O projeto “FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE RUA DE PORTO ALEGRE - 7 ª EDIÇÃO” é aprovado.
1 – O projeto “FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE RUA DE PORTO ALEGRE – 7 ª EDIÇÃO”, após análise do SAT, órgão competente da Secretaria de Estado da Cultura, é encaminhado a este Conselho nos termos da legislação em vigor. O proponente é o Produtor ASSOCIAÇÃO REDE DO CIRCO, CEPC: 4501, do Município de Porto Alegre, e tem como Responsável Legal a Sra. LUCIANA ATHAYDE PAZ.
O projeto se enquadra na Área de ARTES CÊNICAS: TEATRO
O período de realização é vinculado a data fixa de 05 a 13/04/2015.
O projeto será realizado no Município de PORTO ALEGRE, com foco na produção teatral e sua relação com os espaços públicos durante nove dias de programação que trarão ao público a maior diversidade possível de linguagens teatrais de rua. É uma iniciativa pela revalorização artística do Teatro de Rua no Rio Grande do Sul.
A proposta é produzir reflexão, desafiar posturas e posicionamentos estabelecidos, abrindo espaço para um diálogo franco sobre a produção teatral contemporânea.
Destacam-se como metas os quatro eixos estruturais de ação:
1. Apresentações (inclusive descentralizadas), com grupos locais, de outros Estados e Países.
2. Formação: com workshops e oficinas.
3. Reflexão através de seminários, palestras, lançamento de livros e geração de conteúdo.
4. Ações Especiais nas Homenagens e Rodadas de Negócios.
O projeto pretende atingir um público estimado entre 90.000 a 100.000 pessoas.
Serão selecionados 30 grupos de Teatro de Rua que executarão 90 apresentações em parques, praças, bairros e ruas do centro de Porto Alegre, 01 Seminário de Teatro de Rua no Brasil e 03 workshops.
Na equipe principal há a participação da Associação Rede do Circo na Função de Proponente e Co-produtor, Alexandre José Vargas da Silva na Função de Coordenador Geral e Diretor Artístico, Cuco Produções na Função de Produção Executiva e destaca-se a participação da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre – Coordenação de Artes Cênicas na Função de Apoiador do Festival, na figura de seu Responsável Legal, o Sr. Roque Jacoby.
O valor solicitado ao Pró-Cultura RS/LIC e habilitado pelo SAT, após análise técnica, é de R$ 748.761,81 (setecentos e quarenta e oito mil, setecentos e sessenta e um reais e oitenta e um centavos).
Não há receita prevista com comercialização, pois o projeto é todo gratuito.
É o relatório.
2 – Porto Alegre tradicionalmente apresenta algumas das maiores produções em Teatro de Rua do país, e o histórico do “FESTIVAL DE TEATRO”, que teve sua 1ª Edição em 2009, comprova este sucesso consolidando um evento de caráter continuado que tem o reconhecimento do público e da crítica especializada. Desde a sua criação, foram realizadas 245 apresentações, feitas por 82 grupos de artes cênicas de rua, entre eles os principais grupos do Brasil. Em sua trajetória, o Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre alcançou respeitabilidade nacional e se projetou internacionalmente com uma programação que sempre incluiu espetáculos teatrais inéditos, diversidade estética, diversidade na origem geográfica e em suas linguagens.
A promoção do intercâmbio fomenta a qualificação dos artistas e profissionais envolvidos, além de valorizar a memória e a identidade cultural do Rio Grande do Sul.
As apresentações em espaços públicos incluem: Teatro de Rua, Performance e Intervenções Urbanas de Circo, Teatro e Dança, com grupos cênicos do Rio Grande do Sul, de outros Estados do Brasil e de outros Países, sendo 10 dos grupos convidados nacionais, como Cia Clowns de Shakespeare (RN), Carabina Cultural, Quik Cia de Danças e Grupo Galpão (MG), Cia dos Pés (SP), Experiência Subterrânea (SC) e Teatro de Operações (RJ). Também haverá 18 grupos de teatro de rua selecionados por uma curadoria, mediante processo de inscrição nacional em edital público. A curadoria será composta pela Coordenação do 7º Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre e a Coordenação de Artes Cênicas do Município de Porto Alegre.
Também vale detalhar as ações de sustentabilidade que fazem parte da prática dos trabalhos, adotada em todas as etapas de desenvolvimento do 7º Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre – 2015, que vai aplicar os princípios e padrões reconhecidos de ética, sustentabilidade, saúde e segurança, cumprindo rigorosamente a legislação nacional relativa a estes temas.
Citando Alexandre Vargas, Coordenador Geral referente às “Ações Práticas”:
· Controle rigoroso para impedir condições de trabalho degradantes, trabalho infantil, forçado ou análogo ao escravo;
· Condições de trabalho adequadas a todos os que participam ou venham a participar da realização das ações do festival;
· Conscientização, mobilização e transmissão dos valores da sustentabilidade a todos os envolvidos no festival, seja como participantes ou na organização;
· Realização de um festival de baixo carbono e com desenvolvimento de processos para redução e mitigação das emissões de gases poluentes
· Destinação correta dos resíduos gerados pelo festival;
· Desenvolvimento de processo logístico para o baixo consumo de água e energia;
· Realização de coleta seletiva permanente de todos os resíduos (lixo) produzidos pelo festival.
3. Em conclusão, o projeto “FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE RUA DE PORTO ALEGRE – 7 ª EDIÇÃO”, devido ao seu mérito cultural, relevância e oportunidade, é aprovado podendo vir a receber financiamento até o valor de R$ 748.761,81 (setecentos e quarenta e oito mil, setecentos e sessenta e um reais e oitenta e um centavos) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró Cultura – RS.
Porto Alegre, 17 de novembro de 2014.
Aldo Gonçalves
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
Em razão do Of. Nº 06/2014 da SEDAC, os projetos aprovados por este Conselho são considerados prioritários, sendo, portanto, dispensados da Avaliação Coletiva.
Sessão das 14 horas do dia 17 de novembro de 2014.
Presentes: 19 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Adriana Donato dos Reis, Demétrio de Freitas Xavier, Franklin Cunha, Fabrício de Albuquerque Sortica, Hamilton Dias Braga, Leoveral Golzer Soares, Milton Flores da Cunha Mattos, Lisete Bertotto Corrêa, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Jacqueline Custódio, Vinicius Vieira, Susana Fröhlich, Walter Galvani da Silveira (13)
Impedimentos: Daniela Carvalhal Israel (01)
Abstenções: André Kryszczun, Élvio Pereira Vargas (02)
Ausentes no momento da votação: Leandro Artur Anton (01)
Neidmar Roger Charao Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS