O projeto “DANÇA SETE – PRIMEIRA EDIÇÃO - 2016” é recomendado para a avaliação coletiva.
Produtor: Gilnei Fernando Keiber ( Gaia Cultura e Arte )
Período de realização: 07.04.2016 a 14.04.2016
Área do Projeto: Artes Cênicas-Dança
Contador: Con-Sult- Contabilidade e Consultoria S.S. Ltda- ME
1. O Projeto- A cidade de Pelotas sediará entre 07/04 até 14/04/2016 o seu primeiro DANÇA SETE. O evento é um diálogo entre a cidade e a dança... intervindo em apresentações de rua e buscando o intercâmbio provocativo dos olhares artistas para a cidade e os seus habitantes. Uma investigação do espaço público, investindo no reconhecimento e posterior reavaliação deste. Dança ou híbridos... e outras artes!
Grupos independentes que se aproximem e interajam com o grande público, com vistas para a formação de uma plateia. Esta visão coreográfica com lentes de curadoria, lembra-me o poema “O Mapa” de Mario Quintana... através do primeiro terceto de abertura onde ele assim escreve: olho o mapa da cidade, como quem examinasse a anatomia de um corpo ( e nem que fosse o meu corpo) (...). Bibliotheca Pública Pelotense e Centro Histórico de Pelotas, receberão os debates logo após suas apresentações. Obra, artistas e plateia... ficarão conectados em suas explanações, perguntas e curiosidades ! Os workshops serão em duplas de profissionais de diferentes áreas ou estilos. Grupos, companhias e profissionais de todo o Brasil ,totalizarão 16 espetáculos. Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais... estarão representados. Companhias de alto nível estarão presentes, entra elas: Débora Colker e o Carlinhos de Jesus... com suas devidas parcerias, entre outros.
Em relação ao desenvolvimento cultural do estado e importância para a sociedade.
Em 1833... foi inaugurado o Theatro Sete de Setembro. Está entre os mais antigos do Brasil. Deve-se à Sociedade Scenica Theatro Sete de Abril, sua fundação, em 1831, instalado num prédio provisório, até que o atual ficasse pronto. No século XIX, muitas atrações oriundas da Europa, movimentaram seu palco... regadas a lágrimas, lencinhos e risos. Dramas e comédias encenadas no teatro. Cartolas, fraques, bengalas e vestidos longos noirs... glamourizavam seus espaços. Jaime on navi...jaime on ne verra! Jamais se viu... jamais se verá ! Dança é a caligrafia corporal de crenças religiosas e manifestações populares. Proibida na idade média, passou a ser uma regalia das cortes. Luvas eram usadas para isolar o toque entre os nobres quando dançavam. Em muitos filmes épicos algumas cenas exploram muito bem este rito. Enquanto isto... grassavam nas alcovas, promiscuidades que infestaram os reinos e sobrecarregaram as atividades médicas. Com a vergonhosa fuga da família real... atormentada pelo avanço Napoleônico, em 1808, instalando-se no Brasil, foram abertas as temporadas de baile. Todos estes relatos, lembra-me uma famosa frase do pintor surrealista espanhol, Salvador Dali: O melhor tipo de governo é a monarquia. Ninguém rouba... já nascem ricos! Mais tarde, eles reeditam-se nos casarões e saraus de Pelotas. Era o ano de 1930... Surgia ali os primeiros passos de uma DANÇA que aglutinaria técnica, tradição, admiração e respeito! A Escola de Dança- Princesa do Sul- com inúmeros grupos que praticam todos os estilos, entre eles: jazz, hip hop, balé, afro, contemporâneo, tradicionalista, salão, ventre! Esta escola já organizou 9 edições do DANÇA SUL, entre os anos de 1988 até 1997. Nestes, passaram jazz, balé clássico e danças tradicionalistas. Pelotas possui seu capital cultural com justo reconhecimento!
Objetivos:
Valorizar o patrimônio histórico de Pelotas, promovendo um largo intercâmbio com todos os segmentos culturais. Oferecer ARTE de ALTA qualidade, com ampla e democrática gratuidade, em espaços não habituais. Devolver a tradição da Dança e da Arte ao município.
Metas:
6 workshops
16 apresentações de danças
3 mesas de políticas públicas
Estimativa de público de 10.000 pessoas.
MAIORES DETALHES NO ANEXOS DO PROJETO .
É o relatório.
2. Por este” Conselho de Cultura” passam centenas de projetos. É só entrar no site do mesmo. O que mais nos impressiona é a invisibilidade de investimentos em CULTURA para muitas PREFEITURAS e a VISIBILIDADE para outras. As que remam com grandes dificuldades para gerir suas rubricas... de um jeito ou de outro, investem.
- A dança ... acompanha a humanidade desde os seus primórdios tempos de caverna. Possivelmente... nossos ancestrais, já em posse do fogo, ao olhar na pedra os lúdicos movimentos projetados pela luz das labaredas...resolveram imitá-los. Nascia a dança...-
Encerro meu parecer, com um poema do meu primeiro livro “O almanaque das Estações” Edição-IEL- 1993.
Dança
Hoje eu danço
pelos compromissos que tenho
com as estações da vida.
Não essa dança que dançam
os desesperados, danço pelo ritmo
vivo dos meus poemas
num agridoce programa do destino.
Danço também nas companhias
de baile do teu corpo
coreografando seios, coxas e abdômen
e por aí me perco na multidão dos palcos.
Sou este saltimbanco ébrio
pelas ruas enluaradas.
Hoje eu danço sim
e daí !
AVISO IMPORTANTE : Se por ventura, devido as oscilações do tempo... em dia de espetáculo –CHOVER- os organizadores do EVENTO , deverão informar data e local da apresentação que foi prejudicada devido ao mau tempo, impossibilitando sua apresentação.
OBS.: Tem que constar no contrato exigência de suas apresentações em caso de mau tempo no dia do espetáculo.
Sugestão: Nos próximos eventos seria mais enriquecedor que fossem incluídos mais grupos de Pelotas.
GLOSAS:
1.2- Assistentes de Produção Executiva e Coordenadores- 10.000,00
1.4- Coordenação artística- 1.500,00
1.28- Cachê – B. Fuhro Souto- 1.500,00
1.29- Cachê- B. Fuhro Souto – 2.000,00
2.1- Assessoria de Imprensa- Coordenação de Redes Sociais ( face, flicker, youtube, vímeo e afins ) – 2.000,00
Total das glosas: 17.000,00
Assim ficou a planilha:
Receitas originadas da Prefeitura- 0
Receitas Originadas do MINC NRO- 139.850,00
Financiamento LIC RS- 432.900,00
3. Em conclusão, o projeto “Dança Sete- Primeira Edição- 2016” é aprovado por reconhecimento do seu mérito, relevância e oportunidade, estando apto a receber incentivos até o valor de máximo de R$ 432.900,00 (quatrocentos e trinta e dois mil e novecentos reais) do Sistema Unificado de Apoio e Fomento à Cultura Pró–Cultura RS.
Porto Alegre, 11 de janeiro de 2016.
Élvio Pereira Vargas
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10 horas do dia 18 de janeiro de 2015.
Presentes: 13 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Jaime Antônio Cimenti, Aldo Gonçalves Cardoso Junior, Adriana Donato dos Reis, Antônio Carlos Côrtes, Marco Aurélio Alves, Daniela Carvalhal Israel, Maria Silveira Marques, Susana Fröhlich e Walter Galvani.
Abstenção: Luiz Carlos Sadowski da Silva
Ausente no momento da votação: Vinicius Vieira
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 29/02/2016 e considerados prioritários.
Dael Luis Prestes Rodrigues
Conselheiro Presidente do CEC/RS
1.12- Coordenação de mesas públicas- 3.000,00
Total das glosas: 20.000,00
Financiamento LIC RS- 429.900,00
3. Em conclusão, o projeto “Dança Sete- Primeira Edição- 2016” é aprovado por reconhecimento do seu mérito, relevância e oportunidade, estando apto a receber incentivos até o valor de máximo de R$ 429.900,00 (quatrocentos e vinte e nove mil e novecentos reais) do Sistema Unificado de Apoio e Fomento à Cultura Pró–Cultura RS.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS