O projeto “FEIRA DO LIVRO DE CANOAS – 32ª EDIÇÃO - 2016” é recomendado para a avaliação coletiva.
Produtor Cultural: Adriana Mentz Martins- AM Produções
Período de Realização: 25.06.2016 a 09.07.2016
Área do Projeto: Literatura
Contador: Leonardo Melleu Duarte
1. O Projeto- No ano de 2016, a FEIRA DO LIVRO DE CANOAS, completará trinta e dois no seu ciclo de atividades. De 25 de junho até 09 de julho do mesmo ano... na Praça da Bandeira e no Calçadão da cidade de Canoas- livros, escritores nacionais e internacionais, palestras, saraus, lançamentos e todo o tipo de acontecimentos ligados ao meio literário estarão no dia a dia da cidade. Cinema, quadrinhos, animação, teatro e dança, integrarão o cenário cultural. Em 15 dias... 30.000 pessoas passarão diariamente por seus estandes de milagres e letras.
Em relação ao desenvolvimento cultural do estado e importância para a sociedade:
A primeira feira aconteceu em 1982, parou e recomeçou em 1986. De lá para cá nunca mais interrompeu o evento. Em 2009, foi instituído o Plano Municipal de Livro, Leitura e Literatura. No auditório da feira com 250 lugares, haverá encontro, palestras e debates com escritores. No Espaço Infantil SESC, com 100 acomodações, será destinado a contação de histórias e teatros infantis. No Café Literário, com 70 lugares, saraus, lançamentos e sessões de autógrafos, têm suas reservas garantidas no catálogo. Casa do Poeta, Associação Canoense de Escritores, Secretaria Municipal da Cultura, Centro Cultural SESI e o Instituto Estadual do Livro estarão presentes na Praça da Bandeira.
A FEIRA, terá atividade nos três turnos. Manhã, tarde e noite, contemplando estudantes e demais interessados. Atrações culturais e distribuição de materiais, serão distribuídos nos bairros durante a quinzena que antecede a feira. O ônibus- LINHA DA LEITURA- rodará pelos bairros com ARTE DA FEIRA! A Feira do Livro de Canoas, faz parte do Circuito Nacional de Feiras da Fundação Biblioteca Nacional do MINC desde 2011 e vem se aprimorando ano a ano. É a SEGUNDA MAIOR FEIRA DO ESTADO! Fará parte desta: Encontro do Fome de Ler, Terceiro Festival de Trailers, Concurso Literário com a participação da Unilasalle , Encontro dos Pontos de Cultura de Canoas, Encontro do Proler e Mediadores de Leitura, Fórum de Bibliotecas Públicas. Palestra: Políticas Públicas para o Patrimônio Cultural do Brasil e VII Encontro de CASAS DE POETAS DO BRASIL. No projeto consta acessibilidade para deficientes físicos e visuais, respeitando toda a legislação prevista. Banheiro para cadeirantes, rampas de acesso com total comodidade, facilitando a locomoção. Presença de tradutor de LIBRAS, programação em BRAILE, o que conota total preocupação com a inclusão e o soberano trânsito da cidadania. Na FEIRA DO ANO DE 2016, haverá um XERIFE, homenageando- Os 400 anos da morte de CERVANTES- O Pai do Romance Moderno.
Objetivos gerais e específicos:
Ampliar a popularização do livro... quanti e qualitativamente, descentralizando livro e literatura ! Democratizando-os. Estabelecer parcerias com governos, editoras, distribuidoras, entidades educacionais, culturais, sociais e de classes. Oferecer diversidade cultural ampla e gratuita. Promover ações integrando escola, escrita, leitura e literatura. Capacitar professores, bibliotecários e pais. Fomentar encontro com autores nacionais, internacionais, levando-os ao encontro dos alunos e corpo docente das escolas, através das leituras de suas obras. Propiciar a inclusão social.
METAS:
30.000 pessoas pra uma estimativa de trânsito diário
450.000 pessoas para um público que percorrerá a feira durante os seus quinze dias de funcionamento
40 bancas de expositores livreiros
53 viagens do ÔNIBUS – LINHA DE LEITURA.
3.000 Bônus Livro no valor de 20,00 reais cada.
Assim ficou a planilha:
Receitas Originárias das Prefeituras: 88.444,40 –
Receitas Originárias do MINC Nro : 314.060,40 -
Financiamento LIC- RS : 191,356,54 –
Total: 593.861,34 -
Maiores detalhes nos anexos do projeto.
É o relatório.
2. - E se o serralheiro e mecânico... especializado em conserto de radiadores, narrador, ensaísta e primeiro escritor da língua portuguesa a ser nobelizado- JOSÉ SARAMAGO- tivesse nascido em Canoas ? –
Entre tantos JOSÉS e outros tantos PESSOAS... Marcineiros, eletricistas, comerciantes, alfaiates, costureiras, atrizes, professoras, advogados, médicos, dentistas, jornalistas e mais uma variada e obreira gama de homens e mulheres que deixam as pálidas luzes de sua cidade... para fazerem suas vidas na metrópole, em busca das prometidas e árduas construções de suas humanidades . São os matinais beduínos da estrada de ferro e estressadas gentes do crepúsculo, voltando para suas casas. O título da obra “Jangada de Pedra” de José Saramago, tem muito a ver com Canoas- na sua visceral artéria que esquarteja a cidade com seus músculos de cimento, pedra e monóxido de carbono – mutilações da engenharia e logística que a dilaceram. Tudo é bairro, centro e margem. Tudo é centro, margem e bairro. O avião de Saint-Exupéry... perdido no mar, pode ser aquele ali, congelado na praça. Em nossa carta de navegação cultural, está registrada a programação, para que estas CANOAS, viajem cheia de livros e toda a sorte de atrações pela odisseia da leitura!
3. Em conclusão, o projeto “Feira do Livro de Canoas - 32ª Edição- 2016” é aprovado por reconhecimento do seu mérito, relevância e oportunidade, estando apto a receber incentivos até o valor de máximo de R$ 191.356,54 (cento e noventa e um mil, trezentos e cinquenta e seis reais e cinquenta e quatro centavos) do Sistema Unificado de Apoio e Fomento à Cultura Pró–Cultura RS.
Porto Alegre, 08 de dezembro de 2015.
Élvio Pereira Vargas
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 14 horas do dia 08 de dezembro de 2015.
Presentes: 17 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Aldo Gonçalves Cardoso Junior, Adriana Donato dos Reis, Antônio Carlos Côrtes, Fabricio de Albuquerque Sortica, Alessandra Carvalho da Motta, Marco Aurélio Alves, Lisete Bertotto Corrêa, Maria Silveira Marques, Rafael Pavan dos Passos, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Neidmar Roger Charão Alves, Jacqueline Custódio, Vinicius Vieira, Susana Fröhlich e Walter Galvani.
Dael Luis Prestes Rodrigues
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS