O projeto “Circulação de Repertório Cômica Cultural” é aprovado.
Produtor: KOMICCO TEATRO DE REPERTÓRIO LTDA
CEPC: 2372
Período de Realização: Evento não vinculado a data fixa.
Identificação do produtor cultural
Endereço: AV. OSVALDO ARANHA 1070/503
Bairro: BOM FIM
CEP: 90420-210
Município: PORTO ALEGRE
Responsável Legal: PATRÍCIA CECATO
Função: produtora, administradora do projeto e atriz do espetáculo “Se Meu Ponto G Falasse”
Área do Projeto: ARTES CÊNICAS: teatro
Município - Local de realização:
PORTO ALEGRE - Teatro do Bourbon Country
NOVO HAMBURGO - Teatro Feevale
1. Esta proposta é para a realização da circulação dos três principais espetáculos teatrais pertencentes ao repertório da Cômica Cultural de Porto Alegre: Bailei na Curva, Se Meu Ponto G Falasse e Manual Prático da Mulher Moderna. As apresentações serão realizadas em teatros nas cidades de Porto Alegre e Novo Hamburgo nos meses de março, abril e maio de 2015. Os espetáculos farão a circulação de forma separada, não simultânea, para que as apresentações fiquem mais distribuídas no período. Em Porto Alegre, as apresentações serão realizadas no Teatro do Bourbon Country e em Novo Hamburgo, no Teatro Feevale. Desta forma, pretende-se atingir um público total de mais de 10 mil pessoas. Sempre se fala da importância de se ter produção constante na cultura rio-grandense, mas a manutenção do que já está pronto também é essencial. É motivo de orgulho ter espetáculos com muitos anos em cartaz, que vão para a estrada levando o nome do Estado para diversas cidades, não somente dentro do Rio Grande do Sul, mas para todo o país e para fora dele. Espetáculos que não são sobre o folclore gaúcho, mas que levam consigo a relevância de assuntos pertinentes à sociedade, mesmo que muitas vezes de uma maneira leve e divertida. “Bailei na Curva” comemora 30 anos de sucesso, e “Manual Prático da Mulher Moderna” e “Se Meu Ponto G Falasse” estão trilhando este mesmo caminho de sucesso. Reforça a importância de se ter produção teatral gaúcha de qualidade, celebrando o sucesso de público destes três espetáculos teatrais. A proposta do projeto é levar ao público estes espetáculos, estimulando a formação de plateia para espetáculos locais, reforçando a ideia de que o que se produz aqui também é de grande valor.
Análise do orçamento
Produção/Execução: 275.090,00 - 73,52%
Divulgação: 68.030,00 - 18,18
Administração: 30.000,00 - 8,02
Imp./Taxas/Seguros: 1.060,00 - 0,28
TOTAL DOSCUSTOS
374.180,00 100%
Financiamento
Recursos próprios do proponente: 9.000,00 - 2,41 %
Receitas previstas com a comercialização de bens e serviços: 192.680,00 - 51,49%
Financiamento do Sistema LIC RS: 172.500,00 - 46,10%
TOTAL: 374.180,00 - 100%
O processo deu entrada no Sistema em 17/11/2014, foi habilitado pelo SAT em 30/12/2014 e chegou às mãos deste parecerista em 08/01/2015.
É o relatório.
2. Segundo Luis Paulo Vasconcellos, conhecido teatrólogo local:
“O teatro realizado em escolas sempre foi um instrumento didático da maior importância, pois, afinal, o teatro é a arte do conflito, do enfrentamento e lidar com essas diferenças sem ter que sofrer as consequências é sempre um bem insuperável”.
Bertolt Brecht e sua esposa e atriz Helene Weigel, no seu histórico teatro do Berliner Ensemble (década de 30 do século passado), pensavam da mesma maneira, isto é, as peças teatrais podem se constituir num entretenimento, mas igualmente ou preponderantemente num espetáculo didático com contestações às discriminações sociais e à tirania do Estado (Mãe Coragem, A Ópera de três Vinténs, Círculo de Giz Caucasiano).
Em nosso país, Oduvaldo Viana Filho, o Vianinha, Chico Buarque e outros mais assim atuaram durante a ditadura militar e se deram bem com o público em geral (Pingo d’água, Ópera do malandro), mas não se deram tão bem com a polícia repressora que depredou teatros e brutalizou alguns atores.
Bailei na Curva, Se Meu Ponto G Falasse e Manual Prático da Mulher Moderna foram três espetáculos teatrais que marcaram época de sucessos em nosso Estado e no país. Patsy Cecato, Julio Conte, Márcia do Canto e mais um elenco notável de atores e colaboradores técnicos associaram seus talentos artísticos, persistência e capacidade de trabalho para que seus empreendimentos teatrais tivessem a repercussão e as qualidades artísticas que todos nós conhecemos desde o Bailei na Curva de há trinta anos passados.
Portanto, o projeto CIRCULAÇÃO DE REPERTÓRIO CÔMICA CULTURAL merece todo o nosso reconhecimento e apoio.
De resto, o processo encontra-se corretamente instruído, nele constando toda a documentação necessária para sua análise. Seus custos apresentam-se dentro dos valores normais do mercado e compatíveis com a importância do evento.
3. Em conclusão, o projeto “Circulação de Repertório Cômica Cultural” é aprovado por reconhecimento de seu mérito, relevância e oportunidade, estando apto a receber incentivos até o valor máximo de R$ 172.500,00 (cento e setenta e dois mil reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 23 de fevereiro de 2015.
Franklin João Marcantonio Cunha
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Em razão do Of. Nº 06/2014 da SEDAC, os projetos aprovados por este Conselho são considerados prioritários, sendo, portanto, dispensados da Avaliação Coletiva.
Sessão das 14 horas do dia 23 de fevereiro de 2015.
Presentes: 15 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Adriana Donato dos Reis, Demétrio de Freitas Xavier, Élvio Pereira Vargas, Fabrício de Albuquerque Sortica, Hamilton Dias Braga, Daniela Carvalhal Israel, Milton Flores da Cunha Mattos, Lisete Bertotto Corrêa, Rafael Pavan dos Passos, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Jacqueline Custódio, Vinicius Vieira, Susana Fröhlich (13)
Neidmar Roger Charao Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
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