O projeto “Songbook – Luiz Carlos Borges ‘A Alma Atada na Gaita’” é aprovado.
Produtor: Émerson João Maicá
Evento não vinculado a data fixa.
Área do Projeto: Literatura.
Contador: Marcos Volnei dos Santos.
1 – Cinquenta anos ou meio século de gaiteiro, compositor, arranjador, cantor e outros solfejos de uma intensa vida dedicada aos palcos e campereadas que ultrapassam os alambrados do RIO GRANDE... Não é um feito muito comum, sequer – fácil!
Luiz Carlos Borges transita num universo dos grandes nomes que aprendemos a respeitar quando o fole da gaita dedilha músicas que nos engrandecem no telúrico, nas suas regionalíssimas canções (em variados ritmos de nossa sul platinidade), numa rica oferta que pode ser ouvida aqui ou em qualquer parte do mundo. Unívoca na sua universalidade. Não é menor que o SIVUCA, HERMETO PASCOAL, LUIZ GONZAGA, DOMINGUINHOS e outros... Pelas palavras de Ataualpa Yupanque... Derramadas pela voz de Mercedes Sosa (amiga e companheira de palco em apresentações na Argentina). Cada qual com su trabajo!
O Songbook do Borges é a biografia do nosso compositor escrita por Vinícius Brum. Nesta, iremos conhecer a trajetória familiar e profissional, o desejo de ser cantor, a vida universitária, os festivais... até a sua consagração pela crítica e público. No último capítulo desta obra, Luiz Carlos Borges fala sobre o seu estilo de criação. Das 150 canções, foram selecionadas 50 para compor este catálogo. Entre elas: Tropa de Osso, Coração de Gaiteiro, Florêncio Guerra e Missioneira. Todas as 5.000 cópias serão distribuídas gratuitamente.
Desde o final dos anos 70, o gaiteiro vem atando sua alma na gaita. Além de músico é o criador do Musicanto Sul Americano, na cidade de Santa Rosa. Um festival que nos contempla com várias sonoridades brasileiras e platinas, estabelecendo um rico intercâmbio sul americano. Excursionou e gravou com Mercedes Sosa, Antonio Tarrago Ros e recentemente gravou um CD na Argentina. Borges já conquistou seu legado em nossa história e memória musical.
Este projeto foi selecionado pelo EDITAL NATURA – RS, a exemplo de tantos outros...
Todo o conteúdo do Songbook será disponibilizado em um Web Site do artista, permitindo um download e a utilização das partituras. Constarão neste: 50 partituras com arranjos para acordeom, imagens e manuscritos inéditos.
Objetivos específicos:
Pesquisa sobre o artista, obra e contribuição com o seu acervo para o ‘‘MEMORIAL LITERÁRIO DA CULTURA GAÚCHA”.
Outros retornos pela contrapartida:
5 oficinas ministradas pelo próprio artista
Possibilidade de dialogar com o artista durante as oficinas sobre criação e mercados da música regional.
Doação de 2.000 cópias para Escolas Públicas do RS, 1.000 cópias para Bibliotecas Gaúchas, 1.000 cópias para espaços culturais da América Latina. 500 para a Sedac e 500 para o patrocinador.
É o relatório.
2 – Mérito: E por falar em... Aqui reproduzo um fragmento do poema “Noites, penas e guitarras”, do saudoso Aparício Silva Rillo, musicado por Luiz Carlos Borges, um dos tantos em que eles amadrinharam-se em parcerias:
(...) Na cancha reta das cordas
disparam mal enfrenados
os fletes negros dos sonhos
que se tornaram aporreados
Eu que amansei tigres xucros
a braço, mango e chilenas
nem mesmo fiz redomona
minha tropilha de penas (...)
Maiores registros sobre o mérito nas linhas citadas no texto acima.
Retorno Social: amplamente detalhado nas linhas anteriores...
Justificativa e parecer: amplamente favorável.
3. Em conclusão, o projeto “Songbook – Luiz Carlos Borges ‘Alma Atada na Gaita’” é aprovado, em razão do seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 23 de outubro de 2014.
Élvio Pereira Vargas
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
Em razão do Of. Nº 06/2014 da SEDAC, os projetos aprovados por este Conselho são considerados prioritários, sendo, portanto, dispensados da Avaliação Coletiva.
Sessão das 14 horas do dia 23 de outubro de 2014.
Presentes: 18 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: André Kryszczun, Maria Eunice Azambuja de Araújo, Leandro Artur Anton, Adriana Donato dos Reis, Demétrio de Freitas Xavier, Fabrício de Albuquerque Sortica, Hamilton Dias Braga, Leoveral Golzer Soares, Milton Flores da Cunha Mattos, Lisete Bertotto Corrêa, Loma Berenice Gomes Pereira, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Jacqueline Custódio, Vinicius Vieira, Walter Galvani da Silveira (15)
Ausentes no momento da votação: Susana Fröhlich (01)
Neidmar Roger Charao Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS