O projeto “Festival da Canção Francesa - 8 ª Edição- 2015” é recomendado para a avaliação coletiva.
1. O Festival da Canção Francesa visa a fomentar o intercâmbio cultural entre a França e o Rio Grande do Sul, divulgando diversas facetas do repertório musical francês clássico e contemporâneo e revelando novos talentos gaúchos. Criado em 2008 em Porto Alegre, adquiriu desde 2009 uma dimensão nacional, através da rede das Alianças Francesas do Brasil. Acontece simultaneamente em 8 capitais estaduais. Na etapa gaúcha, os candidatos preparam seu repertório com o auxílio de uma banda formada especialmente para o Festival, e dos professores da Aliança Francesa. Concorrem no dia da final estadual a uma série de prêmios, incluindo uma viagem à França. Os primeiros colocados de cada final estadual se encontram em uma grande final em Brasília. Este ano, e para responder à demanda crescente, a etapa local do Festival ocorrerá no Salão de Atos da UFRGS, no dia 16 de outubro de 2015.
Evento gratuito, o Festival apresenta ao público gaúcho uma seleção de grandes sucessos da canção francesa e proporciona aos artistas participantes oportunidades de ampliação de repertório e de visibilidade. Desta forma, favorece o intercâmbio cultural e reforça os vínculos de amizade entre os povos. Para o público gaúcho, é uma forma de conhecer a música francesa e de descobrir promissores artistas locais. Criado em 2008 pela Aliança Francesa de Porto Alegre, o Festival adquiriu ao decorrer dos anos uma dimensão nacional, tendo etapas em diversas capitais do país. Ele foi um canal de projeção no mundo musical para diversos artistas, oferecendo a eles o acesso a renomados palcos, um preparo musical genuíno e uma boa visibilidade na mídia. E para a sociedade brasileira é um momento de diálogo e confraternização com a francofonia. Embora este projeto tenha demonstrado consistência, originalidade e reconhecida relevância artística, ainda não possui acesso consolidado a canais de difusão existentes, fato que determina seu acolhimento por outros parceiros a fim de se viabilizar. Por isso, a escolha pelo financiamento LIC complementando os recursos necessários para a execução do projeto.
Tem por metas:
A noite da apresentação contempla: abertura do evento; apresentações dos 10 candidatos; deliberação do júri e pocket show; anúncio dos resultados; entrega dos prêmios; e bis do vencedor.
É o relatório.
2. O projeto tem como proponente e produtor cultural o CENTRO FRANCO BRASILEIRO, com sede em Porto Alegre/RS, sob (CEPC nº 4824). Foi habilitado pelo Setor de análise Técnica – SAT, apresentando os documentos necessários para sua análise.
O evento já possui o regulamento em que define os critérios de avaliação e classificação, além de todas as três etapas que compõem o Festival (etapa local, regional e nacional). Detalha também os tipos de premiações e os locais em que cada etapa deverá ocorrer, através de tabela geográfica completa.
O projeto é de 4 meses abrangendo a etapa local/regional do Festival. Possui mérito ao fazer a conexão cultural entre Brasil e França, através de grandes sucessos da música francesa que serão interpretados por cantores gaúchos.
3. Em conclusão, o projeto “Festival da Canção Francesa - 8 ª Edição- 2015” é recomendado para a Avaliação Coletiva, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo receber incentivos até o valor de R$ 44.081,82 (quarenta e quatro mil, oitenta e um reais e oitenta e dois centavos) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 17 de julho de 2015.
Maria Eunice Azambuja de Araujo
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
Sessão das 10 horas do dia 17 de julho de 2015.
Presentes: 19 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Jaime Antônio Cimenti, Aldo Gonçalves Cardoso Júnior, Adriana Donato dos Reis, Demétrio de Freitas Xavier, Élvio Pereira Vargas, Antônio Carlos Côrtes, Fabrício de Albuquerque Sortica, Alessandra Carvalho da Motta, Marco Aurélio Alves, Dael Luis Prestes Rodrigues, Lisete Bertotto Corrêa, Maria Silveira Marques, Rafael Pavan dos Passos, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Jacqueline Custódio, Vinicius Vieira, Susana Fröhlich, Walter Galvani da Silveira (17)
Neidmar Roger Charao Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS