O projeto “DINGO BELLS - MARAVILHAS DA VIDA MODERNA” é recomendado para a avaliação coletiva.
1. O projeto, evento não vinculado à data fixa, foi encaminhado a esta conselheira no dia 18/12/2015, tendo sido diligenciado no dia 01/03/216 com resposta no dia 26/03/2016. É da área: Música - Eventos. Prevê a realização de shows (gratuitos) de lançamento do primeiro álbum da banda Dingo Bells, em oito cidades do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, Rio Grande, Passo Fundo, Ijuí, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul e Produção de nova tiragem do CD, no ano de 2016. O Proponente é FABIANO BONELLA CUNHA.
O valor total do projeto é R$ 359.076,79. O proponente está solicitando 100% do valor de apoio da LIC justificando que este projeto de lançamento do Álbum bem como produção de nova tiragem do disco não possui, no momento, potencial comercial para ser viabilizado através de patrocínio direto (sem leis de incentivo), portanto a LIC é imprescindível para sua realização. Desta forma todos os shows de lançamento e workshops serão gratuitos e abertos ao público.
Lançado em abril de 2015, o primeiro álbum da Dingo Bells “Maravilhas da Vida Moderna” segundo o proponente, teve ótima repercussão junto à crítica especializada em âmbito nacional (o disco foi indicado ao Prêmio Açorianos 2014/2015 na categoria “Compositor”). Foi elogiado na Revista Rolling Stone, Folha de S. Paulo, Zero Hora, O Globo, Correio da Bahia, Hoje em Dia e O Estado de São Paulo. Os shows serão realizados em: PORTO ALEGRE - Theatro São Pedro; SANTA MARIA – Theatro 13 de Maio; PASSO FUNDO - SESC Passo Fundo; IJUÍ - Salão de Atos Unijuí; CAXIAS DO SUL - Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima; SANTA CRUZ DO SUL - Anfiteatro UNISC; PELOTAS - Fábrica Cultural; RIO GRANDE - Teatro Municipal. Em cada cidade haverá a participação de uma banda local para fazer a abertura do show da Dingo Bells.
É o relatório.
2. O projeto contém informações suficientes. Apresenta currículos, cartas de anuências e conteúdo programático em anexo.
O proponente informa que nos shows de abertura serão 8 bandas locais convidadas, e além das atrações musicais o projeto prevê a realização de 8 workshops gratuitos sobre o processo de composição de canções, que será ministrado pelos membros da banda Dingo Bells, Diogo Brochmann, Felipe Kautz e Rodrigo Fischmann, em parceria com Fabricio Gambogi (arranjador de sopros do disco e Mestre pela UFRGS em Composição) e com Julio Rizzo (Trombonista da OSPA). A duração é de aproximadamente 90 minutos. E ainda, a produção de uma nova tiragem do disco CD 1000. A estimativa de público nos shows é de 3.200 pessoas.
Os espaços onde serão realizados os shows contemplam acessibilidade a pessoas idosas e portadoras de deficiência. Além disso, a produção do projeto disponibilizará uma pessoa para auxiliar e garantir o acesso desses públicos aos locais.
Em relação à democratização de acesso, o proponente informa que o evento é gratuito e incentiva a participação da população local através de convites as lideranças comunitárias, escolares e poder público municipal, por esses motivos não haverá comercialização de ingressos. Com relação a distribuição dos CDs, prevê a doação de 100 cópias para SEDAC, 40 unidades distribuição gratuita para integrantes das bandas convidadas em cada cidade; 160 unidades distribuição gratuita para os vinte primeiros inscritos nos workshops em cada cidade; 200 unidades, para ações promocionais/divulgação (distribuição gratuita para parceiros, jornalistas, rádios, revistas especializadas etc.): 200 unidades para vendas no site da banda e nos demais shows (preço: 30,00); 200 unidades, previsão de venda para os públicos dos 08 shows previstos neste projeto (preço promocional: 20,00).
O plano básico de divulgação contará com distribuição de material gráfico; criação de spot e VT (FM Cultura e TVE); (youtube, site da banda e facebook); assessoria de imprensa; entrevistas em rádio e TV; publicação de anúncios em jornais. 3.200 programas (livretos) para públicos dos shows; banners; cartazes; 10.000 flyers; 01 anúncio no Diário Popular de Pelotas; 01 anúncio no Jornal Pioneiro; 01 anúncio no Diário de Santa Maria; 02 anúncios na Zero Hora - 2º Caderno. Com relação ao material de divulgação, o proponente deverá cumprir o determinado pelos Artigos 30 e 31 da I.N nº 01/SEDAC/2014. O evento apresenta repercussão local e regional.
NOTA: Ressaltamos que a análise técnica deteve-se nas informações disponibilizadas no projeto, sendo estas de inteira responsabilidade do proponente.
3. Em conclusão, o projeto “Dingo Bells - Maravilhas da Vida Moderna”, é recomendado para avaliação coletiva, em razão do seu mérito, relevância e oportunidade, podendo receber incentivos até o valor de R$ 359.076,79 (trezentos e cinquenta e nove mil, setenta e seis reais e setenta e nove centavos) do Sistema Unificado de Apoio e Fomento as Atividades Culturais – Pró Cultura RS.
Porto Alegre, 18 de abril de 2016.
Adriana Donato dos Reis
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10 horas do dia 05 de maio de 2016.
Presentes: 18 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Aldo Gonçalves Cardoso Junior, Ruben Francisco Oliveira, Élvio Pereira Vargas, Antônio Carlos Côrtes, Alessandra Carvalho da Motta, Marco Aurélio Alves, Lisete Bertotto Corrêa, Maria Silveira Marques, Rafael Pavan dos Passos, Neidmar Roger Charão Alves, Jacqueline Custódio, Vinicius Vieira, Susana Fröhlich e Walter Galvani.
Não Acompanharam o Relator os Conselheiros: Luiz Carlos Sadowski da Silva.
Abstenções: Bibiana Mandagará Ribeiro.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária dos dias 31/05/2016, 17/06/2016, 22/06/2016 e 14/07/2016 e considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Dael Luis Prestes Rodrigues
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS