O projeto “Estrelas em Movimento - 2015” é recomendado para a avaliação coletiva.
Produtor Cultural: Núcleo de Cultura de Estrela
Período de Realização: evento não viculado a data fixa
Área do Projeto: Música
Contador: Cíntia Cristina Steffens Fortes
1. O Projeto- Estrelas em Movimento, integra e incentiva intervenções culturais de expressão regional e local na cidade de Estrela. Em 2015, propõe sua realização entre 27 de novembro a 28 de dezembro. Serão oferecidos a comunidade local e regional, uma diversificada programação envolvendo alunos, comunidades, professores e artistas. Os artistas locais , regionais e convidados especiais, movimentarão este carrossel de cultura ! Nestes 31 dias do evento, período natalino, toda a região do Vale do Taquari estará em festa. O Natal na Praça, tradicionalmente realizado pela Prefeitura da cidade, ilumina, decora e dá um polimento para o recanto geográfico batizado pela boa guia e luz de uma ESTRELA em movimento... Papai Noel,luzes dançantes, pirotecnias adjacentes...dingo bel !
O palco será na praça central, não havendo cobrança de ingressos.
Programação do evento:
Na íntegra, no começo dos anexos, não os reproduzo aqui, porquê no seu todo... estão as atrações de praxe e são extensas.
Em relação ao desenvolvimento cultural do estado:
Estrela foi fundada em 1856, pelos colonos de origem germânica. Pelo censo de 2010, está com mais de 30.628 habitantes. Reproduziram aqui - Chucrute, Parkchoppfest e Maifest- seus principais eventos. Carinhosamente é chamada de" Princesa do Vale" . Ruas limpas, passeios floridos, praças arborizadas e um zelo especial pelo ajardinamento residencial,são suas características principais. Existem construções modernas... mas o estilo enxaimel é tradicionalmente preservado no interior. Tem o menor índice de analfabetismo do país. O proponente atende hoje 480 pessoas com o objetivo de difundir a música e promover a cultura em todas as idades. O Projeto " Estrelas em Movimento" vem contribuir para o fortalecimento da cultura , através da diversidade cultural e toda a programação terá gratuidade .
Quanto à importância para a sociedade:
O projeto tem como meta apoiar, produzir, valorizar e difundir as manifestações culturais centradas no pluralismo e na sua diversidade cultural.
Objetivos específicos:
Difusão da manifestação cultural regional, estímulo de novos talentos, visibilidade aos alunos vinculados ao Núcleo Cultural Estrelense, sedimentar o projeto nos eventos culturais do calendário de festejos de Estrela e a realização de 15 shows com extensa diversidade de ritmos.
Metas:
3 shows com músicos regionais.
12 shows com músicos locais.
Estimativa de público: mais de 28.000 pessoas.
Glosas:
3.600,00 no ítem 1.1- sonorização.
1.900,00 no ítem 1.2- iluminação
1.700,00 no ítem 1.3- locação de palco
4.000,00 no ítem 1.4- cobertura do pavilhão
1.900,00 no ítem 1.7- seguranças
13.000,00 no ítem 1.8- Show do Kleiton e Kledir
3.000,00 no ítem 1.23- Show dos Serranos
4.000,00 no ítem 1.26- Show da Banda Charles Master
2.000,00 no ítem 1.27- Produtor executivo
.......................
Total: 35.100,00
Assim ficou a planilha:
Receitas Originárias das Prefeituras: 34.550,00
Financiamento LIC RS: 212.897,97
É o relatório.
2. A cidade merece suas "Estrelas em Movimento", ainda que para orbitá-las...tenhamos que propor um ajustamento nesta galáxia ! É do patrimônio emocional e histórico dos imigrantes a importação simbólica dos seus presépios litúrgicos de origem. Sejam na culinária, religiosidade, hábitos e costumes mais caros. Sempre reeditamos nossa" Avalon" em terras lejas, aos poucos vamos reconstruindo-a...nos autotransportamos em matéria, densidade e trânsitos para outros lugares, mas, nossa essência espiritual permanece no seu domicílio de origem.Existem fronteiras geográficas transponíveis...as íntimas, permanecem invictas. Tem sido assim com os búzios africanos, candomblés, confeitarias portuguesas, festas de São Jorge, paejas, Santos dos Últimos Dias, Mecas, tango e o Budismo! É tão verdade, que o nosso gauchismo já lavrou, batizou e registrou o ditado: Mudou-se com mala e cuia! Mas para onde foram? Abriram uma churrascaria em Tóquio ! A cidade merece suas" Estrelas em Movimento"...
3. Em conclusão, o projeto "Estrelas em Movimento" é recomendado para avaliação coletiva por seu mérito, relevância e oportunidade a receber incentivos no valor de até 212.897,97 (duzentos e doze mil, oitocentos e noventa e sete reais e noventa e sete centavos) do Sistema Unificado de Apoio e Fomento a Cultura RS.
Porto Alegre, 08 de setembro de 2015.
Élvio Pereira Vargas
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10 horas do dia 24 de setembro de 2015.
Presentes: 16 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Letícia Maria Lau, Adriana Donato dos Reis, Marco Aurélio Alves, Maria Silveira Marques, Luiz Carlos Sadowski da Silva e Walter Galvani.
Abstenções: Lisete Bertotto Corrêa, Jacqueline Custódio e Neidmar Roger Charão Alves;
Contrários: Vinicius Vieira, Susana Fröhlich e Rafael Pavan dos Passos.
Ausentes no momento da Sessão: Jaime Antônio Cimenti e Antônio Carlos Côrtes.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 30/11/2015 e considerados prioritários.
Dael Luis Prestes Rodrigues
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS