O projeto “ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA – CONCERTOS 2016” é recomendado para a avaliação coletiva.
1. Assinalando praticamente cada mês do ano de 2016, com um concerto gratuito da Orquestra de Câmara da ULBRA, é o programa de irrigação cultural a que se propõe aquela entidade, através do “PRÓ-CULTURA RS”. E que, na certa, deixará uma valiosa contribuição assinalada na área da música erudita e uma presença digna de se ver repetida em anos posteriores.
Consagrado pelo público e pela crítica, desde 2001, esse tipo de projeto, incluído como “Temporada de Concertos”, tem grande repercussão junto à comunidade rio-grandense, sendo seu conceito básico a divulgação, a difusão e valorização da música erudita.
A Orquestra de Câmara da ULBRA é integrada por músicos de alto nível técnico e tem como sua principal meta manter a excelência da execução e consequente acabamento musical. Nesse ano de 2016 está comemorando seus 20 anos de existência em que realiza concertos gratuitos ou a preços populares, alcançando públicos em média de 29.000 pessoas por ano.
Mas, além da democratização do acesso à Cultura, pensa na geração de empregos e renda, abrindo mais as portas de acesso do público à musica erudita e franqueando a aproximação com diferentes classes sociais, idades e níveis culturais, atraindo trabalhadores e jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social.
Para tanto a Orquestra de Câmara da ULBRA quer a aproximação com a LIC, para que possa transformar esses ideais em práticas de ação.
É o relatório.
2. Culturalmente, porém, o programa não tem feito concessões e ano após ano se caracteriza pela qualidade de suas atrações musicais. Mês a mês, a entidade mantém o nível do que apresenta e um rígido sistema de promoção e divulgação. A direção é do maestro Tiago Flores e o programa de divulgação obedece rigorosamente à qualidade e o renome dos artistas apresentados.
Toda a atividade está amparada pelo correto uso da LIC e as atividades da orquestra se enquadram num programa coordenado pela Associação dos Amigos da Orquestra de Câmara da UBRA, com ajuda da produção de Maria Margareth Heineck e do próprio maestro Tiago Flores, com mais o apoio de Wolff Produções Artísticas Ltda. – o que torna possível manter a qualidade e a técnica em alto nível.
3. Em conclusão, o projeto “Orquestra de Câmara da ULBRA - Concertos 2016” é recomendado para a avaliação coletiva, em razão do seu mérito, relevância e oportunidade, podendo receber incentivos até o valor de R$ 371.980,00 (trezentos e setenta e um mil e novecentos e oitenta reais) do Sistema Unificado de Apoio e Fomento de Atividades Culturais – Pró Cultura RS.
Porto Alegre, 18 de abril de 2016.
Walter Galvani da Silveira
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 23 de maio de 2016.
Presentes: 17 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Leticia Maria Lau, Aldo Gonçalves Cardoso Junior, Ruben Francisco Oliveira, Élvio Pereira Vargas, Antônio Carlos Côrtes, Marco Aurélio Alves, Lisete Bertotto Corrêa, Maria Silveira Marques, Rafael Pavan dos Passos, Neidmar Roger Charão Alves, Jacqueline Custódio, Vinicius Vieira e Susana Fröhlich.
Abstenções: Adriana Donato dos Reis.
Impedimentos: Luiz Carlos Sadowski da Silva.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária dos dias 31/05/2016, 17/06/2016, 22/06/2016 e 14/07/2016 e considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Dael Luis Prestes Rodrigues
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS