O projeto “CANTO CAMPEIRO – 4ª Edição” é aprovado.
1 – O projeto apresenta a proposta de realização do 4º Canto Campeiro, festival competitivo de música nativista no estilo campeiro a ser realizado no Parque de Exposições Bento Gonçalves, em Viamão/RS. O Canto Campeiro, após suas 3 primeiras edições, já faz parte do calendário de eventos nativistas do Rio Grande do Sul, sendo sucesso de público e crítica, além de envolver em suas atividades alguns dos músicos mais consagrados de nosso estado. O festival permite a inscrição e participação de autores, músicos e intérpretes de todo o Brasil, desde que seja respeitada a cultura crioula e regional gaúcha. As inscrições serão realizadas com 30 dias de antecedência, tendo sua divulgação realizada em site específico do evento e também através de outros meios de comunicação.
O Canto Campeiro tem em sua gênese a valorização da cultura campeira do homem gaúcho, manifestada através de canções nativas de amor à terra, ao trabalho, à família e aos seus valores mais genuínos. É o primeiro festival do gênero na cidade de Viamão, já estabelecido como um importante ponto de encontro para os artistas nativistas de nosso estado. Desde a sua primeira edição, vem apresentando importantes evoluções em sua realização, das estruturas à qualidade estética das músicas apresentadas. Sucesso de público e crítica, é sem dúvidas um dos grandes festivais do Rio Grande do Sul. Com sua realização, estimula-se a preservação das raízes culturais campeiras, permitindo que o público acesse um importante conteúdo inédito de culto às tradições. Importante informar que todas as atividades possuem entrada franca e que, em cada um dos dois dias do festival, artistas consagrados da música gaúcha se apresentarão, assim agregando uma maior qualidade ao evento.
O festival de música tem como foco canções nativistas e toda uma proposta democrática de acesso. A classe musical não é somente convidada a participar do evento na expectativa de obter alguma premiação: todos os selecionados em triagem já recebem cachê para se apresentarem, garantindo com que seus custos sejam sanados. Movimenta-se, assim, a economia da cultura. A geração de renda é garantida através dos prestadores de serviço, da mão de obra e de todos os profissionais direta e indiretamente envolvidos na realização do evento. Shows de artistas consagrados de nosso estado são realizados de forma gratuita.
O projeto tem como objetivos:
Metas:
Haverá regulamento específico elaborado pela comissão organizadora e avaliadora.
É o relatório.
2 – O projeto está bem instruído e com documentação necessária para sua análise.
O evento é uma realização da M.J. Produtora de Eventos. Seu período de execução é de 25/04/2015 a 26/04/2015, tendo duração de 6 meses (incluindo período de Pré-produção, divulgação, produção e pós-produção).
O festival ocorrerá no Parque de Eventos da ETA – Escola Técnica de Agricultura, em Viamão/RS, conforme as edições anteriores, em espaço aberto com as devidas medidas para minimizar o impacto ambiental.
Serão entregues, durante o evento, troféus e prêmios aos 3 primeiros lugares e também de melhor intérprete, melhor instrumentista, melhor letra, melhor melodia, e para a canção mais popular. Haverá uma comissão Avaliadora Técnica formada por 5 jurados de reconhecida competência no meio cultural do Rio Grande do Sul. Há regulamento específico e satisfatório elaborado pela comissão organizadora e avaliadora.
O projeto Canto Campeiro 2015, bem como em suas edições anteriores, apresenta qualidade e mérito cultural. Com entrada franca nos dias do festival, apresentará artistas consagrados da música gaúcha, bem como trará novos artistas aos palcos.
O projeto tem seu valor adequado às necessidades e abrangência do evento, sendo solicitado, em sua integralidade, ao Sistema Pró-Cultura RS.
3. Em conclusão o projeto “CANTO CAMPEIRO – 4ª Edição” é aprovado em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo vir a receber incentivos fiscais até o valor de R$ 309.085,61 (trezentos e nove mil, oitenta e cinco reais e sessenta e um centavos) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura – RS.
Porto Alegre, 18 de dezembro de 2014.
Maria Eunice Azambuja de Araújo
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
Em razão do Of. Nº 06/2014 da SEDAC, os projetos aprovados por este Conselho são considerados prioritários, sendo, portanto, dispensados da Avaliação Coletiva.
Sessão das 10 horas do dia 18 de dezembro de 2014.
Presentes: 18 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: André Kryszczun, Adriana Donato dos Reis, Demétrio de Freitas Xavier, Élvio Pereira Vargas, Franklin Cunha, Fabrício de Albuquerque Sortica, Hamilton Dias Braga, Leoveral Golzer Soares, Daniela Carvalhal Israel, Milton Flores da Cunha Mattos, Loma Berenice Gomes Pereira, Rafael Pavan dos Passos, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Jacqueline Custódio, Vinicius Vieira, Walter Galvani da Silveira (16)
Neidmar Roger Charao Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS