O “PROJETO DE INCENTIVO ARTÍSTICO E CULTURAL NO CTG GALPÃO AMIGO - 2015” é aprovado.
1. Devidamente habilitado pela Diretoria de Economia da Cultura da SEDAC, após diligências e ajuste orçamentário, o “Projeto de Incentivo Artístico e Cultural no CTG Galpão Amigo - 2015”, do município de Não-Me-Toque, apresentado pelo produtor cultural Centro de Tradições Gaúchas Galpão Amigo (CEPC 3659), que tem como responsável legal Beno Afonso Lutkemeyer, é encaminhado a este Colegiado para a devida análise. Participam da equipe principal: Renato Fish – coreógrafo; Vantuir Silva de Oliveira – instrutor de danças; Rodrigo Cavalheiro – violão e vocal; Douglas Vinicius de Brum – acordeom e vocal; Cassia Marie da Costa – professora de música; Appoiare Instituto de Pesquisa e Capacitação Ltda. – assessoria administrativa e financeira. “O projeto pretende promover o incremento das ações culturais, folclóricas e artísticas desenvolvidas pela Invernada Adulta do CTG Galpão Amigo, oferecendo aporte financeiro para contratar instrutor, coreógrafo e músicos do vocal, aumentando a frequência de ensaios, além da confecção de indumentária típica para as apresentações, permitindo a participação nos eventos e concursos promovidos pelo MTG. Também serão realizadas oficinas, palestras e curso de dança para a divulgação da cultura gaúcha.” A justificativa do projeto ressalta: “Vivemos num cenário sociocultural que afeta e modifica nossos hábitos, tradições, modo de trabalho e de aprender, além de surgirem novas tecnologias de informação e comunicação, toda essa modernização é muito boa para o desenvolvimento do ser humano, mas está deixando à parte a cultura de um povo, neste caso a Cultura do Rio Grande do Sul. Através deste projeto a Invernada Adulta do CTG Galpão Amigo pretende resgatar parte da história da formação do nosso município, através da dança. Dessa forma, o projeto visa a fortalecer a Invernada Adulta para que a Juventude Tradicionalista esteja ativa no sentido de movimentar e preservar a cultura, integrar-se na sociedade respeitando as diferenças sociais, físicas e intelectuais, além de valorizar a história do seu povo. Com a Invernada Adulta mais qualificada, o grupo poderá participar de concursos e encontros dentro e fora do estado, divulgando nosso município, nossa região e contribuindo com o desenvolvimento cultural do Estado.” Custo do projeto: R$ 149.544,00. Distribuição do orçamento: produção/execução = 74,19%; divulgação = 3,84%; administração (inclui impostos e taxas) = 21,97%.
É o relatório.
2. O projeto (que tem a duração de dez meses para sua execução e relatórios) está bem formatado, contendo a documentação necessária à sua análise, como cartas de anuência, currículos artísticos e profissionais, fotos, programação das oficinas e cursos etc. O objetivo principal do projeto é a formação e aperfeiçoamento dos artistas integrantes da “invernada artística”, o que inclui a preparação das “categorias de base”. Possuidor de mérito cultural, relevância e oportunidade, especialmente por proporcionar adequada formação a bailarinos e músicos do município, o projeto conta com orçamento enxuto e adequado aos objetivos propostos.
3. Conclui-se, diante do exposto, pela aprovação do “PROJETO DE INCENTIVO ARTÍSTICO E CULTURAL NO CTG GALPÃO AMIGO – 2015”, podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 149.544,00 (cento e quarenta e nove mil quinhentos e quarenta e quatro reais), do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS, mantidas, portanto, as glosas efetuadas pelo SAT.
Porto Alegre, 28 de maio de 2015.
Hamilton Dias Braga
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
Em razão do Of. Nº 06/2014 da SEDAC, os projetos aprovados por este Conselho são considerados prioritários, sendo, portanto, dispensados da Avaliação Coletiva.
Sessão das 10 horas do dia 28 de maio de 2015.
Presentes: 16 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Adriana Donato dos Reis, Élvio Pereira Vargas, Franklin Cunha, Fabrício de Albuquerque Sortica, Milton Flores da Cunha Mattos, Lisete Bertotto Corrêa, Loma Berenice Gomes Pereira, Jacqueline Custódio, Vinicius Vieira, Susana Fröhlich, Walter Galvani da Silveira (11)
Não acompanharam o Relator: Luiz Carlos Sadowski da Silva (01)
Ausentes no momento da votação: Leandro Artur Anton, Demétrio de Freitas Xavier (02)
Neidmar Roger Charao Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS