O projeto “FESTIVAL ELO CANTA GARIMPO DE TALENTOS” é recomendado para a avaliação coletiva.
1. O Projeto “FESTIVAL ELO CANTA GARIMPO DE TALENTOS”, após diligências e análise do SAT, órgão competente da Secretaria de Estado da Cultura é encaminhado a este Conselho nos termos da legislação em vigor. O proponente é o Produtor Cultural JULIANO LUIS SOWA CEPC: 5150 do Município: SANTO CRISTO na Função de Gerenciamento do Projeto.
O projeto se enquadra na Área de MÚSICA: eventos.
O período de realização é vinculado à data 16/11/2016 à 18/11/2016.
O FESTIVAL se apresenta como um festival competitivo de interpretação musical de qualquer gênero, tendo como público alvo crianças e jovens estudantes, sendo a Escola de Educação Básica Leopoldo Ost, do Município de Santo Cristo sua promotora. Trata-se de um Festival onde participam alunos de todo município das redes Estadual e Municipal de Ensino, e serão oferecidos 16 prêmios e troféus a todos os participantes, distribuídos em 4 categorias:
*Categoria Infantil para alunos de 1ª à 5ª séries;
*Categoria Infanto-juvenil para alunos de 6ª à 8ª series;
*Categoria Juvenil para alunos do ensino médio;
*Categoria Ex-alunos da Elo para alunos já formados.
O objetivo é estimular e exercitar a participação, despertar o gosto e o incentivo pela música, provocar a desinibição, bem como promover a revelação de novos talentos musicais. O produtor também salienta oportunizar um melhor aproveitamento do processo ensino-aprendizagem aperfeiçoando formas de comunicação e expressão. Também informa que a Escola Leopoldo Ost realiza vários projetos nesta área da música, através de “Oficinas de Violão”, o “Elo Canta” e “Coral Som do Coração”.
A participação dos estudantes terá um incentivo especial, mas também estará aberto a estudantes que foram vencedores das edições anteriores e que já não frequentam mais a Escola.
O Projeto se preocupa com a valorização das crianças e jovens em seus aspectos de formação, de desenvolvimento cognitivo e pedagógico, que muito contribuem para as mudanças sociais.
Como metas e objetivos específicos destacam-se:
· O estímulo à participação das crianças, jovens e adultos a se engajarem com atividades que preservem a música nas escolas;
· Despertar e cultivar o interesse pela música através do encontro de pessoas e segmentos voltados para o mesmo ideal, ou seja, valorizar a música em todos seus estilos;
· Promover um evento capaz de resgatar e manter valores artístico-culturais necessários ao desenvolvimento dos estudantes;
· Proporcionar ao público local e visitante um espetáculo cujos protagonistas são os próprios filhos e estudantes, com momentos lúdicos de lazer, arte, cultura e entretenimento;
· Premir os vencedores;
· Atrair a participação das escolas do Município.
O proponente destaca que a Direção da Escola ELO, Professores, Círculo de Pais e Mestres e Grêmio Estudantil planejaram em conjunto a realização do projeto, sua composição, modalidades, bem como toda a organização do evento. Também informa que está composta uma comissão central e subcomissões com a incumbência de organizar os trabalhos subsequentes e preparatórios.
A equipe principal também é composta por Mônica Cristina Soares na Função: Coordenador de Divulgação e Marketing, Francisco Engel e Cia Ltda – ME na Função: Captador de Recursos, Eletrotec Comercio e Serviços na Função: Coordenador Geral, Antônio Inácio Weber na Função: Diretor Artístico Cultural, Julci Luis Nochang na Função: Assistente de Produção e Nerci Luiz Schreiner na Função: Secretário, juntamente com a Escola Estadual de Educação Basica Leopoldo Ost como realizadora do Projeto juntamente com o Proponente.
O valor total é de R$ 58.077,00 integralmente solicitados ao sistema LIC-RS, e não há receita prevista com comercialização, pois o evento será realizado no Ginásio Municipal de Esportes da Escola citada e com entrada gratuita.
É o relatório.
2. A programação está detalhada no quadro de atividades na metodologia. São apresentadas as cartas de anuência, fichas de inscrição, regulamento e previsão dos devidos pagamentos de serviços.
O proponente informa, conforme regulamento:
*Parágrafo 10° - Todos os concorrentes inscritos passarão por uma triagem seletiva a partir das 14h da quinta – feira (17/11) e se estenderá até as 23h. Na Sexta – Feira (dia do Evento) será das 8h até as 12h. As 14h será divulgada a lista dos classificados para a noite do festival.
Também haverá a participação da banda de base que acompanhará os concorrentes aprovados, sendo escolhida para esta finalidade a Banda Indexão de Chapéco – SC que apresenta carta de anuência e currículo.
Como retorno de interesse público o Professor da ELO, Antônio Inácio Weber será responsável pela coordenação da palestra aberta a direção, alunos e professores da Escola com a temática “A importância da Música na Escola” sem recebimento de cachê, como prática para estimular os alunos ao gosto pela atividade musical.
Como relator, indico que este é um projeto de grande envolvimento e conteúdo para a comunidade estudantil!
3. Em conclusão, o projeto “Festival Elo Canta Garimpo de Talentos”, devido ao seu mérito cultural, relevância e oportunidade, é recomendado para avaliação coletiva, podendo vir a receber financiamento até o valor de R$ 58.077,00 (cinquenta e oito mil e setenta e sete reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró Cultura – RS.
Porto Alegre, 14 de junho de 2016.
Aldo Gonçalves
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13:30 horas do dia 20 de junho de 2016.
Presentes: 16 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Jaime Antônio Cimenti, Letícia Maria Lau, Adriana Donato dos Reis, Élvio Pereira Vargas, Antônio Carlos Côrtes, Valéria Tovar Verba, Marco Aurélio Alves, Lisete Bertotto Corrêa, Maria Silveira Marques, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Jacqueline Custódio, Vinicius Vieira, Susana Fröhlich e Walter Galvani.
Dael Luis Prestes Rodrigues
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS