O projeto “APLAUSO – Cultura na Palma da Mão” é aprovado.
1 – O projeto consiste na criação de uma agenda/mapa cultural (música, teatro, dança, circo, cinema, exposições e eventos) de Porto Alegre e região metropolitana em formato de aplicativo para Tablets e Smartphones, com download gratuito. O aplicativo usará a geolocalização do usuário e filtros por categorias para que ele possa acessar a programação cultural de seu interesse por ordem de proximidade e relevância. Porto Alegre e região possuem mais de 13 centros culturais, 50 museus e memoriais, mais de 30 teatros e 64 salas de cinema, o maior número por habitante no país, sem contar as casas de espetáculos inseridas na rota de shows nacionais e internacionais e os espaços alternativos de produção e distribuição cultural. Assim, o projeto parte de um interesse em desenvolver algo que ajude a fomentar o cenário cultural local, baseado na atual dificuldade de obter informações sobre tudo o que está acontecendo em diversas áreas da cultura em Porto Alegre e região. A ferramenta permitirá que a agenda cultural da região acompanhe o avanço tecnológico da informação, permitindo a atualização constante da programação e o acesso rápido pelo público. O aplicativo também publicará pequenas notícias sobre eventos culturais e elegerá “Artistas do Momento”, se configurando um espaço de divulgação e fomento à produção artística local. Os usuários poderão classificar, dar nota às atrações culturais, fazer check-in e indicar para sua rede social.
Uma das categorias a serem filtradas é a acessibilidade de cada espaço, fomentando o uso de espaços adequados para todos os públicos pelas produções culturais. Os eventos que possuírem ações específicas para portadores de necessidades especiais (como sessões com áudiodescrição ou tradução em libras) serão tagueados, ou seja, receberão essa definição entre os filtros possíveis.
O aplicativo será gratuito para todos os usuários, incluindo os espaços culturais, que poderão divulgar sua programação gratuitamente a um grande público e aos consumidores, que terão acesso gratuito a todo o conteúdo. Também será criado um selo indicativo daqueles eventos que aceitem o pagamento através do Vale Cultura. Após o período do projeto, a equipe dará continuidade à manutenção da agenda do aplicativo, criando novas ferramentas que possibilitem a criação de uma agenda cultural cada vez mais completa, interativa, colaborativa e abrangente geograficamente. Os 12 meses de trabalho previstos contemplam o desenvolvimento do aplicativo, mapeamento dos espaços, cadastramento das agendas, testes e aperfeiçoamento e divulgação. Após o término desse período, o projeto será redesenhado para que a equipe possa dar continuidade à atualização do aplicativo, buscando novas fontes de captação de recurso.
É o relatório.
2 – O projeto, habilitado e encaminhado a este Conselho, nos termos da legislação em vigor, se encontra bem instruído, com os documentos necessários para sua análise. Trata-se de evento não vinculado a data fixa. Seu proponente é CUCO PRODUÇÕES, tendo como responsável legal Liége Donida Biasotto. Tem em sua equipe principal as pessoas jurídicas: Demétrio Moreira Alves-PJ, ‘220 Design, Conteúdo e Tecnologia LTDA’ e ‘Dona Flor comunicação’.
A sociedade contemporânea não é um elemento estático, está em constante mutação, e, como tal, está inserida num processo de mudança em que as novas tecnologias são as principais responsáveis. Há um novo paradigma da sociedade que se baseia num bem precioso, a informação como meio de criação de conhecimento, a qual desempenha um papel fundamental na produção de riqueza e na contribuição para o bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos.
Neste novo molde comunicacional, a sociedade possui mais autonomia, ficando mais exigente quanto à rapidez e à concentração das informações através de acessos via internet. O projeto em pauta tem como compromisso desenvolver um aplicativo que mapeie os espaços culturais e suas agendas, disponibilizando ao público internauta todas essas informações em rede digital.
Concordando com o mérito, relevância e oportunidade deste projeto, esta parecerista ressalta a responsabilidade e compromisso da manutenção e monitoração do software desenvolvido, pois este não se encerra como um produto final entregue, e, sim, mostrará toda sua grandeza a partir da qualidade das informações ali contidas e disponibilizadas, de forma gratuita, ao longo de tempo.
Quanto à eleição periódica de “Artistas do Momento”, como um espaço de divulgação e fomento à produção artística local, sugiro que haja a preocupação com uma política democrática de escolha, envolvendo o público usuário do aplicativo e/ou pessoas especializadas em cada segmento.
3. Em conclusão, o projeto “APLAUSO – Cultura na Palma da Mão” é aprovado em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo vir a receber incentivos fiscais até o valor de R$ 334.735,00 (trezentos e trinta e quatro mil, setecentos e trinta e cinco reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura – RS.
Porto Alegre, 19 de janeiro de 2015.
Maria Eunice Azambuja de Araújo
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
Em razão do Of. Nº 06/2014 da SEDAC, os projetos aprovados por este Conselho são considerados prioritários, sendo, portanto, dispensados da Avaliação Coletiva.
Sessão das 14 horas do dia 19 de janeiro de 2014.
Presentes: 18 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Adriana Donato dos Reis, Demétrio de Freitas Xavier, Élvio Pereira Vargas, Franklin Cunha, Hamilton Dias Braga, Milton Flores da Cunha Mattos, Lisete Bertotto Corrêa, Jacqueline Custódio, Vinicius Vieira, Walter Galvani da Silveira (10)
Não acompanharam o Relator: Aldo Gonçalves Cardoso Júnior, Fabrício de Albuquerque Sortica (02)
Ausentes no momento da votação: Loma Berenice Gomes Pereira (01)
Abstenções: Daniela Carvalhal Israel, Rafael Pavan dos Passos, Luiz Carlos Sadowski da Silva (03)
Neidmar Roger Charao Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS