O projeto “Viamão – Histórias Nunca Contadas” é aprovado.
Produtor: Laura Clautert
Evento não vinculado a data fixa
Área do Projeto: Literatura
Contador: Manoel Coelho
1 – O que conhecemos através de muitos GENERAIS da História Antiga e suas dominações, vitórias e derrotas, deve-se ao registro dos seus escribas (na época ainda não tinham conquistado o epíteto de cronistas), estes, em muitas vezes, não podiam passar para a posteridade tudo aquilo que viram, sob pena de serem eliminados. O que valeria era ditado pelo dominador, para que na posteridade ele fosse medido pelo seu legado épico. Só sabemos sobre o vômito vulcânico do Vesúvio sobre Pompeia e Herculano pela vigilante observação do alto de uma montanha pelos relatos escritos por Plínio, O Moço. Resguardados os eventos e a linha temporal, o que este projeto pretende é iluminar e corrigir o desempenho de homens e feitos durante a República Velha. Gládios históricos sobre Chimangos e Maragatos com os coronéis Chico Marinho e Acrysio Prates. Consta ainda neste elenco de personagens o lendário estancieiro viamonense e latifundiário Serapião José Goulart. No capítulo final, estende-se a malha de abordagem, quando da passagem pelo município de Viamão do botânico Auguste Saint-Hilaire em 1820 nas duas estâncias que lhe cederam acomodações, Coronel Ignácio dos Santos Abreu e o cenário da escravidão vivido naquele município.
O projeto é de vital importância por contribuir com a pesquisa e o registro da história de Viamão – um dos mais antigos povoados do Rio Grande do Sul. Mostram-se relações entre poder econômico, político e social existentes num mosaico de várias etapas da colonização portuguesa. Velhas estâncias e o perverso período escravagista na fundação do Estado até o final da República Velha, fatos estes, ausentes da história oficial.
É de George Orwell: A História é escrita pelos vencedores!
Só para complementar, insiro aqui um registro do TATANKA – um dos grandes caciques Sioux, quando os caras pálidas chegaram a suas padrarias: “eles nos prometeram tudo e nada cumpriram. Só uma coisa eles cumpriram... que tomariam as nossas terras e tomaram!”
Livro: Enterrem meu coração na curva do rio – Autor: Dee Brown.
Este projeto não tem fins lucrativos.
Serão histórias verídicas de Viamão publicadas num livro com tiragem de 1000 exemplares.
Serão doados à SEDAC: 100 livros. Ao patrocinador: 100. Imprensa e críticos: 50. No lançamento do livro serão distribuídos: 150 livros. Escolas: 200. Universidades: 200. Instituições Culturais e Sociais: 200.
É o relatório.
2 – Mérito: Indiscutível.
Retorno Social: Rigorosamente dentro do esperado
Justificativa e parecer: amplamente favorável.
Glosa de 50% na impressão tendo em vista o valor de mercado.
3. Em conclusão, o projeto “Viamão: Histórias Nunca Contadas” é aprovado, em razão do seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 47.050,00 (quarenta e sete mil e cinquenta reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 20 de outubro de 2014.
Élvio Pereira Vargas
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
Em razão do Of. Nº 06/2014 da SEDAC, os projetos aprovados por este Conselho são considerados prioritários, sendo, portanto, dispensados da Avaliação Coletiva.
Sessão das 10 horas do dia 20 de outubro de 2014.
Presentes: 14 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: André Kryszczun, Maria Eunice Azambuja de Araújo, Leandro Artur Anton, Adriana Donato dos Reis, Fabrício de Albuquerque Sortica, Daniela Carvalhal Israel, Rafael Pavan dos Passos, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Jacqueline Custódio, Vinicius Vieira, Walter Galvani da Silveira (11)
Ausentes no momento da votação: Susana Fröhlich (01)
Neidmar Roger Charao Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS