESSIAS para transformar-se no Rei dos Judeus. O último aborda o seu exílio no MONTE DAS OLIVEIRAS, premeditando o beijo de JUDAS para o reconhecimento da Guarda Pretoriana de que ele era o líder dos discípulos e deveria ser levado ao PÔNCIO PILATOS. Julgamento, indagação íntima, tormento e o conflito de cósmica consciência se o ROTEIRISTA DIVINO estava plenamente certo em seus fatais desígnios até a crucificação.
É o relatório.
2 – Descrição do projeto:
O projeto aqui exposto está indo para sua décima edição.
Existem vários no Brasil nas cidades de Jandira, Pirapora do Bom Jesus, Itupeva, e um dos mais famosos deles é encenado em SANTANA DA PARNAÍBA.
Quinze mil pessoas das cidades vizinhas assistem com suas famílias a este espetáculo, gerando turismo, intercâmbio cultural, fraternidade e novos laços de sadias convivências, sendo o maior ao ar livre no estado.
Abertura com a Orquestra Municipal do Imigrante, shows pirotécnicos e a trilha sonora que acompanha tradicionalmente este evento.
Fechamento com a Orquestra e shows pirotécnicos.
Gratuidade total.
Receitas originárias das prefeituras: R$ 29.150,00
Reabilito a glosa feita no item 3.3 Captação de Recurso.
Justificativa:
Toda e qualquer justificativa está roteirizadas nas linhas acima.
Mérito e desenvolvimento social para o estado:
Este evento é popular, sobre um líder que surgiu do povo e por este foi sacrificado. Reúne todos, desde os menores de idade, congrega famílias e as transforma em figurantes. É de total acesso, rigorosamente planejado e horizontaliza todas as classes em torno de um homem que, desde o seu nascimento, vem atraindo seguidores e, através de suas palavras, vem distribuindo fraternidade ao mundo.
Quanto a sua importância para a sociedade e retorno social:
Sou amplamente favorável.
Justificativa e parecer:
Amplamente favorável.
3. Em conclusão, o projeto “Paixão de Cristo” é aprovado, em razão do seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo a vir receber incentivos até o valor de R$ 262.359,20 (duzentos e sessenta e dois mil trezentos e cinquenta e nova reais e vinte centavos) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró Cultura RS.
Porto Alegre, 10 de novembro de 2014.
Élvio Vargas
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
Em razão do Of. Nº 06/2014 da SEDAC, os projetos aprovados por este Conselho são considerados prioritários, sendo, portanto, dispensados da Avaliação Coletiva.
Sessão das 14 horas do dia 10 de novembro de 2014.
Presentes: 15 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: André Kryszczun, Adriana Donato dos Reis, Franklin Cunha, Fabrício de Albuquerque Sortica, Hamilton Dias Braga, Leoveral Golzer Soares, Daniela Carvalhal Israel, Milton Flores da Cunha Mattos, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Jacqueline Custódio, Susana Fröhlich (11)
Abstenções: Loma Berenice Gomes Pereira (01)
Ausentes no momento da votação: Walter Galvani da Silveira (01)
Neidmar Roger Charao Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS