O projeto “PETER PAN” é recomendado para a avaliação coletiva.
1. O projeto passou pela análise técnica do sistema Pró-Cultura e foi habilitado integralmente pela Secretaria, tendo sido encaminhado a este Conselho em conformidade com os termos da legislação em vigor, para análise e emissão de parecer. Após diligência respondida satisfatoriamente pela proponente, foi feito o seguinte parecer. Quem encaminhou o projeto que leva o titulo de Peter Pan foi a Produtora Cultural Chili Produções Limitadas do município de Santa Maria cuja responsável legal é a Senhora Rosemar Carabajal e que no projeto exerce a função de Produção Executiva e Coordenação Geral.
O projeto foi submetido na área de Artes cênicas: Teatro. A Senhora Camila Borges dos Santos está no projeto na função de produtora do Espetáculo Peter Pan. E a Senhora Vânia Grigoletto, CRC nº 53623 está no projeto na função de contadora.
O Projeto tem como objetivo geral: Produzir o Espetáculo Peter Pan, envolvendo 20 apresentações no Theatro Treze de Maio. E tem como objetivos específicos: incentivar a leitura por meio da arte; promover a formação de platéias; envolver as crianças das escolas da rede pública de ensino em atividades culturais; abranger Santa Maria e região por meio de um agendamento com as escolas; promover Cidadania, inclusão e pertencimento por meio da arte; possibilitar a geração de trabalho e renda para artistas, produtores e fornecedores; realizar atividade de formação, envolvendo a arte e a cultura por meio de uma oficina e abranger crianças da rede pública de ensino de Santa Maria e Região.
As metas do projeto prevêem: realizar 20 apresentações do espetáculo Peter Pan com entrada franca; distribuir 6600 Livretos com a história; realizar 2 (duas) oficinas culturais em 2 (duas) instituições públicas de 4 horas cada uma.
Não há participação de recursos da prefeitura nem do MINC
Para sua completa realização, os custos do projeto somam a quantia de R$ 85.994,00 (Oitenta e cinco mil com novecentos e noventa e quatro mil reais). Valor que será solicitado integralmente ao sistema LIC (Lei de Incentivos a Cultura).
É o relatório.
2. O projeto está bem elaborado e sua metodologia adequada para cumprir os objetivos do projeto. Os anexos do projeto trazem a carta de anuência da 8ª Coordenadoria Regional do Estado assinada pela Professora Iara Druzian apoiando o projeto; carta de anuência da SMED de Santa Maria assinada por sua Superintende Pedagógica Senhora Daniele da Silva Martins e pela Secretária Adjunta da Educação Senhora Carmem Regina Pacheco manifestando seu interesse que as escolas do município participem do Projeto. Os anexos trazem ainda Anuência e currículo do Grupo Sacarrolha, responsável pelas apresentações, roteiro e concepção do espetáculo. Os anexos trazem ainda Carta de anuência do Theatro Treze de Maio confirmando o pré-agendamento nos dias e horários propostos programados pela produtora Chili. E Conteúdo programático das oficinas de arte com uma metodologia que pretende trabalhar desde o texto até a parte final do espetáculo.
O projeto em tela propõe 20 apresentações do espetáculo, as sessões serão de 4 a 6 por mês. Os horários da tarde serão direcionados para as crianças da rede pública de ensino, com entrada franca, por meio de agendamento direto com as escolas. Os horários da noite objetivam envolver as famílias numa atividade cultural com as crianças; uma forma de promover uma atividade prazerosa, diferenciada para unir pais e filhos num momento descontraído e divertido. Além de um programa cultural para a criançada, o projeto prima pela qualidade e pela ligação com a educação por meio do incentivo à leitura, pelo despertar da imaginação e pela aproximação com a arte, contribuindo com a formação integral das crianças. No final de cada apresentação, as crianças recebem um livreto com a história, para levarem para casa. O espetáculo é uma adaptação para teatro do conto homônimo do escritor escocês J.M. Barrie “PETER PAN”, feita por Jader Gutierrez – do Saca Rolhas Teatro e Cia. O Grupo Saca Rolhas é formado por atores locais, a Cia tem outras produções na área infantil que o credenciam este trabalho.
O projeto dialoga com a meta 14 do Plano Nacional de Cultura oferecer atividades de arte e cultura para escolas da rede pública. Dialoga também com a meta nº 22 do plano que é de aumentar o número de municípios brasileiros com grupos em atividade na área de teatro, dança, circo, música, artes visuais, literatura e artesanato.
Saliento a importância de que na abertura de cada espetáculo seja observado o financiamento deste Sistema de Cultura.
3. Em conclusão, o projeto “Peter Pan”, é recomendado para avaliação coletiva, em razão do seu mérito, relevância e oportunidade, podendo receber incentivos até o valor de R$ 85.994,00 (oitenta e cinco mil com novecentos e noventa e quatro reais) do Sistema Unificado de Apoio e Fomento as Atividades Culturais – Pró Cultura RS.
Porto Alegre, 18 de abril de 2016.
Lisete Bertotto Corrêa
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30 do dia 18 de abril de 2016.
Presentes: 16 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Aldo Gonçalves Cardoso Junior, Adriana Donato dos Reis, Élvio Pereira Vargas, Antônio Carlos Côrtes, Marco Aurélio Alves, Bibiana Mandagará Ribeiro, Maria Silveira Marques, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Neidmar Roger Charão Alves, Jacqueline Custódio, Vinicius Vieira e Susana Fröhlich.
Ausentes no Momento da Votaçao: Ruben Francisco Oliveira e Walter Galvani.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 31/05/2016 e considerados prioritários.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS