O projeto “RETRATOS PERIFÉRICOS” é recomendado para a avaliação coletiva.
1. O presente projeto é apresentado pela ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL DA PERIFERIA, CEPC 4998. O projeto está enquadrado no segmento AUDIOVISUAL: Produção de cinema em LONGA-METRAGEM e tem período de realização como evento não vinculado a data fixa.
O presente se refere a etapa de finalização do longa-metragem RETRATOS PERIFÉRICOS que tem duração aproximada de 71 minutos. O filme foi produzido de forma cooperativada através dos Pontos de Cultura, que incentiva ações de impacto sociocultural nas comunidades, e traz na equipe profissionais consagrados e artistas em formação de carreira. Entre os específicos do projeto está 1) promover a produção cultural oriundas de pontos de cultura; 2) valorizar projetos cooperativados e 3) difundir o cinema colaborativo. O valor total do projeto é de R$ 260.280,00 e o tempo de execução é de 20 meses.
É o relatório.
2. O projeto apresenta todas as informações e os anexos necessários para sua análise de mérito. Entre os anexos é possível ver o primeiro corte do filme na integra disponível através de um link privado do youtube, o atesta indiscutivelmente o mérito cultural do projeto. A iniciativa de produzir um filme colaborativo traz muitos desafios e as imagens captadas e já montadas revelam que a equipe conseguiu vencer e superar muitos deles. Gravar o filme e pedir posteriormente ao sistema de financiamento o valor para a etapa de finalização é uma forma válida de viabilizar a produção e sua metodologia está de acordo com muitas outras propostas semelhantes.
A única alteração no projeto que se faz necessária é a glosa integral do item 1.5 e 4.5 referentes ao roteiro, visto que o projeto apresentado ao Sistema Pro-Cultura é para finalização da obra. Assim sendo não é recomendado que se pague custo anterior ao presente projeto, como é o caso do roteiro.
3. Em conclusão, o projeto “RETRATOS PERIFÉRICOS”, devido ao seu mérito cultural, relevância e oportunidade, é recomendado à avaliação coletiva, podendo vir a receber financiamento até o valor de R$ 235.080,00 (duzentos e trinta e cinco mil e oitenta reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró Cultura – RS.
Porto Alegre, 10 de novembro de 2015.
Daniela Carvalhal Israel
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 14 horas do dia 10 de novembro de 2015.
Presentes: 15 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Jaime Antônio Cimenti, Ruben Francisco Oliveira, Élvio Pereira Vargas, Antônio Carlos Côrtes, Fabricio de Albuquerque Sortica, Marco Aurélio Alves, Lisete Bertotto Corrêa, Maria Silveira Marques, Rafael Pavan dos Passos, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Neidmar Roger Charão Alves, Jacqueline Custódio, Susana Fröhlich e Walter Galvani.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 15/01/2015 e considerados prioritários.
Dael Luis Prestes Rodrigues
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS