O projeto “CORRENTE DO SORRISO" é aprovado.
1 - O projeto “CORRENTE DO SORRISO” solicita a liberação de até R$ 279.209,82 (duzentos e setenta e nove mil e duzentos e nove reais) em isenções fiscais ao Sistema Pró-Cultura.
O projeto se enquadra no segmento de Música: Evento, não vinculado a data fixa.
O proponente do projeto é a TRANK WAY PRODUTORA DE EVENTOS LTDA, CEPC Nº 471, na figura de seu representante legal RAFAEL LEMOS, que também é responsável pela produção geral. A equipe principal é formada ainda por: Ivo Mozart A. de Castro ME (músico e palestrante); Daniel La Porta (Coordenador Técnico); Foccus Promoções e eventos Ltda (Coordenação administrativa e acompanhamento do projeto). O contador é Milton Dinor Deconto, CRC: 43696 RS.
Durante 03 meses letivos de 2015, escolas de 12 municípios gaúchos participarão do projeto “Corrente do Sorriso”. Alunos de Porto Alegre, Alvorada, Viamão, Rio Grande, Bento Gonçalves, Santa Maria, Passo Fundo, Erechim, São Leopoldo, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Caxias do Sul terão a oportunidade de assistir a um show de música ao vivo, debater temas de interesse com um artista que possui linguagem e experiências comuns às deles e se expressar por meio da fotografia e de redes sociais. Ao todo, serão 25 shows palestra com o músico e compositor Ivo Mozart em instituições públicas de ensino. Nesses encontros musicais, Ivo Mozart conversará sobre sua experiência profissional, sobre os caminhos que o levaram a seguir esta profissão, sonhos, viagens, bullying, autoestima e os valores tratados em cada uma de suas canções (Gratidão, Desapego, Alegria, Encanto, Esperança, Naturalidade, Positividade e Perseverança). Ao final do encontro, o músico convidará os alunos a participarem da ação “Corrente do Sorriso”, uma competição entre escolas que objetiva arrecadar o maior número de sorrisos de colegas, amigos, parentes, vizinhos, etc. A mecânica da ação, que constará no encarte do CD do músico que será distribuído durante o show, consiste em: Colocarem prática os valores debatidos e fotografar o momento em que alguém sorri enquanto é atingido por eles. As fotos serão postadas no Facebook com as hashtags do nome da escola, do valor escolhido e #CorrenteDoSorriso. A escola que coletar e postar mais sorrisos nesta gincana será premiada com instrumentos para formação de uma orquestra estudantil.
Tem como metas: 25 shows palestra; mobilizar 25 escolas; e uma ação “Corrente Sorriso” que premiará o vencedor com instrumentos para orquestra estudantil:
O seu Plano de distribuição prevê:
- 20.000 CDs com encarte da mecânica da ação, sendo 2000 para Secretaria de Estado da Cultura e - 18.000 para as escolas abrangidas pelo projeto;
- 05 Afinadores para instrumento de corda
- 01 Amplificador p/ guitarra
- 01 Amplificador para contra-baixo
- 01 Amplificador para teclado Corrente do Sorriso"
- 01 Bateria acústica Escola vencedora da Ação "Corrente do Sorriso"
- 02 Bumbos com talabarte e baqueta Escola vencedora da Ação "Corrente do Sorriso"
- 01 Contra-baixo elétrico Escola vencedora da Ação "Corrente do Sorriso"
- 02 Escaletas Escola vencedora da Ação "Corrente do Sorriso"
- 30 Estantes para partitura Escola vencedora da Ação "Corrente do Sorriso"
- 02 Flautas doce contralto Escola vencedora da Ação "Corrente do Sorriso"
- 02 Flautas doce soprano Escola vencedora da Ação "Corrente do Sorriso"
- 01 Ganza de Platinela Escola vencedora da Ação "Corrente do Sorriso"
- 01 Guitarra elétrica Escola vencedora da Ação "Corrente do Sorriso"
- 01 Microfone Escola vencedora da Ação "Corrente do Sorriso"
- 01 Pandeiros meia-lua Escola vencedora da Ação "Corrente do Sorriso"
- 01Pedestal / microfone scola vencedora da Ação "Corrente do Sorriso"
- 01 Piano elétrico Escola vencedora da Ação "Corrente do Sorriso"
- 01 Reco-reco Escola vencedora da Ação "Corrente do Sorriso"
- 01 Tarol Escola vencedora da Ação "Corrente do Sorriso"
- 02 Triângulos Escola vencedora da Ação "Corrente do Sorriso"
- 01 Viola Escola vencedora da Ação "Corrente do Sorriso"
- 03 Violinos Escola vencedora da Ação "Corrente do Sorriso"
- 10 Violões Escola vencedora da Ação "Corrente do Sorriso"
- 01 Violoncelo Escola vencedora da Ação "Corrente do Sorriso"
O projeto foi validado junto ao Sistema Pró-Cultura em 21/08/2014, habilitado pela Secretaria de Estado da Cultura através do Setor de Análise Técnica em 03/09/2014, que exarou o parecer 249/2014. Foi encaminhado a este Conselho em 05/09/2014, que, em 15/10/2014, analisou e rejeitou o parecer que negava a aprovação do projeto. Foi redistribuído e entregue para exarar parecer a este Conselheiro em 23/10/2014, nos termos da legislação em vigor.
É o relatório.
2 – O projeto está bem formatado e fiel à proposta apresentada pelos produtores. É, sem dúvidas, de extrema importância e possui grande mérito cultural. Trata-se de uma proposta eminentemente cultural e pedagógica e que tem como meio a música para atingir objetivos educacionais, efetivando a tão importante e propalada “transversalidade”. O processo apresenta documentações de acordo com a exigência do sistema, como determina a lei vigente.
Como consta nos autos, “Corrente do Sorriso” é um projeto criado por Ivo Mozart visando a transformar a vida das pessoas por meio da música, do diálogo, de bons exemplos e valores. Acreditando que crianças e jovens são disseminadores de ideias e comportamentos, o projeto terá como público alvo os alunos de escolas públicas, da sétima série até o terceiro ano do ensino médio, e terá seu potencial propagador elevado nas redes sociais através da ação que dá nome ao projeto, além de abranger doze municípios do Estado. Os jovens são o público preponderante do artista e mantêm uma relação muito próxima a ele nas redes sociais, nos shows e apresentações em parques e praças. Com essa proximidade, o artista percebeu a importância do conteúdo de suas músicas para as pessoas e desenvolveu melhor seu discurso em entrevistas, textos e vídeos, que contam com números excelentes de visualizações e compartilhamentos. Com o projeto, alunos de escolas públicas terão acesso a um show ao vivo com um formato intimista que torna convidativa a participação de todos, seja cantando, debatendo ou tocando um instrumento. O artista irá chamar ao palco pelo menos um aluno por escola para tocar violão com ele e a plateia acompanhar cantando. Sabendo da relevância dos valores expressos nas canções de Ivo, distribuiremos CDs do músico durante o show palestra para que os alunos escutem em casa e se sintam estimulados à participação na ação “Corrente do Sorriso”, cuja mecânica constará no encarte do produto. A ação consiste em aplicar os valores debatidos no show palestra e, assim, fazer alguém sorrir. O momento deve ser registrado por meio de fotografias publicadas nas redes sociais utilizando as hashtags com o nome da escola, do valor e do projeto. A instituição de ensino que postar o maior número de fotos será premiada com instrumentos para a formação de uma orquestra (contrapartida social do presente projeto). Este prêmio foi escolhido para estimular o consumo e a produção de música, para exercitar o trabalho coletivo – uma vez que orquestras são compostas de um grupo de músicos – e para deixar um legado para a escola que poderá manter a orquestra em funcionamento e atingir um número expressivo de alunos.
3. Em conclusão, o projeto “CORRENTE DO SORRISO” é aprovado, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo vir a receber incentivos fiscais até o valor de R$ 279.209,82 (duzentos e setenta e nove mil e duzentos e nove reais e oitenta e dois centavos) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura/RS
Porto Alegre, 19 de novembro de 2014.
André José Kryszczun
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
Em razão do Of. Nº 06/2014 da SEDAC, os projetos aprovados por este Conselho são considerados prioritários, sendo, portanto, dispensados da Avaliação Coletiva.
Sessão das 10 horas do dia 19 de novembro de 2014.
Presentes: 17 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Maria Eunice Azambuja de Araújo, Adriana Donato dos Reis, Demétrio de Freitas Xavier, Élvio Pereira Vargas, Franklin Cunha, Fabrício de Albuquerque Sortica, Leoveral Golzer Soares, Milton Flores da Cunha Mattos, Lisete Bertotto Corrêa, Rafael Pavan dos Passos, Jacqueline Custódio, Susana Fröhlich, Walter Galvani da Silveira (13)
Não acompanharam o Relator: Luiz Carlos Sadowski da Silva (01)
Ausentes no momento da votação: Hamilton Dias Braga (01)
Neidmar Roger Charao Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS