O projeto “DVD SONS DO SUL - CAMERATA PAMPEANA” é aprovado.
1 – O projeto “DVD SONS DO SUL - CAMERATA PAMPEANA” é um evento não vinculado a data fixa, cujo produtor é J. A. BRITTES PRODUÇÕES LTDA, CEPC 3285.
O projeto consiste na gravação do DVD Sons do Sul – Camerata Pampeana, incluindo a realização de shows de lançamento em Porto Alegre, São Paulo e Brasília. Com direção de Eduardo Muniz, o DVD será gravado ao vivo no Theatro São Pedro de Porto Alegre, sendo composto pela realização de um concerto da Camerata Pampeana e um minidocumentário com relato do Maestro Tasso Bangel abordando um histórico sobre a música gaúcha nestes sessenta e seis anos transcorridos desde que fundou o Conjunto Farroupilha, em 1948, até a sua mais recente criação, a Camerata Pampeana. Com músicas e arranjos do Maestro Tasso Bangel, o DVD Sons do Sul mostrará toda a beleza contida na tradição da cultura regional sulina, afirmando e mostrando uma nova etapa musical que se abre para o desenvolvimento cultural do pampa gaucho.
O projeto prevê ainda a produção de 1000 cópias em DVD, e estima um público de 5000 pessoas nos três shows programados. A entrada nos shows será gratuita.
O valor solicitado ao Sistema Pró-Cultura é de R$ 289.915,00, e não existe receita de comercialização.
É o relatório.
2 – O projeto encontra-se bem elaborado, contendo todas as informações para sua análise de mérito.
O DVD Sons do Sul pretende mostrar ao público a história da música gaúcha através da trajetória do Conjunto Farroupilha, grupo pioneiro em espalhar a música gauchesca pelo Brasil, ao mesmo tempo em que se propõe a apresentar a originalidade e inovação do atual trabalho da Camerata Pampeana, cuja proposta abre perspectivas para a renovação estética da música tradicional do Rio Grande do Sul. Este projeto traz um novo formato musical para a música tradicional do Rio Grande do Sul, abrindo novas perspectivas para a produção cultural do Estado. A integração de violinos, viola e violoncelo com o acordeão e o violão, na formação da Camerata Pampena, juntamente com arranjos diferenciados, conferem originalidade e inovação ao projeto Sons do Sul. O diálogo entre a música fundadora da identidade gaúcha e composições contemporâneas também contribui para a singularidade desta proposta.
Esses aspectos evidenciados no parecer revelam a importância e a pertinência do projeto apresentado ao Sistema Pró-Cultura. Atualizar a música tradicional é manter a saudável evolução e transformação que a arte tanto necessita, de forma que, assim, o projeto reforça seu mérito cultural.
3. Em conclusão, o projeto “DVD SONS DO SUL - CAMERATA PAMPEANA” é aprovado a receber incentivos até o valor de R$ 289.915,00 (duzentos e oitenta e nove mil novecentos e quinze reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 8 de dezembro de 2014.
Daniela Carvalhal Israel
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
Em razão do Of. Nº 06/2014 da SEDAC, os projetos aprovados por este Conselho são considerados prioritários, sendo, portanto, dispensados da Avaliação Coletiva.
Sessão das 10 horas do dia 09 de dezembro de 2014.
Presentes: 18 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: André Kryszczun, Adriana Donato dos Reis, Demétrio de Freitas Xavier, Élvio Pereira Vargas, Franklin Cunha, Fabrício de Albuquerque Sortica, Hamilton Dias Braga, Leoveral Golzer Soares, Milton Flores da Cunha Mattos, Lisete Bertotto Corrêa, Rafael Pavan dos Passos, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Jacqueline Custódio, Vinicius Vieira, Susana Fröhlich, Walter Galvani da Silveira (16)
Neidmar Roger Charao Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS