O projeto “Chapeuzinho Vermelho” é aprovado.
1 - Devidamente habilitado pela Diretoria de Economia da Cultura da SEDAC, o projeto “Chapeuzinho Vermelho”, apresentado pelo produtor cultural Chili Produções Culturais Ltda. (CEPC 3583), que tem como responsável legal Rosemar Carneiro Carabajal, é encaminhado a este Colegiado para a devida análise. “O projeto Chapeuzinho Vermelho parte de uma ideia simples, contar histórias de uma maneira mais lúdica, mais divertida, utilizando o teatro como forma de expressão. Incentivar o hábito da leitura e formar plateias são os objetivos principais do projeto. Por meio de história conhecida da maioria das crianças, Chapeuzinho Vermelho leva para o palco o encantamento (sic) dos grandes clássicos da literatura infantil. A intenção é realizar 20 apresentações do espetáculo, sendo entre 2 e 4 sessões por mês, abertas para as crianças da rede pública de ensino, com entrada franca, por meio de agendamento direto com as escolas. Além de um programa cultural para a criançada, o projeto prima pela qualidade e pela ligação com a educação por meio do incentivo à leitura, pelo despertar da imaginação e pela aproximação com a arte, contribuindo com a formação integral das crianças. O Grupo Saca Rolhas Teatro e Cia, de Santa Maria, é o responsável pela montagem da história em forma de teatro. O grupo, formado por atores e atrizes locais, tem outras produções na área infantil que o credenciam para um trabalho de qualidade técnica e artística.” O custo de projeto, totalmente solicitado ao Sistema Pró-Cultura RS, é de R$ 75.000,00 – distribuído a partir do seguinte orçamento: produção/execução = 76,25%; divulgação = 9,56%; administração (incluindo impostos e taxas) = 14,19%.
É o relatório.
2. O projeto (que tem a duração de dez meses para sua execução e relatórios) está bem formatado, contendo a documentação necessária à sua análise. Trata-se de projeto modesto, que pretende incentivar o teatro infantil no interior do Estado, apresentando aos jovens alunos da rede pública da região de Santa Maria uma tradicional história infantil. O currículo do Grupo Saca Rolhas Teatro e Cia serve de credencial para a empreitada.
3. Em conclusão, o projeto “Chapeuzinho Vermelho” é aprovado, estando apto a receber incentivos de até R$ 75.000,00 (setenta e cinco mil reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – PRÓ-CULTURA RS.
Porto Alegre, 23 de março de 2015.
Hamilton Dias Braga
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Em razão do Of. Nº 06/2014 da SEDAC, os projetos aprovados por este Conselho são considerados prioritários, sendo, portanto, dispensados da Avaliação Coletiva.
Sessão das 14 horas do dia 23 de março de 2015.
Presentes: 15 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Aldo Gonçalves Cardoso Júnior, Adriana Donato dos Reis, Élvio Pereira Vargas, Fabrício de Albuquerque Sortica, Daniela Carvalhal Israel, Rafael Pavan dos Passos, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Jacqueline Custódio, Vinicius Vieira, Susana Fröhlich, Walter Galvani da Silveira (11)
Ausentes no momento da votação: Leandro Artur Anton, Franklin Cunha (02)
Neidmar Roger Charao Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS