O projeto “II FÓRUM NACIONAL DE DANÇA INFÂNCIA E JUVENTUDE – 2015” é recomendado para a avaliação coletiva.
1. O projeto passou pela análise técnica do sistema Pró-Cultura e foi habilitado integralmente pela Secretaria, tendo sido encaminhado a este Conselho em conformidade com os termos da legislação em vigor, para análise e emissão de parecer. Quem encaminhou o projeto que leva o titulo de II Fórum Nacional de Dança Infância e Juventude – 2015, foi a Produtora Cultural RRPP Produções e Eventos LTDA, do Município de Gravataí cuja responsável legal é a Senhora Jane de Carvalho Silva, que no projeto está na função de Produção Executiva; e submete o projeto na área de Artes Cênicas: dança. Airton Tomazzoni está na função de Curadoria do Evento; Diego Esteves está na função de Produção Artística; Leonardo Scott está na função de produção de palco; Eduardo Oliveira de Souza está no projeto na função de contador, Nayara Brito está na função de Assessoria de imprensa (CRC: 068.533/O-6). O Evento não é vinculado à data fixa. O projeto está previsto para ser realizado no Teatro do SESC/RS (Av. Alberto Bins, 665) e Centro Cultural Érico Veríssimo (Rua dos Andradas, 1223, no Município de Porto Alegre. O projeto passou as mãos desta relatora em 26 de fevereiro de 2016.
O Projeto objetiva: Realizar o II Fórum Nacional de Dança Infância e Juventude. Este evento busca ser um espaço de troca, formação, intercâmbio e encontro de artistas e educadores que desenvolvem projetos de dança para essa área. A primeira edição do evento foi contemplada com o Prêmio Funarte de Dança – Klauss Vianna, 2012. O Projeto contempla a realização de Mostra de Trabalhos: coreografias produzidas por arte-educadores de escolas públicas, privadas e projetos sociais, inscritas e selecionadas para participar do projeto; Mesa Redonda, palestras e Debates: Tem por objetivo também o intercâmbio e troca de experiências sobre ensino e criação de dança para crianças e jovens; Relato de experiências: Espaço para apresentação de projetos com foco em dança para jovens e crianças; E oficinas de dança que acontecerão paralelos ao evento. O público alvo é adulto e visa atingir: Educadores, artistas e pesquisadores que vem trabalhando com a dança para o público infanto-juvenil; É formado também por Estudantes de pedagogia e de licenciatura em dança.
As metas do Projeto preveem:
- Realização de cinco palestras durante o Fórum com: Georgia Lengos (SP), Suely Machado (MG), Renato Cruz (RJ), Florência Delgado (MTV);
- Apresentação de um espetáculo infantil;
-Realização de três oficinas com de 20h/aula para crianças, adolescentes e professores;
- Relato de 10 experiências: Espaço para apresentação de projetos com foco em dança para jovens e crianças;
Não há participação direta com recursos da prefeitura.
Para sua completa realização, os custos do projeto somam a quantia de R$ 45.171,72 (quarenta e cinco mil, cento e setenta e um reais com setenta e dois centavos). Valor que será solicitado integralmente ao sistema LIC (Lei de Incentivos a Cultura).
É o relatório.
2. O projeto está bem elaborado e sua metodologia adequada para cumprir os objetivos do projeto. Os anexos do projeto trazem as cartas de anuência e currículo da equipe que vai trabalhar no evento. O evento está em segunda edição e terá como temática "Poética do Corpo na Cena Contemporânea". A metodologia do projeto prevê que o assunto possa ser abordado dentro da programação em seus diversos formatos, nos quatro dias do fórum que será realizado de quinta-feira a domingo. A temática perpassara as seguintes atividades:
A) Mesas Redondas, Palestras, Debates e bate-papo:
O objetivo do intercâmbio é a troca de experiências sobre ensino e criação de dança para crianças e jovens; Os debates acontecerão durante o evento, com a participação de palestrantes e educadores, de reconhecido mérito, que trabalham com dança/educação em São Paulo, Rio de Janeiro e Uruguai. Cada mesa de debate terá a duração de 1h30min, sendo 1h para apresentação dos temas e os 30 minutos restantes para perguntas e respostas do público.
Serão temas específicos das mesas:
- Poética do Corpo na Cena Contemporânea;
- Dança em Jogo – Processos Criativos;
- A prática do prazer de evoluir com as crianças e adolescentes;
- Circuito de Danças para Crianças; Dança Cidadania e Ética e Dança, Juventude inclusão Social.
B) Relato de experiências: Espaço para apresentação de projetos com foco em dança para jovens e crianças; A participação nos relatos de experiências será por inscrição, com professores da rede pública ou projetos sociais que trabalham com dança para crianças. A seleção dos relatos será feita pela curadoria e direção artística do Fórum.
C) Mostra de Trabalhos: coreografias produzidas por Arte-educadores de escolas públicas, privadas e projetos sociais, inscritas e selecionadas pela curadoria e direção artística do Fórum para participar do projeto.
D) As oficinas de 20h/aula: A participação será através de inscrição.
- Dança para crianças: Público alvo: Crianças de 7 a 12 anos
- Dança para adolescentes: Público alvo: jovens de 13 a 18 anos
- Dança para professores: Público alvo: educadores de jovens e crianças.
A programação das oficinas se dará em paralelo à programação do Fórum. O Projeto tem a aprovação de patrocínio pelo Boticário. A equipe é bem qualificada para cumprir com os objetivos elencados no projeto. Sugerimos para a próxima edição do fórum que além das inscrições, possam ser garantidas cotas para as crianças e adolescentes das ONGs que trabalhem com o público em situação de vulnerabilidade social. E que o projeto garanta na planilha de custos transporte e lanche para as mesmas. Sugiro também que possa ser criado um blog ou site (em domínio publico) do evento além da página do Facebook, para que os participantes adultos, adolescentes e crianças possam postar suas experiências.
O projeto dialoga com meta 19 do Plano Nacional de Cultura que é aumentar o número de pessoas que recebem apoio para pesquisa na área de cultura. Dialoga também com a meta 47 que é de incluir nos planos das políticas culturais projetos que levem em conta o tema da infância e da adolescência em qualquer área da cultura.
3. Em conclusão, o projeto “II Fórum Nacional de Dança Infância e Juventude – 2015”, é recomendado para avaliação coletiva, em razão do seu mérito, relevância e oportunidade, podendo receber incentivos até o valor de R$ 45.171,72 (quarenta e cinco mil, cento e setenta e um reais com setenta e dois centavos) do Sistema Unificado de Apoio e Fomento as Atividades Culturais – Pró Cultura RS.
Porto Alegre, 22 de março de 2016.
Lisete Bertotto Corrêa
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 14 horas do dia 22 de março de 2015.
Presentes: 18 Conselheiros.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 31/03/2016 e considerados prioritários.
Dael Luis Prestes Rodrigues
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS