Processo nº 234-11.00/18-0
Parecer nº 088/2018 CEC/RS
O projeto “15ª Polfest Internacional, Festa Típica Polonesa - Parte Cultural - 2018” é recomendado para avaliação coletiva.
1. O projeto 15ª Polfest Internacional, Festa Típica Polonesa - Parte Cultural - 2018, distribuído a este conselheiro em 15.02.2018, dentro das normas legais, foi habilitado pela SEDACTEL no valor de R$ 100.020,00. O produtor cultural é a Sociedade Cultural Guaraniense, que fica localizada no município de Guarani das Missões e tem como CEPC o número 9795000. Ela tem como responsável legal Lucimar Inacio Wastowski, cuja função é a de presidente proponente.
O projeto, que acontecerá de 25 a 27 de maio de 2018, é da área de Tradição e Folclore. Ele acontecerá em Guarani das Missões, no Parque Municipal de Eventos Clemente Vicente Binkowski, na avenida São Miguel, sem número. A equipe principal tem como coordenador geral Lucimar Inácio Wastowski. Angélica Roberta Kulakowski exerce a função de secretária do evento cultural. O contador é Darlei José Perius. Em outros participantes, há a presença do Município de Guarani das Missões (Guarani das Missões Gabine) e o nome do responsável legal é Jerônimo Jaskulski.
Justificativa do projeto:
Guarani das Missões situa-se na região missioneira zona noroeste do estado e faz parte da rota turística das Missões. A sua colonização foi iniciada em 1891, com o nome de Núcleo Comandaí. Com cerca de 2.000 lotes rurais, aportaram ali colonizadores suecos e, depois, em maior número, poloneses. Junto com os nativos, vieram italianos, alemães, russos, portugueses, tchecoslovacos, austríacos, espanhóis e ucranianos.
O município foi emancipado em 31 de janeiro de 1959. A população do município é de 8.115 habitantes. A base econômica da comunidade é o setor primário, sendo cultivados como principais produtos a soja, o milho, o trigo, a linhaça o girassol e a canola. Vale ressaltar que o município foi o pioneiro da cultura da soja, introduzida no Brasil pelo cientista polonês Ceslau Mário Biezanko com a distribuição da semente oleaginosa aos alunos da então Escola Agronômica de Guarani. A área industrial de Guarani das Missões conta com indústria de óleos vegetais, curtumes de couro, fábrica de calçados, esquadrias de ferro e madeira, resfriadores de leite e tanques de caixa d'água, além de ter reconhecimento internacional na produção do Globo da Morte, utilizado atividades circenses. Por lei municipal de novembro de 2009, Guarani foi considerada a Capital Polonesa dos Gaúchos. Por isso, o grande evento que ocorre todos os anos na cidade, ou seja a Polfest - Festa Típica Polonesa, solicita recursos de financiamento ao Pró-cultura-Lic. É uma festa com realização de apresentações de danças folclóricas, artesanato típico, gastronomia, resgates históricos, religiosidade, corais e conjuntos musicais onde todos os descendentes das diversas etnias formadoras do município participam. Guarani das Missões se destaca através da arquitetura da casa polonesa. A sociedade mantenedora é a Sociedade Cultural Guaraniense, onde se desenvolve as danças folclóricas, o estudo da língua polonesa e as oficinas de artesanato típico. Ela é o núcleo do grupo folclórico polonês Águia Branca. Além disso, mantém laços culturais com comunidades polonesas na Argentina, principalmente na cidade de Oberá. Destaque-se que os eventos da Polfest são inteiramente gratuitos, contemplando perfeita acessibilidade, com espaço para cadeirantes distribuídos em diversos locais com perfeita visibilidade. Assim, as condições de acessibilidade são preenchidas, bem como as de sustentabilidade. O PPCI (programa de prevenção contra incêndios) estará na sua inauguração com sua viabilidade aprovada.
Objetivos e metas do projeto:
Objetivos gerais:
Realizar em Guarani das Missões, conhecida e reconhecida como a Capital Polonesa dos Gaúchos, a 15ª Polfest Internacional - Festa Típica Polonesa- Parte Cultural - 2018, nos dias 25, 26 e 27 de maio, junto ao parque Municipal de Eventos Clemente Vicente Binkowski, evento este que visa manter e difundir os hábitos e costumes e tradições polonesas através da cultura, música, gastronomia, religiosidade, artesanato e folclore, com acesso gratuito a todas as atividades.
Objetivos específicos:
Valorizar os modos de fazer criar e viver dos diferentes grupos étnicos; gerar reflexão; promover o turismo local; valorizar as entidades e artistas locais; incentivar seu aperfeiçoamento; e garantir a descentralização dos recursos da lei de incentivos à cultura - Pró-cultura LIC RS.
Metas e programação:
Os eventos constantes nas metas se realizarão nos três dias da festa.
Serão os seguintes eventos:
Abertura oficial em 25/05/2018:
- realização do cerimonial do Quebra gelo;
- realização do cerimonial do Ognisko;
- realização do 6 ° Encontro de Bandeonistas e Violinistas com a premiação.
Dia 26/06/2018
- apresentação de danças folclóricas com o Grupo Folclóricos
Polonês Águia Branca;
- apresentação de tranças tradicionais com a Invernada artística do CTG Guerreiro das Missões;
- apresentação de danças folclóricas com o grupo de Danças Alemãs Frohlichkiet;
-Apresentação de danças folclóricas com o grupo de balé Nasza Mala Polksa;Da coletividade polaca Oberá;
- Apresentação de danças folclóricas do grupo folclóricos polonês Karolinka;
-Apresentação de danças folclóricas com o grupo de danças Svenka Danser;
-Apresentação de danças folclóricas com o ballet ucraniano Kalena de Oberá (Misiones, Argentina);
-Apresentação do coral karolinka;
- Encenação de um casamento típico polonês nos ritos e costumes do passado;
- Show de música polonesa com a banda Coração Nativo Polscy;
Dia 27/05/2018
-Apresentação de danças folclóricas com o Grupo Folclóricos Karolinka;
-Apresentação de danças folclóricas com o balé Nasza Mala Polska ;
Apresentação de danças folclóricas com o balé ucraniano Kalena;
- apresentação de danças folclóricas com o grupo folclórico italiano Amore;
- Apresentação de danças folclóricas com o Rancho Folclórico e Etnográfico Alma Lusa;
Encerramento: apresentação do Grupo Folclóricos Polonês Águia. Branca.
Fim dos festejos.
É o relatório
2. O relatório está corretamente formatado e explica com detalhes todas as etapas do festival. De igual maneira, faz um apanhado da economia do município de Guarani das Missões. Retrata a sua diversidade étnica constituída, na maioria, por poloneses, suecos, italianos, portugueses e a comunidade missioneira ali existente.
O aporte migratório para o município ocorreu numa época em que a imigração já tinha ocorrido no nosso estado. Então, Guarani das Missões teve uma imigração tardia. Esta imigração ocorreu no final do século 19.
Deve-se destacar a coerência do projeto ora analisado. É um festival folclórico que se enquadra perfeitamente na classificação Tradição e Folclore. Não foi esquecida a maioria da formação étnica da localidade, pois outras etnias foram contempladas na programação como as danças suecas, ucranianas e as tradições gaúchas.
Este Conselheiro, examinando a planilha de custos, considerou que ela apresenta valores razoáveis, não necessitando, por isso, fazer glosa alguma.
3. Em conclusão, o projeto “15ª Polfest Internacional, Festa Típica Polonesa - Parte Cultural – 2018” é recomendado para a avaliação coletiva devido ao seu mérito, relevância e oportunidade, podendo captar a quantia de R$ 100.020,00 (cem mil e vinte reais) do Sistema Unificado Pró-cultura LIC/RS.
Porto Alegre, 12 de março de 2018, ano do cinquentenário do Conselho Estadual de Cultura.
Claudio Trarbach
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 12 de março de 2018.
Presentes: 18 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Ivo Benfatto, Paula Simon Ribeiro, José Mariano Bersch, Élvio Pereira Vargas, Antônio Carlos Côrtes, Erika Hanssen Madaleno, Paulo Cesar Campos de Campos, Dael Luis Prestes Rodrigues, Gilberto Herschdorfer, Maria Silveira Marques, Rafael Pavan dos Passos, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Marlise Nedel Machado, Luciano Fernandes, Dalila Adriana da Costa Lopes e Walter Galvani.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 16/03/2018 e considerados prioritários.
Marco Aurélio Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS