O projeto “100FORMAS.LOV” é recomendado para a avaliação coletiva.
1. O Projeto “100FORMAS.LOV”, após diligência e análise do SAT, órgão competente da Secretaria de Estado da Cultura, é encaminhado para este Conselho nos termos da legislação em vigor. O proponente é o Produtor e Responsável Legal DIEGO MACHADO, CEPC: 5887, do município de PORTO ALEGRE que também assina a Direção Geral e Coreográfica.
O projeto se enquadra na Área de ARTES CÊNICAS: dança.
O período de realização é de 13 de agosto a 10 de setembro de 2016.
O projeto será realizado em Porto Alegre, Campo Bom, Novo Hamburgo, Gravataí e Canoas, utilizando-se da intervenção coreográfica urbana em locais públicos de grande circulação (praças centrais) das cinco cidades do RS, totalizando 05 intervenções, como pano de fundo a partir da proposta de espetáculo de dança intitulado “100 Formas para o Amor”. Dirigido por Diego Mac e realizado pela Macarenando Dance Concept, as intervenções serão realizadas pelos bailarinos do grupo junto a pessoas da comunidade local.
O proponente informa que o objetivo é levar a linguagem transformadora da dança para locais inusitados das referidas cidades e gerar um impacto transformador e sensibilizante, tanto aos corpos dançantes, quanto ao público que está transitando pelo local. A equipe principal também é composta por Guilherme Malgarizi na Função de Direção Artística e Coreográfica, Aline Karpisnki, Arthur Bonfanti, Daniela Aquino, Daniela Silveira, Denis Gosch, Joana do Amaral, Nilton Gaffree, Renata Teixeira e Juliana Rutkowski na Função de Bailarinos (Elenco) e Sandra Goulart dos Santos na Função Direção de Produção.
O “espetáculo base” que deu origem à criação da intervenção, partiu de uma pesquisa poética desenvolvida durante dezoito meses, que resultou em estreia no Teatro Renascença (Porto Alegre-RS) em novembro de 2014, tendo sido indicado a 09 categorias do Prêmio Açorianos de Dança do mesmo ano, incluindo melhor espetáculo, direção e coreografia. “100 Formas para o Amor” é um espetáculo de dança em que oito bailarinos apresentam diferentes formas de dançar o amor. Os movimentos da dança conhecida como “Macarena” são o ponto de partida coreográfico e trinta músicas marcantes sobre o amor compõem a trilha sonora. A obra foi a primeira produção original do grupo e marcou o trabalho solo do diretor ao “fazer pensar” em novos conceitos, procedimentos, temas e materiais abordados ao longo de sua trajetória artística colecionando movimentos como modo de composição coreográfica.
Vale dizer que o projeto está aprovado no edital de patrocínios do Boticário na Dança, que solicitou sua inscrição na Lei de Incentivo do Estado do RS. Quando inscrito no edital do Boticário, foi solicitado o aporte de R$ 22.000,00 para custos baixos de produção e execução do projeto, conforme a planilha anexa. Visto o montante do total solicitado, o valor final de cada apresentação será de R$ 4.400,00 e destacam-se valores bastante acessíveis para o que segue:
· Direção Geral e Coreográfica - 1 cachê R$ 2.200,00
· Direção Artística e Coreográfica - 1 cachê R$ 2.030,00
· Direção de Produção - 1 cachê R$ 2.040,00
· Elenco (09 bailarinos) - 1 cachê R$ 9.900,00
· Locação de Equipamento de Som - 1 verba R$ 1.000,00
O valor total habilitado pelo SAT é de R$ 22.000,00 e não há receita prevista com a comercialização, pois o projeto acontece em praças públicas.
É o relatório.
2. O grupo Macarenando Dance Concept já figura na cena da dança na capital gaúcha e vem recebendo elogios e prêmios importantes como a indicação ao Destaque em Dança Contemporânea no Prêmio Açorianos de Dança 2015 e 09 indicações ao Prêmio Açorianos de Dança 2014 pelo espetáculo 100 Formas para o Amor em Melhor Espetáculo / Melhor Direção / Melhor Coreografia / Melhor Bailarino / Melhor Bailarina (para duas integrantes do elenco) / Melhor Figurino onde foi vencedor / Melhor Iluminação, também o vencedor e Melhor Trilha Sonora. Seu diretor e coreógrafo Diego Mac é graduado em Dança, Especialista e Mestre em Poéticas Visuais pela UFRGS. Desenvolve pesquisas poético-teóricas entre dança, cultura popular, imagem e tecnologia. Iniciou sua atuação profissional em dança como bailarino na “Cia de Dança Popular do Sul”, no qual recebeu o “Prêmio Açorianos de Dança” como Artista Revelação. Foi criador da “iDance – Revista Digital”. Já recebeu inúmeros prêmios, entre eles: Brasil Em Cena – Ministério da Cultura, Prêmio DOM 2003 como destaque coreográfico, Prêmio Klauss Vianna pela FUNARTE, Bolsa FUNARTE de Estímulo à Criação Artística na categoria Dança (Coreografia), RBS Cultura, Palco Habitasul de Montagem Cênica, Destaque na Dança do Rio Grande do Sul, Bolsa de Pesquisa Décio Freitas/Fumproarte para desenvolver a pesquisa “O Colecionador de Movimentos: carnaval”, além de inúmeras indicações e premiações do Prêmio Açorianos de Dança em Porto Alegre, já citadas anteriormente.
O grupo de dança é considerado como formador de um diferencial na iniciativa que objetiva explorar diferentes possibilidades artísticas para o movimento, valendo-se da dança como principal linguagem criativa. Entre os principais temas e procedimentos pesquisados e praticados estão: o humor na dança, o conceito de pós-produção por meio do uso de matrizes de movimentos já existentes, a temática kitsch que tem um sentido pejorativo e pode ser traduzida por “brega ou cafona” e ainda a aproximação dança-público com a popularização da dança cênica e consequentemente formação de plateia. É objetivo da Macarenando, identificar questões e problemas da humanidade e incorporar poética artística às reflexões sociais, políticas, filosóficas, éticas e estéticas para mudar conceitos, provocar transformações, levantar questionamentos, mobilizar pessoas e compartilhar emoções. A coreografia “Macarena” dá forma às criações, evidenciando o jogo cênico das produções do grupo nos espetáculos “Abobrinhas Recheadas” (dança + humor), “100 Formas para o Amor” (dança + amor) e “A Classe” (dança + terror).
Além das intervenções será ministrada 01 oficina de dança, também gratuita com 08 horas-aula que objetiva compartilhar os procedimentos de criação que deram origem à intervenção coreográfica, possibilitar que procedimentos específicos do campo da dança sejam compartilhados com pessoas de diferentes formações profissionais e esferas sociais, instigar a reflexão sobre as potencialidades da linguagem da dança como produtora de afetos e subjetividades por meio do corpo e dos movimentos. A oficina será voltada para a comunidade em geral de Porto Alegre, com público em idade mínima de 18 anos. A seleção será realizada por meio de ficha de inscrição com dados pessoais e carta de intenção a ser enviada digitalmente pelos interessados conforme divulgação pública a ser realizada.
O proponente informa:
“... a inexistência de anexo referente à autorização junto aos órgãos públicos responsáveis pelos espaços em que serão realizadas as intervenções deve-se ao fato de que é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença, conforme art. 5º, incisos IX e XVI, da Constituição Federal; e que todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente. Ademais, a autorização/informação aos órgãos competentes depende diretamente do dia e hora, dentro da programação do projeto, em que serão realizadas as intervenções – dados estes que somente serão obtidos quando da execução do projeto. Desse modo, em momento oportuno de acordo com metodologia, cronograma e programação do projeto, a realização das intervenções será informada aos órgãos competentes”.
3. Em conclusão, o projeto “100FORMAS.LOV”, devido ao seu mérito cultural, relevância e oportunidade, é recomendado para avaliação coletiva, podendo vir a receber financiamento até o valor de R$ 22.000,00 (vinte e dois mil reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró Cultura – RS.
Porto Alegre, 24 de abril de 2016.
Aldo Gonçalves
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13:30 horas do dia 25 de abril de 2016.
Presentes: 17 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Adriana Donato dos Reis, Élvio Pereira Vargas, Antônio Carlos Côrtes, Marco Aurélio Alves, Bibiana Mandagará Ribeiro, Lisete Bertotto Corrêa, Maria Silveira Marques, Rafael Pavan dos Passos, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Jacqueline Custódio e Susana Fröhlich.
Ausentes no momento da votação: Ruben Francisco Oliveira, Alessandra Carvalho da Motta, Neidmar Roger Charão Alves e Walter Galvani.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 28/04/2016 e considerados prioritários.
Dael Luis Prestes Rodrigues
Conselheiro Presidente do CEC/RS
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