O projeto “CIRCULAÇÃO TERESINHAS 2016” é recomendado para a avaliação coletiva.
1. O projeto passou pela análise técnica do sistema Pró-Cultura e foi habilitado integralmente pela Secretaria, tendo sido encaminhado a este Conselho em conformidade com os termos da legislação em vigor, para análise e emissão de parecer. Quem encaminhou o projeto que leva o titulo de Circulação Teresinhas 2016 foi a Produtora Cultural Meme Centro Experimental do Movimento LTDA, cujo responsável legal é o Senhor Paulo André Machado Guimarães do município de Porto Alegre, que no projeto está na função de Coordenação geral, diretor artístico, coreógrafo e ministrante do workshop; e submete o projeto na área de artes cênicas: dança. Liége Donida Biasotto está no projeto na função de Produtora Executiva; Fernanda Stein, Ângela Coelho, Maria Nury Barbosa de Salazar, Lisiane Selaimen Heemann, Júlia Trevisan, Thaís Helena de Freitas e Gabriela Rutkoski da Rosa estão no projeto na função de bailarina. Tiago Klein Rinaldi está no projeto na função de músico e trilha sonora ao vivo. Sergio Cavalheiro Vasconcelos (CRC: 35495) está no projeto na função de contador. O Evento não é vinculado à data fixa.
O Projeto objetiva: realizar uma nova circulação do espetáculo de dança Teresinhas, do Grupo MEME de Pesquisa do Movimento, por oito cidades do Brasil. Como lançamento da turnê, será realizada uma apresentação gratuita na cidade sede do grupo, Porto Alegre.
As metas do Projeto preveem:
- 21 apresentações do espetáculo em 11 cidades do país contemplando todas as regiões: Belém – PA (Norte), Fortaleza - CE e Salvador - BA (Nordeste), Belo Horizonte - MG e Campinas-SP (Sudeste), Goiânia – GO e Brasília – DF (Centro – Oeste) e Londrina – PR (Sul). Buscando incentivar o intercâmbio das produções latino-americanas. O espetáculo passará também por Buenos Aires e Montevidéu;
- 10 Workshops de dança contemporânea;
- 6300 pessoas no público presente nas apresentações;
- 200 pessoas presentes nos Workshops.
Para sua completa realização, os custos do projeto somam a quantia de R$ 348.950,00 (trezentos e quarenta e oito mil, com novecentos e cinquenta reais). Valor que será solicitado integralmente ao sistema LIC (Lei de Incentivos a Cultura).
É o relatório.
2. O projeto está bem elaborado e sua metodologia adequada para cumprir seus objetivos. Os anexos do projeto trazem as cartas de anuência e currículo do grupo. Histórico, clipagem e release do espetáculo. Conteúdo programático, currículo do ministrante e carga horária do workshop Histórias do Corpo. Proponente e grupo têm bastante experiência em pesquisa de movimento e circulação de espetáculos.
O projeto busca dar continuidade à circulação do espetáculo Teresinhas (iniciada em 2015 com o patrocínio dos Correios e do Programa O Boticário na Dança), do Grupo MEME de Pesquisa e Movimento, por oito cidades inéditas de todas as regiões do Brasil. O espetáculo de dança, montado em 2008, realizou diversas temporadas em Porto Alegre e circulou por diferentes cidades do interior do estado do Rio Grande do Sul. Em 2015, através da Lei Rouanet e LIC-RS, circulou por 10 capitais do Brasil. O Grupo pretende circular com o espetáculo por outras cidades, estados e países, fomentando assim a difusão e circulação de bens culturais produzidos no Rio Grande do Sul; a formação de plateias e o intercâmbio e qualificação profissional em diferentes partes da América latina. O espetáculo já circulou pelas cidades de Rio Grande, Novo Hamburgo, Dom Pedrito e Caxias do Sul. Em 2012, foi contemplado com o Prêmio PROCULTURA - FAC de apoio à difusão e circulação, onde o grupo realizou, durante o ano de 2013, apresentações nas cidades de Rio Pardo, São Leopoldo, Passo Fundo, Rio Grande e Alegrete. Em 2009, participou do 5º Festival Palco Giratório SESC, e em 2012 do Festival Dança Alegre em Alegrete. Em 2015, realizou sua primeira circulação nacional, passando pelas cidades de Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Curitiba (PR), Porto Velho (RO), Manaus (AM), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Vitória (ES).
O Espetáculo Teresinhas foi montado no ano de 2008, buscando inspiração no texto de Vinícius de Moraes poucos. Em Teresinhas, vê-se a trajetória de uma mesma mulher em diferentes etapas de sua vida. Em cena, sete bailarinas entre 30 e 70 anos, interpretam a personagem principal, oferecendo ao espectador uma reflexão sobre a mulher e suas escolhas. Através do testemunho de sua mãe, Teresinha Machado Guimarães, o diretor e coreógrafo Paulo Guimarães leva ao palco diferentes faces de uma mesma mulher. No papel da filha, da mãe, da companheira e amiga, a protagonista se mostra como quem abre um antigo baú, despindo-se aos poucos para o espectador. O espetáculo recebeu indicações ao Prêmio Açorianos de Dança – melhor figurino e melhor trilha sonora. A música Linha, composta por Tiago Rinaldi para o espetáculo foi vencedora do 11º Festival de Música de Porto Alegre, e também recebeu o prêmio de melhor letra.
O espetáculo atingiu a maturidade e a excelência que o habilita a percorrer outras cidades no Brasil e em países do MERCOSUL projetando as artes cênicas do Rio Grande principalmente a dança. Trocando experiências com artistas locais e proporcionando um crescimento para todos os envolvidos no workshop. Como diz Mahatma Gandhi: Não existe felicidade. A felicidade é o caminho. Uma estrada que este grupo deseja percorrer dando o melhor de si mostrando sua linguagem que pesquisa com tanta dedicação: seu movimento, sua dança.
O projeto dialoga com meta 24 do Plano Nacional de Cultura que é ter em cada região do Brasil mais cidades que produzam ou recebam espetáculos artísticos. Dialoga também com a meta 25 que é de ter aumento nas atividades de difusão cultural em intercambio nacional e internacional.
Por sugestão do pleno do Conselho Estadual de Cultura o item 1.30 da planilha de custo deverá ser comprovado com a assinatura das bailarinas integrantes do evento.
3. Em conclusão, o projeto “Circulação Teresinhas 2016”, é recomendado para avaliação coletiva, em razão do seu mérito, relevância e oportunidade, podendo receber incentivos até o valor de R$ 348.950,00 (trezentos e quarenta e oito mil, novecentos e cinquenta reais) do Sistema Unificado de Apoio e Fomento as Atividades Culturais – Pró Cultura RS.
Porto Alegre, 28 de janeiro de 2016.
Lisete Bertotto Corrêa
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10 horas do dia 19 de fevereiro de 2016.
Presentes: 15 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Leticia Maria Lau, Aldo Gonçalves Cardoso Junior, Ruben Francisco Oliveira, Adriana Donato dos Reis, Marco Aurélio Alves, Rafael Pavan dos Passos, Vinicius Vieira, Susana Fröhlich e Walter Galvani.
Não Acompanharam o Relator os Conselheiros: Antônio Carlos Côrtes e Luiz Carlos Sadowski da Silva.
Ausentes no Momento da Votação: Jacqueline Custódio e Neidmar Roger Charão Alves.
Dael Luis Prestes Rodrigues
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS